Como a casa ou banho vai ser equipada, será necessária a instalação de salamandra ou caldeira. Essa obra envolve a construção de uma chaminé e, portanto, pode surgir a dúvida: como fechar o cano do telhado para que a água não penetre pelas frestas?
Para não ter que refazer todo o trabalho depois, você precisa conhecer com antecedência algumas regras simples relacionadas à instalação do forno:
- Mesmo que a instalação do fogão não seja planejada imediatamente durante a construção da casa, mas em algum futuro distante, é necessário determinar com antecedência o local onde será colocado.Ou seja, neste local é necessário equipar uma fundação confiável, e no telhado acima da localização do forno não deve haver um grande número de vigas, caibros e outros elementos. Lembre-se que a chaminé é um elemento bastante pesado, por isso é necessário fornecer suportes e suspensões confiáveis para ela.
- A tiragem melhora à medida que o comprimento do tubo reto aumenta. Mas esta circunstância reduz a eficiência da unidade de aquecimento. Portanto, ao construir um duto, é necessário encontrar a relação ideal entre boa tração e transferência de calor do forno.
- A qualidade da tração depende diretamente do vento, de modo que o cano através do telhado, via de regra, é exibido próximo ao cume ou próximo a ele. Além disso, para melhorar a tração, é utilizada uma cabeça - uma expansão na parte superior do tubo.
- Para evitar a formação de condensado, é utilizado isolamento térmico e materiais que aquecem rapidamente são utilizados para a fabricação de tubos. Se esta regra for negligenciada, um líquido de cor preta e odor desagradável se acumulará nos canos.
Como fazer uma saída de tubo através de tetos e telhados?
Depois que o forno está pronto, começa a construção da chaminé. Enquanto o tubo não atingir o teto, geralmente não surgem problemas. E então você tem que decidir como passar o cano pelo telhado?
Ao sair do tubo pelo teto e teto, devem ser seguidas as medidas de segurança contra incêndio geralmente aceitas, a saber:
- A distância do tubo às estruturas protegidas contra incêndio deve ser de pelo menos 25 cm;
- A distância a estruturas desprotegidas do fogo deve exceder 35 cm.
Conselho! Idealmente, deve-se deixar um espaço de ar ao redor do tubo, mas devido às perdas de calor perceptíveis, essa opção não é usada. Portanto, na parte inferior, a lacuna é coberta com um revestimento decorativo feito de material incombustível (cimento de amianto ou metal), e na parte superior é coberto com argila expandida de fração fina.

Não há menos dificuldades quando a questão é resolvida, como trazer o tubo para o telhado através do telhado? De acordo com os requisitos das normas de segurança contra incêndio, a distância do tubo às vigas de madeira deve ser de pelo menos 30-35 cm.
Para saída chaminé no telhado pelo telhado, você sempre quer reduzir o tamanho do buraco, tornando-o exatamente do tamanho do tubo. No entanto, tal solução nem sempre é possível.
Se o material de cobertura for combustível (por exemplo, feltro de cobertura ou material de cobertura), ao colocar o tubo, é necessário planejar a folga prevista pelos regulamentos de incêndio.
Ao decidir como fazer um cano no telhado, você precisa delinear com precisão o local de sua saída. O seguinte método simples pode ajudar com isso.
Uma folha de papelão grosso é enrolada ao redor da superfície do tubo para que siga exatamente seu contorno. Em seguida, o "tubo" de papelão é deslocado para cima até encostar no teto.
Eles fazem anotações e, a seguir, cortando parte do papelão com uma tesoura comum, movem-no novamente. Isso deve ser feito até que o futuro buraco esteja claramente marcado. Este método é ótimo para tubos que têm uma forma redonda.
Disposição da liberação do tubo através do telhado
Depois que o cano é levado para a rua, é hora de passar para uma operação tão importante quanto a vedação do cano no telhado.O principal problema aqui é a proteção contra vazamentos, pois foi feito um furo na cobertura contínua.
Existem vários métodos para garantir que o material de cobertura seja selado ao tubo. O método tradicional envolve a construção de um avental.
Para sua construção, são necessárias tiras de junção, localizadas na parte inferior do tubo. A barra é aplicada ao tubo e o contorno da borda superior da barra é delineado em sua parede.
Eles passam ao longo da linha pretendida com um moedor, formando um estroboscópio. O avental interno é montado, começando pelo lado inferior do tubo, enquanto a borda da barra é inserida no estroboscópio.
Em seguida, as partes restantes do avental são montadas com uma sobreposição. O tamanho da sobreposição das peças deve ser de pelo menos 15 cm, a borda da prancha, que foi inserida no estroboscópio, é coberta com selante. As tiras inferiores são cortadas conforme necessário e fixadas com parafusos autorroscantes.
O próximo passo para resolver o problema, além de fechar o vão entre o cano e o telhado, é instalar um "laço". Este é o nome de uma folha de material com propriedades impermeabilizantes, que é instalada sob o elemento inferior do avental.
Este elemento é necessário para drenar a água de uma estrutura como telhado de quadril. Ele é instalado de forma que a água seja transportada para as estruturas de calhas do telhado.
No topo do avental e amarração instalados, o material de cobertura é montado e um avental externo adicional é colocado no topo. É montado da mesma forma que o interno, apenas as tiras superiores simplesmente se juntam ao tubo e não são inseridas no estroboscópio.
Opções alternativas de terminação de tubo
O método descrito acima não é a única solução para o problema, como fechar o cano no telhado?
Se o tubo for redondo, você pode usar o bocal Master-Flash universal. Este bocal foi concebido para vedar várias ligações e pode ser utilizado não só para a instalação de chaminés, mas também para a saída de antenas, tubos de ventilação, lâmpadas de fósforo, etc.

A penetração universal externamente se assemelha a uma pirâmide escalonada. Ao usar este dispositivo, a questão de como fechar a lacuna entre o tubo e o telhado é resolvida de maneira fácil e rápida.
A penetração é feita de silicone ou borracha especial, e a base possui duas camadas: a parte inferior é de alumínio, a parte superior é de silicone de alta qualidade.
Se a penetração for de borracha EPDM, então ela pode ser operada na faixa de temperatura de -55 - +135 ° C, ao escolher um modelo de silicone, a faixa de temperatura de aplicação é ainda mais ampla (-74 - +260 ° C).
Esta vedação de chaminé de telhado pode ser usada com qualquer material de cobertura.
Vantagens da penetração "Master Flesh":
- Durabilidade;
- UV e resistente às intempéries;
- Facilidade de instalação;
- Pode ser usado com vários diâmetros de tubo.
À venda você encontra 11 variedades de penetração "Master Flash", diferindo entre si no diâmetro do furo para o tubo.
Lacunas de vedação
Ao usar métodos tradicionais de saída de tubo, vazamentos nas juntas não podem ser evitados. Portanto, pode surgir a pergunta: como cobrir o tubo no telhado?
Pequenos espaços podem ser selados com selantes especiais à base de silicone. Ao escolher este material, é preciso ficar atento à faixa de temperatura de seu uso.
Apenas vedantes resistentes ao calor são adequados para vedar chaminés.Em outras palavras, impermeabilização de chaminé de telhado é um empreendimento importante.
Como proteger o telhado da umidade que flui pelo tubo?
Depois que todas as rachaduras são seladas, resta resolver a questão de proteger o telhado da umidade que escorre pelo tubo.
Se a chaminé for de tijolo, a questão de como embainhar o cano no telhado, via de regra, não se coloca. O tijolo é um material higroscópico, por isso absorve a umidade e nenhuma proteção adicional é necessária.
Caso a tubulação seja de metal ou fibrocimento, é necessário colocar um “guarda-chuva” que fará o escoamento da água que escoa pela tubulação.
Conselho! A maneira mais fácil é primeiro fazer um padrão de guarda-chuva de papelão. E depois de encaixar e encaixar, recorte as peças de metal com a ajuda de um gabarito pronto. É mais fácil fazer um guarda-chuva não inteiro, mas com duas metades.
Agora será bastante simples resolver a questão de como fechar o cano no telhado. Basta instalar o guarda-chuva com pinça, apertando as duas metades das peças, cobrir os vãos entre as partes do guarda-chuva e o tubo com selante.
Conclusão
O trabalho no dispositivo de liberação do tubo deve ser realizado com extrema responsabilidade. Se for realizado com falhas, a umidade penetrará no sótão, fazendo com que as vigas, as vigas de suporte e o isolamento fiquem úmidos.
A alta umidade é prejudicial aos produtos de madeira, de modo que as vigas e caibros começarão a apodrecer e enfraquecer. Portanto, erros no equipamento de liberação ameaçam destruir a estrutura do telhado.
O artigo te ajudou?