Se você decidir que sua casa terá um telhado de quatro águas com suas próprias mãos, este artigo é para você. Este projeto é considerado o mais complexo, em contraste com os telhados simples, duplos e de mansarda. Tudo depende da exatidão do cálculo e da qualidade do trabalho realizado. Como e o que fazer está escrito abaixo.
Como construir um telhado de quatro águas? Um telhado de quatro águas é geralmente uma estrutura de quatro inclinações com um quadrado no meio. Suas encostas são triângulos isósceles convergindo para o centro.
O telhado pode ser multi-inclinado ou geralmente redondo, o principal é observar a simetria. Na aparência, assemelha-se a uma tenda, daí o nome - tenda. Devido à ausência de empenas, esses telhados economizam materiais. Além disso, possuem um design inusitado e atraente.
Um telhado de quatro águas do tipo faça você mesmo pode ser instalado em qualquer prédio, mas é mais conveniente se a casa tiver a forma de um quadrado.
No centro desta cobertura está um sistema de treliças, considerado uma estrutura complexa. O principal aqui é calcular tudo corretamente. Claro, é melhor deixar esse assunto para um especialista, mas se você tiver habilidade, pode fazer tudo sozinho.
Cálculo

Para calcular um telhado de quatro águas, você precisa saber o comprimento e a largura da base, mais o ângulo de inclinação das encostas. Basicamente, tais estruturas consistem em triângulos isósceles e são baseadas em um quadrado.
Podemos encontrar facilmente o comprimento das vigas do quadril, a área e a altura da superfície. Para fazer isso, precisamos multiplicar a área de uma inclinação (triângulo) por quatro.
Se for baseado em um retângulo, não será difícil calcular, conhecendo fórmulas geométricas elementares. O telhado consiste em dois triângulos iguais e dois trapézios iguais. Precisamos encontrar a altura do triângulo e do trapézio.
Este será o comprimento das vigas do quadril. Então, usando a fórmula, calculamos a área de cada figura (trapézio e triângulo), somamos e multiplicamos por dois. Obtemos a área das inclinações do telhado.
A área do declive é calculada pela fórmula: S = 2*(d*h), onde S é a área do declive; d é o comprimento da base; h é a altura do triângulo.
Agora você precisa descobrir a área das saliências do beiral. Eles têm a forma de um trapézio isósceles. Para fazer isso, precisamos multiplicar a altura da figura pela metade da soma dos comprimentos das bases.
Isso pode ser feito de duas maneiras:
- Usando a altura da cumeeira e o comprimento da base de todo o telhado.
- Levando em consideração o comprimento da base e o comprimento da perna da viga diagonal.
Nas figuras você pode ver como e por quais fórmulas é calculada a área de uma inclinação e o telhado como um todo.Depois disso, você pode proceder ao cálculo dos elementos do sistema de treliças do telhado.
Mas é melhor pedir um desenho de telhado de quatro águas de especialistas. Segundo ele, será possível determinar a quantidade de materiais, o comprimento das vigas e as etapas da obra.
A estrutura do telhado de quatro águas consiste nos seguintes elementos:
- Vigas diagonais;
- Mauerlat (viga de suporte);
- Patins e corridas laterais;
- Suspensórios e suspensórios;
- Elementos diagonais para rigidez estrutural.
A tecnologia de construção de um telhado de quatro águas envolve o uso de dois tipos de vigas diagonais:
- Vigas suspensas repousam nas paredes externas. Isso cria uma força horizontal de explosão. Para reduzi-lo, será necessário colocar puffs de madeira ou metal. Essas vigas são usadas nos casos em que não há paredes ou suportes internos de suporte de carga.
- As vigas laminadas repousam não apenas nas paredes externas, mas também em suportes localizados no meio do telhado ou nas paredes internas de suporte de carga. Como resultado, o design é mais leve (ao contrário da versão anterior), é possível economizar madeira e, portanto, dinheiro. Vigas laminadas podem ser usadas em telhados de quatro águas com um ângulo de inclinação não superior a 40 graus.
Conselho! A reparação e substituição de vigas suspensas é considerada uma tarefa difícil. Portanto, os especialistas recomendam usar esta opção apenas em casos extremos.

E então, por onde começar a construir um telhado de quatro águas? Toda a estrutura repousa sobre a fundação do edifício. Em edifícios em estrutura de madeira, no rebordo superior, especialmente previsto para o efeito.
Em casas de tijolos em Mauerlat (barras de suporte). Em cabanas de toras nas copas superiores. Para edifícios de tijolos, as paredes devem ser niveladas.Para isso, uma mesa é derramada. Os especialistas recomendam montar imediatamente os elementos embutidos para ligar o Mauerlat.
Colocamos as barras de apoio e as camas em uma superfície plana. Entre a alvenaria das paredes e o Mauerlat, deve ser colocada uma camada de material resistente à umidade. A viga de suporte fica ao longo do perímetro do edifício; esta é a base para as vigas e a cumeeira.
As vigas do telhado do quadril são uma construção de dois tipos de treliças. A primeira são as treliças usuais cujas encostas são conectadas em uma cumeeira. A segunda são as vigas triangulares laterais. Vigas diagonais são instaladas.
E aqui o principal é a precisão do trabalho. Essas vigas são responsáveis pela retidão dos planos das encostas e sua uniformidade. O foco está no comprimento e no ângulo de inclinação, que serão iguais para os quatro lados.
Ao determinar o comprimento, vale a pena considerar as dimensões da saliência. Seu comprimento pode chegar a um metro.
Após a instalação das vigas, pode-se proceder à instalação das centrais. Todos eles têm o mesmo tamanho e estão localizados estritamente paralelos entre si. Colocamos uma borda no Mauerlat e a outra no cume.
Ao instalar nós complexos (para onde convergem vigas de diferentes tipos), atenção especial deve ser dada a esse tipo de cálculo. A instalação correta implica um rebaixo duplo. Nesse caso, os planos dos chanfros das mesmas vigas devem coincidir.
Agora é hora de fixar as vigas de canto nas diagonais. Para fazer isso, um feixe de estilhaços é preso a ambos os lados das vigas. A principal condição para esta etapa da instalação é que os fixadores sejam colocados em locais diferentes da viga diagonal (em execução). Eles são montados paralelamente aos elementos centrais.
Para aumentar a resistência da estrutura, a instalação de um telhado de quatro águas envolve a instalação de uma viga transversal que conectará todas as vigas centrais. Está preso ao teto com vários racks.
Lembrete! Antes de iniciar o trabalho, certifique-se de tratar todos os elementos de madeira com uma solução retardante de fogo.
Depois de concluir a instalação do quadro, você pode prosseguir para o isolamento, colocação de vapor, impermeabilização e material de cobertura.
Você pode começar com a impermeabilização. É espalhado de baixo para cima, sobreposto (sobreposição de 10cm). Colocamos a borda inferior na barra do beiral, você não deve conectá-la ao cume. Esse estilo contribui para a ventilação do isolamento.
Sobre a película colocamos uma contra-treliça, que cumpre duas funções: ventilar a cobertura e manter a impermeabilização. Para isso, pregamos as barras ao longo das pernas da viga. Sua altura pode ser de 2 a 5 cm.
Enchemos a caixa e colocamos o material de cobertura em tal tipo de telhado de quadril. Do lado de dentro do telhado, colocamos o isolamento e o cobrimos com uma barreira de vapor. Opcionalmente, sobre o isolamento, o telhado é coberto com folheado, ripa ou outro material.
Esse design se tornará forte e confiável e durará mais de uma década. A construção de tais estruturas requer uma habilidade especial e certo conhecimento.
Como fazer um telhado de quatro águas, você leu acima, também pode assistir a vídeos na Internet. Mas, se os fundos permitirem, é melhor contratar especialistas.
O artigo te ajudou?