Todo jardineiro sabe como pode ser tedioso construir canteiros em seu local, pois dar aos canteiros o tamanho e a forma necessários, preparar o solo e terminar os canteiros são etapas muito trabalhosas. Um dos tipos de camas preferidos para quem gosta de "cavar" no chão são as camas altas de ardósia. E falaremos sobre como construí-los em nosso artigo.
Vantagens e desvantagens das camas de ardósia
Os amantes do jardim tentam organizar suas posses de forma a minimizar os custos de mão-de-obra para sua construção, economizando tempo sazonal valioso e seu dinheiro.
É aqui que a ardósia mostra as suas melhores qualidades:
- Em primeiro lugar, este material é muito durável, pois não está sujeito a deterioração ao entrar em contato com a matéria orgânica.
- Em segundo lugar, a ardósia para camas também é adequada do ponto de vista estético, pois fica bastante atraente nelas.
- Em terceiro lugar, o material é fácil de usar.
Se falamos das deficiências da ardósia como material para camas, algumas fontes insistem no efeito não totalmente favorável do cimento de amianto na qualidade do solo.
Não está totalmente claro o quão prejudicial é esse bairro. No entanto, muitos jardineiros observam o fato de que as folhas de ardósia, devido à escavação a uma profundidade considerável, protegem a colheita dos ursos.
Além disso, a desvantagem pode ser atribuída ao fato de que, devido ao aquecimento ao sol da parte externa da ardósia (assim como na telhado de ardósia) também aquece sua parte interna, o que leva à evaporação acelerada da umidade do solo.
Em outras palavras, ao usar canteiros de ardósia, será necessária uma rega mais frequente.
A ardósia para camas pode ser usada nas formas clássicas onduladas e planas.
Construção de camas de placas onduladas e planas de ardósia

É muito fácil construir camas com folhas de ardósia onduladas:
- Com a ajuda de um moedor, pedaços de ardósia dos tamanhos necessários são cortados nas ondas.
- Cave uma trincheira rasa ao redor do perímetro do canteiro proposto.
- Placas cortadas são instaladas na vala.
- Polvilhe a ardósia com terra em cada lado e aperte-a para maior estabilidade. Se necessário, as chapas são reforçadas em ambos os lados com pinos metálicos.
Uma boa opção ao organizar um jardim pode ser uma ardósia plana para camas.Está disposto da seguinte forma:
- Folha plana de ardósia para telhados de ardósia faça você mesmo de comprimento é geralmente de 1,75 m. Ao mesmo tempo, para evitar o aparecimento de resíduos no trabalho, é melhor dividi-los ao meio ou em partes de 1 e 0,75 m. Assim, seus futuros canteiros terão essa largura .
- Para evitar o "espalhamento" das camas, as placas de ardósia devem ser fixadas entre si. Para fazer isso, use um canto de sucata.
- Os cantos são cortados no tamanho certo, furos para parafusos são feitos neles, eles são pintados para proteção contra corrosão.
Os canteiros planos de ardósia colocados dessa maneira serão elevados acima do solo em cerca de 10 cm, o que melhorará significativamente o aquecimento da terra no jardim, enquanto a ardósia, aprofundada em 15 a 20 cm no solo, se tornará um proteção real contra a penetração de raízes nos canteiros.
É possível prender folhas de ardósia umas às outras por outros métodos. Por exemplo, usando um canto de alumínio preso à ardósia com parafusos auto-roscantes.
E para evitar arranhar as mãos nas pontas dos parafusos que saem do canto, você pode parafusar tampas de garrafa de plástico comuns neles.
Conselho! Para evitar danos à ardósia, ela não deve ser cravada no solo, mas antes deve-se preparar uma vala. . Caso contrário, as pedras encontradas no caminho da folha podem destruí-la.
Como fazer lindos canteiros de jardim

Para que os canteiros se tornem um enfeite para o seu jardim, você deve seguir uma série de regras simples. Os componentes de um belo canteiro de jardim são sua forma, tamanho e cor, que são selecionados a critério do proprietário.
Regras para arrumar lindas camas altas:
- Eles estão dispostos na direção leste-oeste.
- A largura das camas é de até 160 cm e a altura - de até 70 cm.
- As camas também precisam de cercas.Eles são reforçados com paredes de ardósia, pré-pintadas em uma bela cor brilhante, aprofundadas no solo em cerca de 40 cm.
- O espaço entre as camas concluídas é semeado com um gramado.
Em seguida, o composto é colocado no fundo da cama e, em seguida, uma camada de solo.
É necessário cuidar dessas camas da mesma forma que as comuns.
Esse canteiro ou mesmo um canteiro de ardósia é usado para o cultivo de plantas e flores anuais, pois o solo nele congela tanto no inverno quanto esquenta no calor.
Dispositivo de cama alta
Normalmente, os canteiros altos no jardim são bastante longos - até 10-11 m, enquanto sua largura e altura atingem 1,3 e 0,7-0,8 m, respectivamente.
Ao organizar suportes para as paredes de uma cama alta, é feito um recesso de 40 a 50 cm.
Vários tipos de materiais podem ser usados como paredes, porém, a ardósia ondulada ainda é considerada mais estética, mais durável e mais acessível.
Antes de cavar uma trincheira, marque os futuros canteiros para que tenha a forma de um retângulo regular. Além disso, os canteiros podem ser feitos de outras formas, dependendo do formato e tamanho do local.
A camada superior mais fértil do solo é despejada em uma pilha separada para fins de seu uso posterior na formação da camada superior do leito.
Ao final da escavação da trincheira, uma ardósia corrugada é instalada na posição vertical com a sobreposição da próxima chapa em uma onda. A trincheira é coberta com terra e, após a compactação, são cravadas estacas metálicas em ambos os lados das telhas para fortalecer as paredes.

Após a construção das paredes, inicia-se uma colocação faseada de carga orgânica no canteiro: primeiro com mato, calços de madeira e composto, e depois com terra preta.
À medida que cada camada subsequente é colocada, a anterior é levemente socada e regada.
Quando o nível do solo no canteiro atinge 30-40 cm acima do nível do solo principal, são feitos furos nas paredes opostas de ardósia através dos quais o fio de aço é passado para a mesa.
Conselho! A torção é puxada até que o fio seja puxado em uma corda. No entanto, não exagere, pois você pode quebrar a ardósia.
Os canteiros feitos pelos métodos acima serão capazes de fornecer uma temperatura do solo mais alta (em cerca de 2-4 graus) em comparação com as camadas horizontais dos canteiros comuns.
Com isso, os processos de decomposição no solo de substâncias orgânicas serão acelerados, e as substâncias úteis para as plantas aparecerão mais ativamente nele. Tudo isso certamente afetará positivamente a atividade de crescimento das plantas nos canteiros e aumentará o rendimento dos vegetais.
E antes de fazer esse tipo de canteiro, pense se a colheita futura nesses canteiros compensará o dinheiro e o esforço despendidos em sua construção.
O artigo te ajudou?