Altura da chaminé acima do telhado: requisitos da chaminé, inspeção e operação

A construção e operação de chaminés são etapas da construção que devem receber atenção especial. Este artigo fala sobre os requisitos para chaminés (por exemplo, a altura da chaminé acima do telhado), como cumpri-los e instalá-los corretamente.

A instalação e operação corretas da chaminé afetam diretamente a eficiência e a segurança do funcionamento do equipamento que aquece a casa. A disposição dos sistemas de chaminés deve ser realizada por especialistas com qualificação suficiente, observando todos os requisitos de segurança contra incêndio.

altura da chaminé acima do telhado
Exemplo de chaminé

Para caldeiras de combustível sólido, recomenda-se o uso de aço com espessura de 1 mm e, para dispositivos de aquecimento que operam com combustíveis líquidos e gasosos, use os graus de aço mais resistentes à corrosão.

Caso existam chaminés que passem pelo exterior do edifício ou por divisões não aquecidas, tais troços do sistema de chaminés devem ser isolados termicamente, evitando a condensação de humidade no interior da própria chaminé.

Requisitos da chaminé

altura do tubo acima do telhado
Instalação de chaminé

Os seguintes requisitos se aplicam às chaminés:

  • Os produtos da combustão devem ser totalmente descarregados na atmosfera através de canais de fumaça;

    chaminé acima do telhado
    Chaminé acima do telhado
  • Cada salamandra e cada aparelho de aquecimento devem, na maioria dos casos, estar equipados com uma chaminé separada;
  • A área da seção transversal do tubo da chaminé deve satisfazer a potência do aquecedor, e as áreas da seção transversal dos dutos redondos da chaminé não devem ser menores que a área dos dutos retangulares;
  • Para a fabricação de tubos metálicos, deve ser utilizado aço especial de alta qualidade com maior resistência à corrosão;
  • A limpeza dos depósitos de fuligem que se acumulam na base da chaminé é feita com bolsas de 25 cm de profundidade;
  • A chaminé deve ter pelo menos três curvas. Para cada curva, o raio de curvatura não deve ser menor que o diâmetro do tubo;
  • A altura dos tubos da chaminé deve ser de pelo menos 5 metros em todo o seu comprimento, de forma a criar tiragem e proporcionar o afastamento necessário. A altura dos dutos de exaustão localizados próximos às chaminés deve ser igual à altura desses tubos.

A altura do tubo acima do telhado deve ter os seguintes valores, dependendo das condições:

  • Acima telhados planos – pelo menos 50 cm;
  • Acima do parapeito ou cumeeira do telhado, quando a distância da cumeeira ao tubo for inferior a 1,5 m - pelo menos 50 cm;
  • Se a chaminé estiver localizada a uma distância de 1,5 a 3 m do cume - no nível do parapeito ou cume ou mais alto;
  • Se a chaminé estiver localizada a mais de 3 m do cume - na linha de cumeeira em um ângulo com o horizonte de 10 °, ou acima dele;

Importante: se a chaminé subir mais de um metro e meio acima do telhado, ou se for impossível fixá-la com segurança aos elementos de suporte, deve-se usar braçadeiras de extensão ou uma estrutura que desempenhe a função de mastro.

Os elementos são montados, de baixo para cima, a partir do aparelho de aquecimento. Durante a instalação, o tubo interno é inserido no anterior e o externo é colocado sobre ele..

Nesse caso, é necessário o uso de um selante cuja temperatura de trabalho seja de pelo menos 1000 °, que proporcione a vedação mais eficaz.

As juntas dos tubos com outros elementos (Tes, curvas, etc.) devem estar localizadas fora das lajes do teto e fixadas com braçadeiras. Os suportes de parede são instalados a cada dois metros da chaminé, um suporte é instalado no tee.

Para a fixação de elementos de sistemas de chaminés a várias estruturas de edifícios, são utilizados consoles e plataformas de suporte, localizados a não mais de cinco metros um do outro.

Importante: ao conectar os tubos de conexão, a possibilidade de deflexão não deve ser permitida.

Ao instalar canais de fumaça, é importante garantir que eles não entrem em contato com fiação elétrica, gasodutos e outras comunicações. Ao conduzir canais de fumaça através do telhado e tetos, um recuo da caixa e outros elementos deve ser deixado para garantir a segurança contra incêndio adequada.

As estruturas de materiais combustíveis (paredes, vigas, pisos, etc.) adjacentes aos canais das chaminés são protegidas do fogo por meio de entalhes ou seções de material incombustível.

As dimensões de tais cortes dependem da espessura das paredes do isolamento térmico:

  • Se forem utilizados materiais combustíveis na estrutura do edifício - 500 mm;
  • Para estruturas protegidas - 380 mm.

Importante: a estrutura é protegida se for costurada com uma folha de metal em papelão de amianto, cuja espessura é de 8 mm, ou forrada com gesso em uma malha de metal (espessura - 25 mm).

O aquecimento das estruturas combustíveis localizadas próximas a ele pelo canal de fumaça não deve exceder 50 °. O corte deve exceder a espessura de pisos ou tetos em 70 milímetros.

A distância entre as condutas de fumo e as estruturas de materiais inflamáveis ​​deve ser de, pelo menos, 260 mm, tendo em conta a segurança destas estruturas.

Não deve haver seções horizontais na chaminé com mais de 1 metro. Se o telhado do edifício for feito de materiais combustíveis, é necessário fornecer separadores de faíscas na chaminé de malha metálica, cujas aberturas não excedam 5x5 mm.

Verificação e operação

chaminés
chaminés

Depois montagem no telhado é concluída, um forno de controle é realizado para verificar o aperto das juntas e a ausência de aquecimento de estruturas feitas de materiais combustíveis. Durante o primeiro uso da chaminé, pode aparecer um cheiro específico e uma leve fumaça, associados à evaporação de resíduos de selante e óleo do metal.

Durante a operação de sistemas de chaminés modulares, é proibido:

  • Secar roupas, sapatos e outros itens em elementos de chaminé;
  • Remoção de fuligem por queima;
  • Operação de forma não prevista no manual;
  • O uso de cloro e seus compostos;
  • Colocação de produtos e objetos inflamáveis ​​próximo à chaminé;
  • Utilização de produtos químicos domésticos, entulhos de construção, tintas e vernizes, etc., bem como carvão como combustível;

A chaminé deve ser limpa pelo menos duas vezes durante a estação de aquecimento. A falta de limpeza pode levar ao acúmulo de resíduos de combustão, como alcatrão e fuligem, que coque e posteriormente se inflamam.

O design da chaminé também não permite operação em altas temperaturas dentro do tubo, o que pode causar danos à chaminé e risco de incêndio.

A instalação e operação adequadas das chaminés não apenas garantem o funcionamento mais eficiente dos equipamentos de aquecimento, mas também minimizam o risco de incêndio, o que é muito importante ao construir uma casa e morar nela.

O artigo te ajudou?

Leia também:  Passagem da chaminé pelo telhado: soluções de design
Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC