Após a conclusão da construção das paredes da futura garagem, surge a questão de como cobrir o telhado da garagem de forma correta e confiável, de modo que proteja efetivamente o carro que está aqui parado das influências atmosféricas e outras influências externas. Ao cobrir o telhado, várias estruturas e materiais de cobertura podem ser usados, este artigo irá falar mais sobre isso.
A cobertura do telhado da garagem é selecionada dos seguintes tipos, dependendo dos gostos e necessidades do proprietário:
- Telhado de garagem de duas águas faça você mesmo permite organizar o espaço por cima da divisão principal, onde pode ser arranjado um sótão, por exemplo, para arrumação de diversos materiais e ferramentas.A área do sótão dependerá da altura da parte central desse telhado e da divergência das extremidades do telhado em relação ao seu centro.
- O telhado de mansarda de garagem é um dos tipos mais caros de telhados de garagem. Seu custo aumenta significativamente devido aos altos custos de material durante a construção, mas permite equipar o segundo andar da garagem como uma sala completa.
- O tipo mais barato é o telhado de garagem tipo galpão, que requer a menor quantidade de materiais de construção durante a construção: esse tipo de telhado requer apenas a instalação de uma laje e o derramamento de uma camada de alcatrão sobre a laje. Uma opção ainda mais barata é colocar ardósia em vez de alcatrão.
- Um telhado de garagem irregular em duas águas é erguido nos casos em que a construção de um telhado plano de galpão se torna impossível devido à grande espessura da cobertura de neve no inverno e ao ângulo de ataque dos ventos.
O tipo de telhado escolhido também determina o desenho do seu sistema de treliças.
A escolha dos materiais para cobrir o telhado da garagem
Hoje, uma grande variedade de materiais pode dificultar a escolha do que cobrir o telhado de uma garagem. Os mais populares são a ondulina e a ardósia de cimento-amianto, bem como o papelão ondulado.
As vantagens desses materiais são seu preço relativamente baixo e disponibilidade de instalação, o que não requer habilidades e habilidades especiais do desenvolvedor e permite economizar no convite de especialistas.
As telhas cerâmicas e betuminosas flexíveis são mais atraentes, mas também materiais mais caros que podem ser usados para cobrir o telhado de uma garagem.
Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de coberturas de telhado de garagem:
- Telha de metal ou papelão ondulado são chapas de metal perfiladas galvanizadas, que geralmente são revestidas com polímeros. As vantagens desses materiais incluem seu baixo peso, maior resistência, longa vida útil, facilidade de instalação (a fixação é feita com parafusos autorroscantes), etc. A membrana é utilizada como camada impermeabilizante ao cobrir o teto da garagem com esses materiais.
- A ardósia é um material de cobertura ondulada flexível e leve, feito de fibras de origem orgânica com impurezas de minerais e betume. Sua vida útil chega a 50 anos. Cobrir o telhado com este material também é bastante fácil de fazer com as próprias mãos, sem o envolvimento de especialistas terceirizados. As vantagens da ardósia de fibrocimento e da ondulina são a resistência a ácidos, fungos e mofo, além da baixa absorção de água. Entre as deficiências, pode-se destacar a baixa resistência a mudanças bruscas de temperatura, bem como o amolecimento do material no verão, exigindo juntas especiais para fixação.
- As telhas betuminosas são um material bastante macio que inclui betume em sua composição. A sua colocação também é um procedimento bastante simples - os ladrilhos são simplesmente colados a uma base de OSB, tábuas com arestas ou contraplacado comum. Este material é fabricado com tecnologias modernas, é altamente resistente a mudanças climáticas e de temperatura e está bem protegido contra deterioração e corrosão.Um revestimento de lascas de basalto ou mineral é aplicado na camada superior de telhas betuminosas.
Agora você sabe, como cobrir o telhado da garagem.
Preparação da estrutura do caibro
Após a escolha, que tipo de telhado será erguido e como bloquear o telhado da garagem, você pode prosseguir para a construção direta do telhado.

O artigo discute as opções para cobrir o telhado da garagem de um galpão com material de cobertura e ardósia de fibrocimento, bem como cobrir o telhado da garagem com papelão ondulado.
Para equipar o sistema de vigas, são utilizadas tábuas de madeira ou vigas sem nós, cuja espessura é selecionada em função da distância entre as pernas das vigas, seu comprimento e a massa total do telhado.
A instalação do sistema de treliças começa com a colocação do Mauerlat, que consiste em vigas especiais instaladas no perímetro, nas paredes da garagem. As vigas são presas a essas vigas com pontas inseridas nos soquetes.
Em seguida, é realizada a instalação das pernas das vigas extremas, após o que as pernas intermediárias das vigas são instaladas com alinhamento cuidadoso.
Importante: para evitar a demolição do telhado em caso de rajadas de vento fortes, os caibros devem ser pregados às paredes, previamente presos com cabos de aço a muletas previamente fixadas na parede.
Para proteger as paredes da precipitação atmosférica, também é recomendável colocar uma pequena cornija com cerca de 50 centímetros de largura nas bordas do telhado. Quando está preso à parede, em nenhum caso deve haver lacunas.
Como base sobre a qual o telhado é colocado, uma caixa contínua e aleatória ou piso de madeira é selecionado.Primeiro, as barras são colocadas em incrementos de 50 a 100 centímetros paralelos ao cume, depois as tábuas são colocadas sobre as barras.
Importante: antes de cobrir o telhado da garagem, certifique-se de que a madeira não tenha nós e não esteja úmida, pois essas falhas podem causar danos ao telhado.
Após a conclusão do sistema de vigas, começa a colocação do material de cobertura selecionado.
Cobrindo um telhado de garagem com ruberoid
Ao cobrir o telhado de uma garagem, o material de cobertura é mais frequentemente colocado em uma caixa com um revestimento de três camadas aplicado a ela usando betume aquecido e um enchimento de mástique quente.
Os seguintes materiais podem servir como enchimento:
- pulverizados, como pó de escória, gesso, calcário moído, serragem, etc.;
- fibroso, por exemplo - amianto;
- combinados na forma de uma mistura de material pulverizado e fibroso.
Antes de aplicar a mistura na caixa, ela deve ser devidamente limpa e preparada com óleo secante com corante. Se for utilizada uma caixa de madeira, todas as possíveis rachaduras, poros e fendas devem ser vedadas nela, e o betume deve ser aquecido antes da aplicação.
Importante: o primer deve ser aplicado primeiro nas fibras da madeira, e depois junto.
Depois que o primer seca, a caixa é coberta com mástique e o material de cobertura é colocado sobre ela. A segunda camada de material é colocada, sobrepondo ligeiramente a primeira camada ao longo das bordas, a terceira - sobrepondo-se da mesma forma à segunda.
Em toda a extensão do material de cobertura a ser colocado, deve-se observar sua sobreposição e deve ser deixado para fora da cumeeira em aproximadamente 15 centímetros. Para evitar o aparecimento de bolhas e a passagem de água, o material deve ser cuidadosamente alisado no momento do assentamento.
Cobrir o telhado da garagem com ardósia de fibrocimento

Cobrir o telhado de uma garagem com telhas de cimento amianto é bastante rápido e fácil. A ardósia é colocada sobre uma caixa de tábuas com 2,5 cm de espessura e 10 cm de largura e seção transversal das barras de 6x6 centímetros.
Antes de prosseguir com a colocação da ardósia, a caixa deve ser coberta com uma camada de feltro ou material de cobertura, para que posteriormente não haja tal situação quando o teto da garagem vazar.
As telhas de cimento-amianto são bastante leves, duráveis e resistentes ao fogo, o que as tornou o material de cobertura de garagem mais comum.
Existem dois tipos de telhas: friso e borda. Eles diferem entre si apenas em massa e área, tendo a mesma largura de 4 mm.
Ainda durante a fabricação dessas telhas, elas apresentam furos para botões antivento, utilizados para sua fixação ao caixote, juntamente com pregos e grampos. As telhas devem ser colocadas na diagonal, levando em consideração sua expansão térmica.
As folhas de ardósia onduladas diferem dos ladrilhos em seu tamanho. Eles são usados junto com cantos, patas e uma cumeeira para um telhado de duas águas. A fixação dessas chapas é realizada com parafusos ou pregos, para os quais os furos devem ser pré-perfurados.
O assentamento da ardósia sobre um polvilho é feito em linhas horizontais, e a folha colocada acima deve ir de 12 a 14 centímetros na linha inferior.
Cobrindo o telhado da garagem de papelão ondulado
O deck é uma chapa perfilada de aço (a largura do perfil é geralmente de 20 mm), com um revestimento protetor galvanizado ou polimérico.

Este material possui rigidez transversal obtida como resultado do rolamento de diferentes configurações e alturas, além de nervuras de reforço adicionais que aumentam a resistência a cargas dinâmicas.
A sobreposição do telhado da garagem com papelão ondulado é bastante simples, o principal é realizar a correta colocação das telhas dependendo da inclinação do telhado:
- Com inclinação da cobertura inferior a 14º, a sobreposição horizontal deve ser superior a 200 mm;
- Com inclinação de 15 a 30º, a sobreposição é de 150-200 mm;
- Com uma inclinação do telhado da garagem superior a 30º, a sobreposição horizontal é de 100-150 mm;
- Caso a inclinação do telhado seja inferior a 14º, as sobreposições verticais e horizontais devem ser vedadas com selante de silicone.
O papelão ondulado é fixado aos elementos de madeira do telhado na parte inferior da onda por meio de parafusos auto-roscantes especiais com junta de neoprene e broca afiada. A cumeeira é fixada com grandes parafusos auto-roscantes em sua parte superior.
Importante: ao cobrir o teto da garagem com papelão ondulado, é imprescindível equipá-lo com vapor e impermeabilização, além de deixar um vão para ventilação do espaço sob o teto.
O tamanho da caixa ao cobrir o teto da garagem com papelão ondulado é selecionado de acordo com a altura da ondulação da chapa utilizada e a inclinação do telhado.
Se o nível de inclinação não exceder 15º, então uma caixa contínua com duas ondas sobrepostas é executada. Se a inclinação for superior a 15º, o degrau da caixa deve ser de 35 a 50 centímetros.
Isso é tudo que eu queria falar sobre a melhor forma de fechar o teto da garagem, garantindo sua resistência, confiabilidade e segurança. Neste caso, pode-se utilizar qualquer material para o telhado, o principal é fabricar e fixar corretamente o sistema de caibros, sem esquecer impermeabilização obrigatória do telhado da garagem, preparando-o então para o assentamento do revestimento.
O artigo te ajudou?