Dispositivo Rafter: características de design

dispositivo de vigaO telhado não apenas protege a casa das intempéries, mas também é a conclusão lógica de sua imagem arquitetônica. O quão bem calculado e instalado corretamente a estrutura de suporte do telhado depende não apenas da aparência do telhado, mas também de sua funcionalidade durante a operação. Em nosso artigo, consideraremos o dispositivo de vigas, seus tipos e tipos, bem como métodos de fixação e instalação.

Lembre-se de que os telhados são inclinados e planos. Na construção suburbana individual, os telhados de duas águas são mais usados.

Sua característica de design: dois planos localizados no mesmo nível, que, com sua parte de sustentação, repousam nas próprias paredes da casa. Sob as encostas dos telhados deste tipo forma-se um sótão, pode ser frio e quente (mansarda).

Dependendo de qual material o telhado será coberto (levando em consideração sua arquitetura), a inclinação do telhado depende. É medido em graus.

Como determinar a confiabilidade do sistema de treliça?

A confiabilidade do sistema depende de muitos fatores, a saber:

  1. De quão corretamente o tipo de sistema de treliça é escolhido.
  2. De quão firmemente os nós no sistema de treliça estão conectados.
  3. De quão precisamente os cálculos de engenharia são feitos para as cargas projetadas no telhado.
  4. Das habilidades práticas e profissionalismo de carpinteiros e instaladores de telhados.

Disso se conclui: a instalação do sistema treliçado é um evento responsável, que deve ser iniciado após a realização dos cálculos, elaboração e planta do sistema treliçado.

Sim, e é melhor confiar um assunto tão responsável a especialistas. De forma artesanal, você também pode construir um telhado confiável, mas com material de alta qualidade e sujeito a todas as normas e regras.

Sistema de vigas: unidades estruturais

viga do telhado
Instalação do sistema truss

O sistema de treliças é a base da estrutura de suporte do telhado. Ele transfere a carga para os suportes internos a partir do peso do próprio telhado e da capa de neve.

É bastante claro que, com um cálculo incorreto, o sistema de treliças simplesmente não suporta a carga, o que é assustador até de imaginar ...

O dimensionamento do sistema treliçado depende:

  • da forma do telhado;
  • de onde estão localizados os suportes internos (se houver);
  • na dimensão dos vãos dos pisos;
  • das cargas operacionais esperadas.
Leia também:  Instalação de vigas faça você mesmo

O triângulo é a figura principal no desenho do sistema treliçado. Não menos importante e outro elemento são as pernas da viga. Eles sustentam a caixa e os colocam ao longo da inclinação do telhado.

As pernas da viga são abreviadas como uma palavra "vigas".

Os principais tipos de vigas

Na construção moderna, existem dois tipos de vigas:

  1. Pendurado.
  2. Em camadas.

Considere o dispositivo deles.

As vigas suspensas repousam nos dois suportes extremos. Muitas vezes, as paredes do edifício atuam como suportes. Não há suportes intermediários aqui.

viga
Tipos de vigas

Portanto, tal projeto não apenas funciona em flexão e compressão, mas também produz uma força horizontal de ruptura, posteriormente essa carga é transferida para as paredes.

Esse esforço ajuda a reduzir significativamente o aperto - conecta as pernas da viga. Normalmente, o puff está localizado na base das vigas e, via de regra, desempenha a função de viga do piso.

Ao construir um telhado do tipo mansarda, essa opção é mais usada.

Vigas em camadas são instaladas nos edifícios onde há suportes colunares intermediários ou uma parede intermediária adicional. As extremidades das vigas em camadas repousam nas paredes externas da casa e sua parte intermediária repousa no suporte ou na parede interna.

Como resultado: todos os elementos das vigas em camadas funcionam como vigas apenas para flexão. Tendo a mesma largura do telhado da casa, a estrutura em camadas é muito mais leve do que outras estruturas. Assim, a carga no edifício é reduzida significativamente.

Um pequeno conselho: no caso de instalar uma única estrutura de telhado em vários vãos, alterne entre treliças em camadas e suspensas.Nos locais onde existem suportes intermediários, use vigas em camadas, onde não houver tais suportes - pendurados.

Na maioria das vezes, as vigas repousam sobre uma viga - também é chamada de viga de suporte ou Mauerlat. Se a casa for de madeira, o Mauerlat é a viga superior ou tronco (a coroa da casa de troncos).

Em casas construídas de blocos ou tijolos, o Mauerlat é especialmente instalado. Pode ser uma viga de madeira, instalada no nível da superfície interna da parede (embutida). Do lado de fora, o Mauerlat é cercado por uma saliência de blocos ou tijolos.

É importante saber: entre o Mauerlat e a alvenaria, é imprescindível colocar uma camada de impermeabilização. Se este conselho for negligenciado, posteriormente a viga de madeira será exposta à umidade, o que afetará negativamente suas propriedades e levará a uma diminuição na vida útil.

Que material é usado para a construção de estruturas de telhado?

Sistema de caibros em madeira de coníferas
Sistema de caibros em madeira de coníferas

Para a construção de treliças e outras estruturas de telhado de madeira, é utilizada madeira de diferentes variedades de árvores coníferas. Independentemente do tipo de madeira e de seu teor de umidade, ela deve atender aos requisitos de GOST 24454-80 e GOST 8486-88.

Leia também:  Viga de caibro: principais tipos e características de instalação

Só então as estruturas de madeira serão de alta qualidade e poderão desempenhar sua funcionalidade em 100%, além de cumprir o prazo máximo.

As estruturas do sistema treliçado devem pertencer ao primeiro e ao segundo grupos de estados limites. E isso significa que tais estruturas serão capazes de satisfazer a capacidade de carga dos requisitos de projeto.

Eles também poderão garantir o funcionamento normal e, independentemente da duração e natureza das cargas, não serão deformados.

Se, em relação a tais estruturas, forem fornecidas medidas construtivas, indicadas no capítulo "Estruturas de madeira" SNiP 11-25-80 e, além disso, a proteção adicional for feita por vários meios contra fogo, umidade e danos biológicos, então seu sistema de treliça de telhado servirá fielmente por centenas de anos.

Trabalho básico de caibro

Instalação do sistema truss
Instalação do sistema truss

Dependendo do tamanho do vão, o peso e o tipo de telhado, a carga da capa de neve, a distância entre as pernas da viga, bem como sua seção transversal, são determinadas.

Raftering é um processo bastante complicado. O quão bem você o executa corretamente depende da longevidade não apenas do telhado, mas de todo o edifício.

O principal erro em vigas do telhado: cálculo incorreto da seção das vigas. Qual é o risco? Depois de um tempo, as vigas começarão a ceder, respectivamente, o que afetará a qualidade de toda a estrutura do telhado.

Um pequeno conselho: para evitar momentos tão desagradáveis, grades especiais e fixadores adicionais para pernas de viga - permitem barras transversais.

É importante saber: as pernas da viga com barra transversal devem ser conectadas ao chão de uma árvore e, além disso, devem ser fixadas com parafusos, pregos de madeira, grampos.

As seções mais usadas são:

  • para barras - 16-18x12-14 cm;
  • para tábuas - 16-18x4-5 cm;
  • florestas de toras - 12-16 cm.

Nos eixos entre as vigas das vigas e toras, são aceitas distâncias de 150-200 cm, entre as vigas das tábuas - 100-150 cm.

Dica: Preste atenção especial ao cortar as pernas da viga no Mauerlat. Recomendamos prendê-los adicionalmente com suportes ou torções de arame. Isso contribui para uma fixação mais confiável do telhado, já que a torção cobre o Mauerlat com uma das pontas e com a outra precisa ser fixada a uma muleta (é martelada na parte inferior da parede).

A potranca deve ser pregada no final de cada perna da viga. Eles podem ser feitos a partir do tabuleiro. A cofragem é pregada na potranca ao longo de todo o beiral ao longo da encosta. É a base do calçadão, sobre o qual será fixada a cobertura.

Leia também:  Nós do sistema de vigas: métodos de fixação

Um incômodo especial do sistema treliçado é sua expansão. Para evitar que isso aconteça, é necessário garantir que as vigas estejam bem fixadas na cumeeira.

Para que não ocorra nenhum deslocamento ao longo da encosta. Essa resistência da junta pode ser obtida cortando as pernas da viga no chão, bem como por uma sobreposição e um adicional fixação de caibros em vigas parafusos e buchas.

As extremidades superiores das pernas do caibro exercem pressão através das vigas, cremalheiras e escoras em todos os suportes internos do telhado.

As corridas de cumeeira são melhor feitas de vigas com seção de 12x18 cm ou de toras com diâmetro de 18 a 22 cm.

Importante: todos os elementos de interface no sistema de caibros devem ser reforçados com fixadores metálicos - parafusos, pregos ou grampos.

Características de design de vigas complicadas

fixação da viga
fixação da viga

Alguns tipos de telhado têm requisitos adicionais ou restrições de projeto. Isso se aplica principalmente aos telhados nos quais será colocado material de cobertura pesado.

Assim, por exemplo, um metro quadrado de cerâmica pesa quase 50 quilos.

Assim, é necessário calcular o sistema de treliças de forma que ele possa suportar a carga máxima. É bastante claro que o custo do telhado aumentará de 15 a 20%, pois será necessária mais madeira.

Apesar de um telhado macio ser quase cinco vezes mais leve que um de cerâmica, ele deve ser colocado sobre uma caixa de compensado ou tábua maciça. Você também precisa considerar que terá que usar tapetes de forro. Portanto, também não é necessário contar com a economia de materiais de construção.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC