Qualquer construção termina com a disposição do telhado. O principal elemento de suporte de carga do telhado são as vigas, incluindo pernas inclinadas, postes verticais e escoras. O processo de instalação de vigas não tolera negligência e pressa, é responsável e bastante trabalhoso. A confiabilidade e a resistência do telhado dependem de quão corretamente o esquema do sistema de treliça é escolhido e como ele é instalado. Isso será discutido no material do artigo.
Fabricação de caibros
O sistema de treliça pode ser feito de madeira ou metal, ou combinar dois materiais.
Vamos começar como montar um sistema de treliça de madeira. Existem duas opções para obter um sistema de treliça:
- solicitar a fabricação de treliças de telhado na fábrica;
- faça você mesmo no canteiro de obras.
Os elementos treliçados pré-fabricados são produzidos em equipamentos especiais, utilizando placas metálicas que são colocadas nas juntas.
Tal esquema de vigas permite que você faça estruturas de treliça de qualquer complexidade. A fábrica pode produzir treliças totalmente acabadas ou seus elementos com possibilidade de recolha.
A autofabricação envolve a conexão de elementos de vigas por vários métodos:
- sulco-espinho;
- usando grampos;
- usando parafusos, grampos e pregos.
A conexão mais comum é a fixação com grampos ou pregos. Mas vale ficar atento que ao usar material não seco, a ligação perde a resistência ao encolher.
A conexão aparafusada evita isso. No entanto, os furos feitos sob ele enfraquecem o tronco, a tábua ou a viga. Você também pode consertar os elementos das vigas com a ajuda de acessórios de aço.
Sobre a questão de como fazer corretamente um sistema de treliça metálica, também existem duas soluções. Como no caso de uma estrutura de madeira, a primeira forma é a pré-fabricação.
Atualmente, os elementos das vigas são feitos de produtos laminados galvanizados. O peso desses elementos, em comparação com os produtos laminados a preto, é muito menor, o que facilita o processo de instalação.
A autofabricação de uma estrutura de treliça metálica envolve a compra de cantos e canais da seção necessária e soldagem.
Conselho. A fabricação de vigas de metal é uma produção bastante trabalhosa. Além disso, existem dificuldades em encaixar esse material no telhado. Portanto, na maioria dos casos, e especialmente quando a fabricação de vigas é feita de forma independente, são utilizados esquemas de sistemas de treliça de madeira.
Conexão de elementos de vigas

Se você escolheu madeira de coníferas para organizar as vigas, deve saber como conectar elementos estruturais de madeira:
- dente simples ou duplo;
- conectando as pernas da viga às extremidades do sopro;
- ligação aparafusada ou com braçadeiras;
- conexão de puffs e struts com suportes;
- prender os elementos do caibro ao Mauerlat, com as pontas das pernas do caibro adjacentes a ele;
- alinhamento das vigas com uma potranca.
Atenção. Para evitar o deslizamento das pernas da viga ao longo do aperto, é necessário conectar esses elementos com uma ponta ou dente.
Recursos de instalação
A instalação do sistema de caibros é realizada com a liberação das pernas do caibro além das linhas das paredes da estrutura do edifício. Para edifícios de madeira, o tamanho da saliência é superior a 55 cm.
Para evitar danos à estrutura treliçada por cargas de vento, as treliças devem ser fixadas nas paredes.
Se a moldura for de madeira, a base da treliça é fixada na coroa da moldura. No caso de fixação da estrutura em paredes de tijolos, é colocado um grampo nas vigas, que é preso a um pino cravado na parede. Para dar rigidez adicional à estrutura, as vigas das vigas são conectadas por jumpers.
Durante o trabalho de instalação em telhados volumosos, o sistema de vigas requer a instalação de suportes adicionais que protegem as pernas da viga da deflexão. Para a instalação de coberturas, uma caixa é disposta perpendicularmente às pernas da viga.
Instalação do sistema truss

Na questão de como instalar um sistema de treliças, o tipo de telhado desempenha um papel importante. Vamos considerar duas opções:
- Com um telhado de galpão, o esquema de instalação é bastante simples. As vigas da estrutura repousam contra a parede oposta. O ângulo de inclinação do telhado é fornecido por diferentes alturas dos suportes (a opção de inclinação aceitável é de 45 a 60 graus);
- Para um telhado de duas águas, é necessária uma estrutura de treliça mais complexa. Normalmente é representado por um triângulo, no qual no topo as vigas são conectadas ao cume, e a base inferior é fixada aos pilares de sustentação ou Mauerlat.
Em duas versões, tanto em telhado de uma inclinação quanto em telhado de duas águas, as vigas das treliças são instaladas paralelas umas às outras.
Valor estimado das vigas
Dependendo da cobertura, da solidez da estrutura do telhado, da zona climática onde está localizado o canteiro de obras, é desenvolvida uma calculadora do sistema de caibros, ou seja, as dimensões lineares das pernas do caibro e o passo de sua colocação no sistema.
É importante nos cálculos escolher não apenas o comprimento das vigas, mas também a seção transversal da viga para elas.
Ela, por sua vez, depende de:
- do tamanho do comprimento das vigas;
- etapa de sua instalação;
- valor calculado das cargas.
Seções recomendadas para elementos do sistema treliçado:
- para pernas de vigas - madeira 50x150, 75x125, 100-150 mm;
- para Mauerlat - madeira 100x100, 150x150 mm;
- para corridas - madeira 100x100, 100x200 mm;
- para puffs - madeira 50x150 mm;
- para travessas - madeira 100x150 mm;
- para estantes - madeira 100x100 mm;
- para a potranca - madeira 50x150 mm.
Conselho. Todos os valores de projeto são melhor determinados na fase de projeto. Isso levará ainda mais a um trabalho mais fácil e à aquisição de propriedades de resistência pela estrutura de treliça.
Tipo de sistemas de treliça

A versão mais comum do sistema de treliça é uma treliça em camadas, que é instalada em objetos que possuem uma parede de suporte de carga média.
Inclui:
- duas pernas de viga apoiadas em uma cordilheira e um Mauerlat;
- prateleiras descansando em uma cama.
Treliças mais complexas incluem sistemas de treliças suspensas apoiadas em paredes externas.
Este projeto inclui:
- pernas de caibro inclinadas;
- puffs;
- Mauerlat;
- parafuso.
Esse sistema é mais trabalhoso de instalar e mais caro do que estruturas leves; portanto, muitos construtores em telhados complexos instalam estruturas de treliça combinadas, consistindo em treliças em camadas e suspensas.
Instruções de instalação

Em qualquer estrutura de telhado que você realizar trabalhos de instalação do sistema de treliças, existe uma instrução geral para sua instalação.
Contém as seguintes regras:
- É muito difícil para uma pessoa instalar elementos de treliça no telhado. É necessária assistência para elevar os elementos até o telhado, bem como durante o trabalho de instalação na instalação de treliças do telhado.
- Crie um mauerlat (uma barra com uma seção quadrada). A madeira é colocada ao longo da borda da parede por dentro e fixada com âncoras de metal.Os suportes temporários estão sendo dispostos para estabelecer uma viga de cumeeira, que está localizada paralela à parede, em estrita horizontalidade.
- Os elementos da viga são preparados, ajustados ao tamanho necessário. As partes superior e inferior das vigas estão bem alinhadas com o plano da crista e Mauerlat, respectivamente.
- Treliças extremas são instaladas, servindo de guia para o restante das pernas do caibro. Ao instalar e fixar as vigas, é observada uma distância estrita entre elas (degrau).
- Caso o comprimento das vigas seja menor do que o necessário, elas são alongadas. Para fazer isso, as extremidades das vigas são cortadas em um ângulo de 90 graus, o que garante um encaixe perfeito dos elementos. Sobreposições de 70 cm de comprimento são pregadas nas juntas, o que reduz a possibilidade de deflexão que ocorre sob a influência da carga total.
Conselho. A extensão deve ser construída de forma que haja alternância de juntas nas partes inferior e superior. Isso fornecerá força e uniformidade ao telhado.
De uma forma ou de outra, a instalação de vigas deve ser realizada com extrema precisão. Ao usar materiais de qualidade para as vigas e instalá-los adequadamente, a estrutura do telhado será confiável.
Isso continuará a proteger a casa da precipitação e outras influências ambientais negativas.
O artigo te ajudou?