Você está interessado em casas com telhado de mansarda? Vamos descobrir o quão complicado é esse design e se vale a pena pagar a mais por isso. E como bônus, consideraremos projetos populares de telhados para casas particulares com sótão.

Os primeiros projetos de casas com telhado de mansarda surgiram no século XVII, o berço dessa direção é a França, e o nome vem do arquiteto François Mansart, acredita-se que ele foi o primeiro a projetar apartamentos baratos para hóspedes no sótão .
- Vantagens e desvantagens
- Tipos de estruturas
- Uso de paredes do sótão
- Pontos importantes da construção
- Cinco layouts reais para escolher
- Esquema número 1.Sótão para 3 quartos
- Layout número 2. Opção para uma casa de campo
- Layout número 3. Casa para uma família com 2 filhos
- Layout nº 4. Casa 9x9m
- Layout nº 5. Casa econômica para 5 pessoas 8,4x10,7 m
- Conclusão
Vantagens e desvantagens
O número de casas com telhado de mansarda está crescendo constantemente. Por que as pessoas os amam?
- Os sótãos são benéficos do ponto de vista puramente prático, em comparação com um segundo andar completo, o preço de tais telhados é 1,5 a 2 vezes menor;
- Com custos relativamente baixos, a área útil da casa aumenta quase 2 vezes;
- As comunicações são facilmente montadas, basta tirar uma conclusão do primeiro andar e pronto;
- Se você construir no verão, não precisará despejar os inquilinos;
- Com a disponibilidade de material e uma abordagem competente, o trabalho pode ser concluído em 2 a 3 semanas;
- Um telhado de mansarda pode ser equipado não apenas em casa, este projeto é ótimo para banheiros, garagens e outros edifícios;
- Projetos de telhado de mansarda não são um campo arado para um designer, há muitas opções aqui, mas mais sobre isso depois.

Mas o telhado de mansarda da casa também apresenta várias desvantagens significativas:
- As divisórias internas do segundo andar são geralmente feitas de drywall, o que significa que o isolamento acústico é "coxo";
- Janelas trapezoidais são 1,5 a 2 vezes mais caras que as comuns;
- Nem toda casa antiga pode suportar tal projeto, o sótão é mais leve que um segundo andar completo, mas muito mais pesado que um sistema de treliça convencional.
Tipos de estruturas
Os tipos de sótãos são divididos em várias grandes áreas, que por sua vez possuem várias subespécies.
Uso de paredes do sótão
Projetos de estruturas de sótão com paredes de sótão permitem que você construa um espaço completo em qualquer casa.
A parede do sótão é uma continuação das paredes de suporte do perímetro da casa, a altura dessa parede varia de 0,8 a 1,5 m. Basta você construir um telhado com ângulo de inclinação superior a 45º e a área útil da superestrutura aumentará em até 100%.

Mas lembre-se: para construir esse sótão, um cinto de concreto armado deve ser derramado nas paredes de suporte. O único lugar onde este cinto não é necessário, em princípio, é em casas de madeira e estrutura.
Pontos importantes da construção
Cinco layouts reais para escolher
O layout do sótão é interessante, a beleza aqui é que não há divisórias portantes no sótão, muitas vezes tudo é feito de drywall, então você pode usar qualquer opção, o vôo do pensamento criativo é praticamente ilimitado.
Em qualquer casa, e independentemente dos materiais em que o projeto do sótão é desenvolvido, deve haver um banheiro, sem ele é apenas um sótão quente e será extremamente desconfortável morar nele.
Layout número 1. Sótão para 3 quartos

- No primeiro andar temos uma sala ampla, uma cozinha bastante espaçosa, uma casa de banho completa e um hall de dimensões médias;
- sótão adaptado exclusivamente para relaxamento, há um banheiro e 3 quartos de tamanho aproximadamente igual, cada um dos quais pode ser um quarto e um escritório.
Layout número 2. Opção para uma casa de campo

- Interessante solução do primeiro andar, em vez de vários cômodos minúsculos, mais da metade da planta foi feita por um estúdio-cozinha, combinado com uma sala de estar. À direita da entrada há uma escada para o segundo andar e à esquerda um banheiro relativamente espaçoso. O projeto prevê ainda um pequeno escritório próximo à cozinha;
- Área útil do sótão usado ao máximo, é dividido em 3 quartos, mas claramente não há banheiro suficiente, porque descer as escadas para o banheiro à noite não é apenas inconveniente, mas também perigoso, embora essa opção possa ser aceitável para uma residência de verão.
Layout número 3. Casa para uma família com 2 filhos
No rés-do-chão encontra-se uma espaçosa sala de estar, um hall bastante espaçoso e um escritório, além de um pequeno vestíbulo, o que é bom para o clima frio. O único erro grave pode ser considerado uma cozinha minúscula, mais de 2 pessoas não poderão comer ao mesmo tempo.

No sótão existem 2 quartos para crianças e um quarto para os pais. Das instalações auxiliares, há um banheiro combinado completo e um pequeno depósito.

Há mais uma falha nesse layout: é melhor colocar os banheiros um sobre o outro, caso contrário, você terá que fazer fiação de tubulação adicional.
Layout nº 4. Casa 9x9m
Esta disposição do rés-do-chão inclui uma entrada principal com um pequeno corredor e 2 entradas auxiliares pelas traseiras do edifício. A cozinha de 11 m² é adequada para uma família de 4 pessoas.Além disso, existe um escritório, uma arrecadação e uma casa de banho conjugada.

No segundo andar existem 3 quartos e uma espaçosa casa de banho. As portas do banheiro que abrem para fora não são muito convenientes, pois bloqueiam metade da passagem das escadas, mas se você colocar um modelo de porta de correr, o problema será removido.

Layout nº 5. Casa econômica para 5 pessoas 8,4x10,7 m
Casa relativamente pequena e ao mesmo tempo confortável. No rés-do-chão encontra-se uma ampla sala de estar conjugada com cozinha, um amplo escritório e uma confortável casa de banho. Havia até lugar para caldeira e despensa, além de 2 entradas.

No segundo andar temos 4 quartos, uma grande casa de banho e um espaçoso remendo em frente às escadas. Existem 2 varandas acima das portas de entrada, mas são mais pela beleza, na prática, os telhados de mansarda das casas particulares com varandas não carregam carga funcional, essas varandas são muito raramente utilizadas.

Conclusão
Espero que os projetos de telhado de casas particulares com sótão apresentados acima e as dicas para a implementação desses projetos o ajudem na escolha do modelo certo para você. Se você tiver alguma dúvida, escreva nos comentários, tentarei ajudar.

O artigo te ajudou?