Instalação de vigas faça você mesmo

 

instalação de caibrosA construção de um telhado é um processo muito trabalhoso, mas serve a um propósito bastante nobre - proteger a casa do vento, da precipitação e da perda de calor. Na hora de construir uma casa por conta própria, a instalação com as próprias mãos das vigas, que servem de base para toda a estrutura do telhado, pode se tornar bastante viável com a abordagem adequada dos negócios e o cumprimento de todas as regras. Neste artigo, descreveremos as características de design do sistema de treliças do telhado, abordaremos as regras e nuances de toda a lista de trabalhos sobre seu arranjo.

O que você precisa saber sobre o design do telhado e o sistema de treliça em particular

Antes de instalar o sistema de treliça com suas próprias mãos, você precisa entender as características estruturais da estrutura do telhado.

Os telhados das casas, via de regra, formam planos inclinados chamados de encostas. A base das inclinações da cobertura é precisamente o sistema de vigas em combinação com a caixa colocada sob a cobertura.

As extremidades inferiores das pernas da viga geralmente repousam no Mauerlat. Na interseção das encostas, são formadas nervuras horizontais e inclinadas.

A borda horizontal é chamada de cumeeira e, nas interseções das encostas que formam os cantos de entrada, são criados sulcos e vales.

As bordas do telhado, projetando-se acima das paredes dos edifícios, são chamadas de beirais ou saliências de empena. Eles estão localizados horizontalmente com uma saliência além dos contornos das paredes externas.

Depois que as vigas e ripas são colocadas, um material de cobertura externa, chamado telhado, é colocado acima delas. Antes de sua instalação, vapor, calor e impermeabilização são obrigatórios.

Dependendo do ângulo de inclinação das inclinações do telhado, os telhados são divididos em inclinados (com inclinação superior a 10%) e planos (com inclinação de 2,5% a 10%). Os planos de telhado que fornecem a inclinação da água são chamados de encostas.

Leia também:  Viga de caibro: principais tipos e características de instalação

Os telhados deste tipo têm uma inclinação superior a 2,5% e são divididos em:

  • Galpão - tendo apoio em duas paredes externas de diferentes alturas.
  • Empena - tendo apoio em duas paredes externas de mesma altura. As paredes triangulares finais que se formam com essa forma são chamadas de pinças (quando construídas de tábuas) ou empenas (quando erguidas de pedra). Portanto, o nome alternativo para esses telhados é empena.
  • Quatro inclinações ou quadril - telhados com inclinações triangulares (os chamados quadris) nas laterais finais. Se o quadril não for levado ao beiral, o telhado é chamado de meio quadril.
  • Quadris - telhados, quatro inclinações das quais são feitas na forma de triângulos idênticos convergindo em um único ponto.
  • Empena quebrada (sótão) - telhados, cada um dos planos dos quais são dois retângulos conectados entre si em um ângulo obtuso.

É uma certa ordem de instalação de vigas no telhado, na maioria das vezes, que forma o tipo de telhado inclinado.

caibros faça você mesmo servem como os principais elementos de suporte de carga da estrutura do telhado, projetados para lidar não apenas com o peso do telhado, mas também com a pressão do vento e da neve.

Portanto, o cálculo do sistema de treliça é realizado, guiado pelo tipo de material de cobertura, bem como pela espessura usual da cobertura de neve e pela força do vento da área.

Para obter a rigidez da estrutura, as pernas da viga são presas umas às outras e, para evitar que o telhado seja arrancado pelo vento, a estrutura é firmemente conectada à "caixa" da casa.

Via de regra, na construção de casas particulares e de campo, são aplicados sistemas de treliças de madeira, que são bastante simples de fabricar e ao mesmo tempo fáceis de processar e instalar.

Características e tipos de vigas

As treliças de telhado são estruturas de treliça planas que servem para cobrir grandes instalações.

Eles são representados por um sistema de hastes geometricamente imutáveis, localizadas em um único plano e conectadas entre si nas extremidades.

Leia também:  Vigas de quadril: recursos de instalação
instalação de vigas faça você mesmo
Sistema de vigas suspensas

As hastes do fardo, que são colocadas no contorno superior, são chamadas de cinto superior e, portanto, de acordo com o inferior - o cinto inferior. As hastes internas verticais são geralmente chamadas de verticais, enquanto as inclinadas são chamadas de braçadeiras.

A instalação de caibros implica, no centro do seu sistema, a presença de uma figura como um triângulo, uma vez que proporciona a maior rigidez.

O principal elemento da treliça são as próprias pernas das vigas, que são instaladas longe das encostas e servem de suporte para a caixa.

Existem os seguintes tipos de vigas:

O método de instalação das vigas e seu tipo é escolhido dependendo da inclinação do telhado, da carga do vento e da neve e da cobertura utilizada.

Considere como instalar vigas suspensas. A peculiaridade das vigas suspensas é que elas dependem apenas de dois suportes extremos, por exemplo, nas paredes de uma casa sem o uso de suportes intermediários.

As pernas de viga suspensas executam trabalho de flexão e compressão. Além disso, esse projeto cria uma força horizontal de ruptura significativa transmitida às paredes.

É possível reduzir o indicador desse esforço por meio de puffs (de madeira ou metal) conectando as pernas do caibro.

Podem ser colocados tanto na base das vigas (neste caso, a betonilha serve simultaneamente como viga de piso - esta opção é mais utilizada na construção de sótãos), como acima.

Além disso, quanto mais alto ele for colocado, mais poderoso e confiável ele deve ser, além de se conectar com as vigas. A instalação deste tipo de sistema de treliça é aplicável nos casos em que os vãos da cobertura são de 7 a 12 me não são fornecidos apoios adicionais.

Ao contrário das vigas em camadas, elas criam apenas pressão vertical no Mauerlat. Os principais elementos das vigas suspensas são o aperto do cinto inferior em combinação com as pernas da viga.

Agora vamos ver como construir vigas em camadas.

Em camadas vigas devem ser instalados em casas equipadas com uma parede portante adicional ou suportes colunares intermediários localizados no centro em relação às paredes portantes laterais (externas).

As extremidades das vigas em camadas repousam nas paredes laterais, enquanto sua parte central é suportada na forma de uma parede interna ou pilares de sustentação. Como resultado, seus elementos funcionam como vigas - apenas na flexão.

A instalação de um único sistema de cobertura em vários vãos pode envolver a instalação de treliças de telhado em camadas e suspensas com sua alternância.

Em locais onde não há suportes intermediários, são utilizadas vigas suspensas e, onde existem, em camadas. Se a distância entre os suportes (vão do telhado) for superior a 6,5 ​​me se houver um elemento de suporte adicional - 10-12 m - são utilizadas vigas em camadas.

A estrutura de treliça em camadas é equipada da mesma forma que em edifícios com sistema de caixilhos. A caixa é feita de tábuas esparsas ou vigas de piso maciço duplo e é presa às vigas com pregos. .

instalação de vigas
Com relação às vigas - instalá-las na coroa de uma casa de madeira pode envolver o corte diretamente sob a viga

Sob o piso de um telhado macio feito de feltro ou material de telhado, a caixa é feita na forma de um piso contínuo, consistindo em duas camadas de tábuas (o chamado piso duplo).

A camada inferior da caixa é chamada de trabalho, a superior - protetora.Esparso (com uma folga de 20-30 mm) ou piso único sólido é usado como base para um revestimento de lajes planas de fibrocimento.

Uma caixa feita de vigas com seção de 50 * 50 mm é aplicável como base para chapas onduladas de fibrocimento (ardósia clássica), telhas e chapas onduladas de fibra de vidro.

Antes de montar as vigas, você precisa entender os métodos de fixação. Dependendo do tipo de material com o qual a estrutura é construída, as pernas do caibro serão fixadas de uma das seguintes maneiras:

  • conexão com as bordas superiores de edifícios de blocos de madeira e vigas cortadas;
  • ligação com a cinta superior de edifícios em estrutura de madeira;
  • conexão com barras de suporte de edifícios de pedra. Neste caso, a espessura do mauerlat deve variar entre 150-160 mm, enquanto ele próprio pode ser selecionado parcial (cujas barras são colocadas apenas nas junções com as pernas da viga) ou sólido (a barra é colocada ao longo de todo comprimento do edifício).

Ao selecionar as pernas do caibro de uma pequena seção, a fim de protegê-las da flacidez, é utilizada uma treliça de escoras, estantes e travessas. Suportes e racks são feitos de toras com diâmetro de pelo menos 130-140 mm.

Durante a instalação, a perna da viga é cortada em um sopro.

Para excluir a possibilidade de o final da perna da viga deslizar ao longo do aperto e lascar, é necessário inserir as vigas com um dente com altura de 1/3 da altura do aperto, com uma espiga ou usando dois métodos em o mesmo tempo.

Conselho! O puff pode permanecer intacto e não será lascado se as vigas forem montadas a aproximadamente 30-40 cm de sua borda. A perna da viga é cortada no final do sopro, enquanto move o dente o mais longe possível.

Instruções de instalação da viga

instalação de sistema treliçado
Pernas de viga presas com um puff

A tecnologia para instalação de vigas é aproximadamente a seguinte:

  • Os elementos da estrutura do telhado são feitos de madeira de 1-2 graus sem buracos de minhoca e podridão.
  • Barras e tábuas são cortadas no tamanho desejado ao longo do comprimento usando uma serra circular para corte transversal e, na mesma máquina, os produtos são aparados de acordo com um determinado perfil (gabarito). Eles são serrados em largura em uma serra circular para corte longitudinal. Antes da montagem, as vigas são descascadas e marcadas de acordo com os gabaritos.
  • A montagem dos elementos do sistema treliçado é realizada no atacante em gabaritos. As peças a serem montadas são colocadas no percussor em uma ordem conveniente para facilidade de uso sem esforço e movimento adicionais.
  • No batente, antes de iniciar a montagem da estrutura treliçada, é necessário aplicar com auxílio de carvão ou giz um diagrama dos caibros a serem montados em tamanho natural. Além disso, no local do atacante, você pode preencher as tiras que irão fixar a localização exata das pernas das vigas montadas, ou seja, aplicar um gabarito sob o assentamento das vigas.
  • Após a conclusão do corte, assim como o conjunto de controle, os elementos da treliça são marcados e embalados completamente. Pernas de viga de grande envergadura precisam ser testadas para que possam ser montadas durante a construção sem ajuste.
  • Nos elementos de treliça, os ninhos são selecionados para a instalação de buchas e parafusos.

Conselho! Vigas com pequeno vão podem ser montadas em empreendimentos especiais e entregues no canteiro de obras já montadas.

Estruturas de treliça feitas de troncos

Na fabricação de vigas de toras, é utilizada madeira de casca redonda com 18 cm de diâmetro.As toras são selecionadas uniformes e retas, sem curvatura, buracos de minhoca e podridão. Pequenas irregularidades estão sujeitas a processamento com um machado ao longo do cordão.

Os puffs, por meio dos quais as pernas do caibro são conectadas, são feitos de madeira da melhor qualidade. Primeiro de tudo, um log é selecionado para puffing e é aparado no tamanho necessário em comprimento.

Devido ao fato de a madeira em toro ser fornecida com comprimento máximo de 6,5 m, para grandes vãos, o aperto geralmente é feito com 2 a 3 toras amarradas entre si ao longo do comprimento. Em seguida, as toras são selecionadas para a fabricação de pernas de vigas. Racks e struts, que são mais curtos, são feitos de sobras ou das toras mais curtas. As pontas das toras selecionadas são cortadas e marcadas de acordo com um gabarito, feito de chapa fina ou compensado.

As pontas dos cortes, após a conclusão da marcação, são cortadas e limpas com um machado bem afiado. Vigas do tipo misto sobre cavilhas lamelares são utilizadas na disposição dos pisos, bem como na forma das cintas treliçadas superiores. As vigas são reunidas de barras em cavilhas de madeira. Talvez a estrutura de seção pré-fabricada mais comum seja uma viga, que é uma estrutura de duas ou três vigas de madeira de coníferas, interligadas por pinos lamelares feitos de madeira de lei (principalmente carvalho, às vezes bétula). Nas vigas, os pinos são fixados ao longo do comprimento, excluindo-se apenas a parte central, onde os esforços cortantes são relativamente pequenos.

As vigas são feitas de vigas de primeiro grau, secas até um teor de umidade não superior a 20%. Quanto ao teor de umidade dos pinos lamelares para confecção de vigas, não deve ser superior a 10%.

As vigas são montadas por meio de um dispositivo especial, composto por dois suportes (suportes), sobre os quais está localizado um eixo que realiza rotação em duas buchas.

Em cada lado do eixo nas barras de cavalete são colocadas. As vigas são deslocadas nas extremidades com a ajuda de cordões de grampos.

Conselho! Para obter a elevação de montagem necessária nas vigas, dois espaçadores são fixados ao eixo, tendo uma espessura correspondente à elevação.

Devido ao fato de as extremidades das vigas serem acopladas e seu meio ser dobrado sob a ação dos espaçadores, as vigas se dobram de acordo com a magnitude do levantamento.

No processo de curvatura das vigas, é necessário garantir que os planos das vigas que estão em contato entre si sejam ajustados com precisão.

E você deve observar o aumento da construção. Além disso, de acordo com o gabarito, os locais de montagem das cavilhas são delineados e os ninhos são selecionados. Depois disso, cavilhas lamelares são inseridas nos ninhos.


Depois de realizadas essas operações, em um dos lados, os cavaletes são puxados para fora do dispositivo e o eixo é girado simultaneamente com as vigas em 180 graus, depois os cavaletes são colocados no lugar, os ninhos são selecionados novamente e os pinos são inserido neles a partir do segundo lado das vigas.

Após a conclusão da instalação das buchas, os fios devem ser removidos, dos quais as vigas acabadas se endireitam um pouco, reduzindo levemente a elevação do prédio, e as buchas devem ser bem apertadas nos encaixes.

Terminado o sistema de caibros e a fixação do torneamento, a próxima etapa do processo de montagem do telhado é a cobertura e a torta de cobertura.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC