Por que as coberturas de costura de metal estão passando por um renascimento? Vamos descobrir juntos como o telhado de costura é organizado, por que é tão amado, quais materiais são usados \u200b\u200be que tipos de juntas de costura existem. E, ao mesmo tempo, contarei passo a passo com fotos sobre minha própria experiência na instalação de tal telhado.

parte teórica
Para ser preciso, a cobertura de costura não é um tipo de cobertura, mas sim uma maneira de conectar chapas ou tiras de metal. Graças a esta tecnologia, você obtém um revestimento metálico monolítico e completamente selado, sem orifícios de parafusos auto-roscantes, pregos e outros fixadores.
Se explicarmos em poucas palavras o dispositivo de um telhado de costura, ele se parecerá com isto: duas folhas de metal adjacentes na junção, figurativamente falando, são torcidas juntas e então essa torção é pressionada.
A própria tecnologia chegou até nós da Alemanha há mais de 100 anos, e com ela veio o nome, o fato é que em alemão "falzen" significa o verbo dobrar ou dobrar.
Antigamente, as coberturas de ferro eram absurdamente caras porque tudo tinha que ser feito à mão. Mas depois que equipamentos e dispositivos relativamente baratos foram usados \u200b\u200bpara a fabricação de coberturas de costura, o custo do trabalho caiu significativamente e esse tipo de revestimento tornou-se acessível para quase todos.
As costuras no telhado podem ser cravadas manualmente e com a ajuda de um aparelho especial.
Vamos entender os termos
- pinturas - é assim que os profissionais chamam as chapas ou tiras de metal, que na verdade cobrem o telhado;
- falz - esta é a mesma torção entre duas folhas adjacentes de material de cobertura, são as dobras que chamam a atenção imediatamente na foto e são consideradas a marca registrada de tais coberturas;
- Kleimer - um pequeno suporte destinado a fixar as chapas metálicas à cobertura da cobertura.
Tipos de conexão de costura
A instrução exige que a inclinação de tal telhado seja de pelo menos 10º, enquanto a inclinação ideal é de 30º a 35º, mas ao fazer uma costura dupla, a inclinação do telhado não desempenha mais um papel especial, pode ser qualquer coisa.

- A conexão com uma única costura vertical é considerada a mais simples, aqui a borda de uma folha é dobrada a 90º, e a borda da folha adjacente gira e prende essa soleira. Para um mestre iniciante, esta é a opção mais adequada;
- Uma costura dupla é uma versão melhorada de uma única dobra, apenas neste projeto as bordas das folhas adjacentes são torcidas em 2 voltas. Esse encaixe é considerado o mais confiável e hermético, mas sem uma ferramenta especial não é realista equipar essa conexão com alta qualidade;
- As dobras recumbentes simples e duplas diferem das dobras em pé apenas porque são dobradas para o lado (deitadas);
As dobras em pé geralmente são montadas paralelamente ao movimento da água do telhado, e as opções reclinadas são usadas para união horizontal de 2 folhas, ou seja, perpendicular à precipitação. Simplificando, se o comprimento da folha não for suficiente para todo o plano do telhado, o setor que falta na parte inferior é preso com uma dobra reclinada.

- Há também um clickfold - é um desenho de travamento automático, de um lado há uma espécie de “dente”, e o lado adjacente, agarrado a esse dente, se encaixa no lugar, ideal para os caseiros. Mas a tecnologia apareceu há relativamente pouco tempo e, até agora, sua confiabilidade deve ser julgada pelos textos publicitários.

Que tipo de telhados metálicos são cobertos
Aço. A chapa de aço laminada a frio é tradicionalmente considerada o patriarca dessa direção, tudo começou com ela. Antes era simplesmente pintado, agora existem pinturas pintadas, pinturas galvanizadas e pinturas galvanizadas com revestimento de polímero.
As 2 primeiras opções não duram muito, têm medo de danos mecânicos, por exemplo, um galho que caiu no telhado e chuva ácida, e a galvanização revestida com pural, poliéster ou plastisol pode durar até 50 anos sem reparo.

Cobre. Este é o telhado de costura mais caro, mas a folha de cobre vale o dinheiro. Se você cobrir uma folha de cobre com uma camada de pátina, seu telhado brilhará por décadas, mas mesmo sem pátina, o óxido de cobre forma uma película forte na superfície, embora não haja esse brilho.
Além disso, nenhuma chuva ácida ou arranhões no telhado de cobre são terríveis. A instalação de um telhado de costura feito de cobre é mais fácil de executar do que, por exemplo, aço, já que o próprio cobre é muito mais macio.

zinco-titânio. Esta liga apareceu nos telhados dos países ocidentais nos anos setenta do século passado, um telhado de costura cinza prateado cativa imediatamente com sua beleza.
Mas não se enraizou no nosso país: em primeiro lugar, a instalação de coberturas de zinco-titânio requer uma abordagem profissional e, em segundo lugar, o seu preço é ligeiramente inferior ao do cobre. Além disso, a vida útil é de cerca de 50 anos, o que é bastante comparável a bons telhados de aço.

Alumínio. A cobertura de alumínio é mais cara que a de aço, mas mais barata que a de cobre.Este metal não enferruja, não tem medo de danos mecânicos e produtos químicos agressivos e, o mais importante, o alumínio é muito mais leve que seus concorrentes.
O único aspecto negativo é o alto coeficiente de expansão quando aquecido, mas com instalação de alta qualidade isso não importa.

Agora existem fotos no mercado feitas de ligas de alumínio com zinco, bem como titânio com zinco e cobre, mas é muito cedo para falar seriamente sobre elas, elas não passaram no teste do tempo e as promessas publicitárias nem sempre são verdadeiras .
Algumas palavras sobre os prós e contras
As vantagens aqui são bastante significativas:
- folha inteira. A primeira e talvez a principal vantagem é a solidez do telhado. Com uma conexão de qualidade com costura dupla, você obtém, de fato, uma chapa sólida sem quebras e furos de montagem;
- peso leve. A espessura máxima do metal é de 1,2 mm, mas na maioria dos casos são utilizadas chapas com espessura de 0,5 a 0,8 mm, portanto, esse telhado será o mais leve entre os concorrentes;
- acabamento liso. A neve praticamente não permanece em uma superfície de metal plana e lisa, mas há uma nuance aqui: devido ao perigo de derretimento descontrolado da neve, é necessário instalar retentores de neve no telhado da costura; no oeste, essa casa não ser segurado sem eles;
- Durabilidade. Mesmo nos modelos da classe econômica, por exemplo, aço revestido com polímero, a garantia começa a partir de 25 anos, e os telhados de cobre, segundo os fabricantes, podem chegar a 100 anos;
- Segurança contra incêndios. O metal não queima e não suporta combustão.

Os contras mais notáveis são:
- Barulho. De fato, as gotas de chuva tamborilam bastante alto no metal fino. Agora esse problema é resolvido com a ajuda de um substrato à prova de som;
- Pára-raios. Qualquer telhado dobrado deve ser aterrado e, idealmente, é desejável instalar uma torre de pára-raios na cumeeira, porque com essa quadratura, a probabilidade de um raio atingir o metal aumenta significativamente;
- Preparação. Para fazer uma imagem dobrada, você precisa de uma máquina de enrolar especial, além de uma ferramenta altamente especializada para cravar as dobras. Mas com o nível de serviço atual, tudo se resolve facilmente, as pinturas podem ser encomendadas e o instrumento pode ser alugado, eu mesmo verifiquei.

Como cobrir o telhado com ferro
A profissão de latoeiro (especialista em telhados metálicos) sempre foi muito valorizada e, acredite, por um bom motivo. É possível colocar um telhado dobrado com as próprias mãos, mas não se deve visar grandes áreas e estruturas complexas, estudei pessoalmente em uma pequena casa de banho, da qual falarei mais adiante.
Conclusão
Claro, um telhado de costura de metal vai custar mais do que, por exemplo, a mesma ardósia, mas esse revestimento é da categoria daqueles que você fez e esqueceu o problema por pelo menos 20 a 30 anos. No vídeo deste artigo, você encontrará muitas sutilezas e nuances sobre o tema dos telhados de costura. Se tiver alguma dúvida, escreva nos comentários, posso ajudar.

O artigo te ajudou?