Ao escolher um plano para uma futura casa, uma das principais questões é determinar o desenho do telhado e sua forma. Vale a pena ficar atento aos projetos de casas com telhado de mansarda, pois essa opção é muito racional.
Escolher um projeto com telhado de mansarda é uma ótima oportunidade para aproveitar ao máximo o espaço do sótão. E, em geral, o sótão é uma parte muito atraente de qualquer edifício. Em tal sala, via de regra, há muita luz e ar.
Um andar pode ser chamado de sótão se estiver localizado no território do sótão e sua fachada (parcialmente ou mesmo completamente) for formada pela superfície de um telhado quebrado ou inclinado.
De acordo com os requisitos dos códigos de construção, a linha de interseção do telhado e da fachada deve estar localizada a um nível não superior a um metro e meio do nível do piso do sótão.
Se essas condições não forem atendidas, o quarto não será um sótão, mas simplesmente um sótão usado.
Conselho! A altura mínima de uma parede vertical deve ser de pelo menos 1,4 metros, caso em que uma pessoa pode sentar em uma cadeira encostada na parede.
Deve-se notar que os projetos de telhado de mansarda decoram quase todas as casas. Particularmente atraente é o sótão, ao qual é anexado um dossel em forma de pérgula.
Esta opção é possível se a casa tiver um telhado reto com inclinações desiguais.
No caso de o layout do interior não se encaixar em uma forma triangular, são escolhidos telhados de mansarda, nos quais há declives quebrados.
A vantagem de uma casa com telhado de mansarda é que o comprimento da fundação é relativamente pequeno. Ou seja, o território do local alocado para construção de capital é salvo.
Assim, tal projeto coberturas modernas é a opção mais econômica para obter alojamentos adicionais.
Portanto, se houver uma casa com sótão não residencial, investir em um telhado não adicionará um único metro de área útil.
Se a escolha for a favor do sótão, então os custos, claro, aumentarão significativamente, mas o investimento permitirá que você obtenha um andar adicional para equipar as instalações residenciais.
Variedades de telhados para a construção de pisos de sótão

A forma do sótão, via de regra, depende do tipo de telhado. Os pisos do sótão podem ser triangulares, quebrados, assimétricos, localizados acima de toda a casa ou apenas acima de sua parte.
Em que caso pode ser construído um telhado com sótão?
- Um telhado inclinado é o tipo mais simples de cobertura. Esse telhado tem a forma de um plano inclinado fixado em paredes de suporte de várias alturas. Esta versão do telhado é muito raramente usada para a construção do sótão.
- Gable ou telhado de duas águas. Esse telhado é montado a partir de duas inclinações, que são direcionadas em direções opostas. Este telhado é a opção mais comum para um dispositivo de sótão, pois é fácil de instalar e bastante confiável.
- Um telhado inclinado é uma subespécie de um telhado de duas águas. Esta versão do telhado é frequentemente usada em casas pequenas, é perfeita para a construção de um sótão.
- Telhados de quadril e meio quadril são variedades de telhados de quadril. Deve-se notar que os telhados de quatro águas quebradas em mansarda permitem um aproveitamento muito eficiente do espaço dos sótãos, embora a silhueta quebrada não seja tão expressiva quanto o clássico telhado de duas águas.
- Telhados abobadados, piramidais e cônicos são usados para edifícios com contornos arredondados ou poligonais. Criar um sótão sob esse teto é um processo bastante complicado, mas é bem possível.
Benefícios dos sótãos
Projetos de telhados modernos com sótão apresentam vantagens significativas, entre elas:
- Possibilidade de aumentar a área adequada para instalações residenciais;
- Dar ao edifício uma bela silhueta;
- Aumentar a densidade de edifícios;
- A possibilidade de ampliar a área de uma casa já finalizada e em operação, e sem a necessidade de despejo de moradores;
- Curto tempo de construção;
- Custo relativamente baixo (quando comparado com a construção de um novo edifício).
Variedades de telhados de mansarda

Então, quais são os tipos de telhados de mansarda?
- Sótão de nível único em combinação com telhado de duas águas ou inclinado;
- Sótão de um só piso com instalação de consolas remotas;
- Sótão de dois níveis, para cuja construção foram utilizados suportes de tipo misto.
Ao escolher o tipo de telhado, é necessário levar em consideração o tipo e a intensidade das cargas que serão aplicadas ao revestimento.
Conselho! O design mais simples é uma forma triangular com um contorno retilíneo.
De qualquer forma, um projeto de telhado com sótão é feito com base em cálculos de engenharia. Nesse caso, todas as cargas que serão colocadas no piso devem ser levadas em consideração.
Quanto ao estilo de cobertura, então você pode fazer qualquer escolha, é claro, se não contradizer os requisitos operacionais e de design.
O dispositivo de telhados de mansarda
Ao planejar a construção de uma casa com telhado de mansarda, é melhor confiar o trabalho de projeto e instalação a engenheiros e construtores profissionais.
Sem experiência relevante, é extremamente difícil realizar um trabalho tão responsável sem erros. E tais erros podem resultar em custos adicionais e muito significativos.
Ao elaborar um projeto, o layout do edifício base, sua forma, linhas e geometria da cobertura são necessariamente analisados. Se você planeja construir telhado de mansarda em um edifício já operado, uma etapa obrigatória do trabalho é uma avaliação especializada do estado da fundação e das paredes de suporte.
Esses dados são necessários para calcular as cargas nas estruturas de suporte de carga da casa.
Ao escolher um material de construção e um esquema de construção, deve-se partir do requisito de que a estrutura tenha um peso mínimo.
Portanto, as unidades de telhado de mansarda, em regra, são feitas de vigas de madeira tratadas com retardadores de chama e anti-sépticos, ou um perfil de metal leve. Pedra, argamassa e outros materiais de construção pesados não são usados para a construção de sótãos.
Características dos telhados de mansarda
Os seguintes requisitos se aplicam a qualquer tipo de telhado de mansarda:
- A cobertura do telhado deve ser leve. Você pode usar telhas de metal, chapas de metal, etc.
- O revestimento interno das instalações e a construção de divisórias internas são realizadas em drywall e perfis leves.
- Sendo o sótão mais resistente que os pisos principais, sujeito a perdas de calor, é necessário proceder a isolamento de telhado. Como regra, lã mineral ou outro isolamento eficaz é usado para esses fins. Além disso, é necessário instalar vapor e impermeabilização.
Uso de pisos de sótão
Deve-se notar que no sótão sob o telhado você pode equipar qualquer área de estar. Pode ser um quarto, um escritório, um quarto infantil ou uma sala para instalação de equipamentos de ginástica e atividades esportivas.
E se forem fornecidos vidros extensos, o piso do sótão pode ser usado como uma sala para um jardim de inverno.
O artigo te ajudou?