No caso em que o sistema natural de troca de ar de suprimento e exaustão em um edifício doméstico ou industrial não funcione com eficiência suficiente, a circulação forçada é organizada. Vários sistemas são usados para isso, mas na maioria dos casos um ventilador de teto é a solução mais econômica e produtiva. O dispositivo e a classificação desses dispositivos serão discutidos no artigo a seguir.
De acordo com o princípio de instalação no sistema, o ventilador de teto pode ser:
- Canal - montado na saída de uma estrutura como topo suave, usando um tubo de exaustão especial que atravessa o prédio ou um duto de ventilação
- Channelless - instalado nos telhados de edifícios, geralmente de um nível, onde existem grandes instalações sólidas - academias, shopping centers, locais de entretenimento
- Universal - podendo ser instalado em qualquer um dos sistemas
Se houver necessidade de circulação contínua, o ventilador pode operar continuamente.
Se a renovação natural do ar for insuficiente em determinados momentos, em picos de carga, o dispositivo liga-se conforme necessário, em modo manual, e com os sensores adequados instalados, por exemplo, a temperatura do ar no interior do edifício, de forma automática.
Na aparência, os ventiladores de teto de vários modelos e fabricantes podem diferir, mas têm o mesmo diagrama básico:
- A base na qual o dispositivo está conectado à saída de ventilação
- quadro do motor
- tubo de entrada
- malha de proteção
- impulsor de trabalho
- tampa protetora
- Motor

A diferença estrutural deste ventilador em relação às outras variedades é que ele é instalado como um dispositivo final, ele retira o fluxo de ar diretamente para o ambiente, sem utilizar sua temperatura e pressão de vazão.
Qualquer ventilador de teto possui uma tampa protetora - protege as partes internas do mecanismo dos efeitos da precipitação.
Além disso, todos os modelos são equipados com redes de proteção - protegem o dispositivo de fortes rajadas de vento e da entrada de vários detritos de telhado plano.
Se o fluxo de ar de exaustão contiver impurezas agressivas, o dispositivo é feito de materiais resistentes à corrosão. Existem modificações separadas especialmente projetadas para a remoção de ar quente e fumaça, bem como à prova de explosão.
CONSELHO! Existem modelos especiais de ventiladores projetados para aumentar a tiragem das chaminés. Se você instalar tal dispositivo no canal de fumaça de uma lareira ou caldeira a gás, o funcionamento normal do aquecedor é garantido durante sua operação. A desvantagem de tal sistema está no consumo de eletricidade e também no fato de que, ao desligar o dispositivo, a tração será pior do que sem ele.
A base para instalação do dispositivo corresponde ao formato do duto de ventilação e pode ser:
- Redondo
- quadrado
- Retangular
Existe também a possibilidade de fixação através de adaptadores especiais ou copos de montagem.
Os dispositivos são classificados de acordo com a direção do ar ejetado:
- Abaixo
- Para os lados
- Acima
- Para cima e para baixo
Normalmente, um ventilador de teto é usado para extrair o ar quente ou poluído. A desvantagem desse projeto é a possibilidade de entrada de precipitação no sistema quando a unidade é desligada.
Para evitar esse problema, esses dispositivos são equipados com válvulas e lâminas que abrem quando a energia é aplicada.
Seu estado normal é fechado, portanto, quando o dispositivo é desligado, a corrente de retorno ao sistema é bloqueada automaticamente. O sistema de descarga lateral também tem seu próprio problema - é uma sensibilidade aumentada às cargas de vento.
É resolvido com a instalação de grades de proteção de design aprimorado.
Alguns fabricantes também oferecem uma solução para ambos os problemas com um copo externo hermeticamente montado no topo de toda a estrutura do ventilador e equipado com uma válvula de retenção que permite que o ar passe apenas para o exterior.

Uma vez que os ventiladores de telhado são frequentemente instalados no telhado acima de instalações residenciais ou de escritórios, requisitos importantes são colocados no ruído e na vibração gerados pelo dispositivo.
Para reduzir o impacto sonoro, as caixas de alguns modelos são equipadas com silenciadores especiais: tubular na saída do fluxo e placa na entrada.
Para requisitos especiais, o próprio corpo é à prova de som com um estofamento de absorção de som especial. Para reduzir a vibração, são fornecidos amortecedores especiais e, quando instalados sob os suportes, são instaladas juntas elásticas.
Os tamanhos padrão dos diâmetros das rodas de ar do ventilador estão na faixa de 200-1400 mm, pois dimensões menores não permitem que o sistema funcione com eficiência e, com maiores, o ruído e a vibração não podem ser compensados para valores confortáveis.
CONSELHO! A maioria das residências particulares modernas está equipada com janelas com vidros duplos e outras estruturas herméticas, o que pode prejudicar a circulação normal do ar nas instalações. Em alguns casos, a ventilação do telhado ajudará a resolver o problema - mas você deve escolher um sistema com proteção contra ruído e vibração; nessas condições, a falta de isolamento definitivamente se manifestará.
O desempenho dos ventiladores em termos de volume de ar de exaustão é determinado pelos seguintes parâmetros:
- Tamanho da roda (aumenta com o tamanho da roda)
- Potência do motor (afeta a velocidade de rotação do impulsor instalado e, portanto, a vazão maior ou menor)
- O ângulo das pás (é sempre direcionado para o curso da roda, varia de 25 a 90 °. Um ângulo maior proporciona alto desempenho, mas ao mesmo tempo - maior consumo de eletricidade)

Entre esta classe de dispositivos, de acordo com o princípio de operação, o ventilador radial do telhado lidera com segurança, às vezes também é chamado de centrífugo.
De tempos em tempos, são feitas tentativas de colocar o motor dentro da roda de vento, o que permite reduzir o tamanho da estrutura. Mas o próprio motor cobre uma parte significativa da seção transversal do canal de ar - então a questão permanece em aberto.
Via de regra, a única “liberdade” que os fabricantes se permitem é a disposição horizontal ou vertical do motor e do impulsor.
Além disso, os sistemas de exaustão de ar são divididos de acordo com o grau de controlabilidade dos modos de operação.
Eles podem ser comutados manualmente ou automaticamente e podem ser os seguintes:
- Não regulamentado - tendo apenas os estados "on" - "off"
- Com uma velocidade fixa - existem 2-3 velocidades, com um interruptor
- RPM variável - a velocidade do motor e da roda muda suavemente de acordo com a carga atual (a Systemair é especializada nisso)
CONSELHO! Muitos edifícios agora têm sistemas separados de exaustão e ventilação de fumaça. Se os requisitos regulamentares dos SNiPs e GOSTs permitirem, seus dutos de ventilação geralmente são combinados nos pontos de saída. Como a proteção contra fumaça é um elemento de segurança contra incêndio e é usada apenas em situações de emergência, ela fica inativa na maior parte do tempo. No entanto, deve ser equipado de acordo.Se você instalar um ventilador de teto universal no lugar dessa tomada combinada, economizará muito dinheiro, sem comprometer o desempenho de cada um dos sistemas.
O comprador, ao escolher um ventilador para seu imóvel residencial ou comercial, deve se atentar, antes de tudo, às seguintes características:
- Volume de ar
- Peso
- A presença de modos de ajuste
- Nível de ruído
Pode haver requisitos especiais - como proteção contra explosão (para salas com vapores combustíveis) ou trabalho em clima marítimo.
Também não deve ser esquecido que um ventilador de teto radial de alta potência não é a única solução para um problema de desempenho.
Afinal, você pode instalar vários dispositivos mais fracos em diferentes dutos de ventilação. O resultado será maior flexibilidade do sistema - se necessário, darão o mesmo volume, mas quando a carga diminuir, poderão ser ligados e desligados no modo desejado, inclusive automaticamente.
O artigo te ajudou?