Perna da viga: um elemento importante do sistema de vigas

perna de vigaO sistema de treliça está equipado para colocar o material de cobertura e garante a resistência e a confiabilidade do telhado que está sendo erguido. Este artigo descreve como a instalação do sistema de vigas é realizada e quais elementos (perna de viga, mauerlat, etc.) ele inclui.

O telhado é uma estrutura de suporte que executa várias funções:

  • Assume todas as cargas do exterior, como o peso da própria cobertura e dos seus elementos;
  • Transfere a carga do caixote e o material colocado sobre ele para os suportes internos e paredes do edifício;
  • Dá ao edifício uma aparência estética;
  • Protege o sótão do mundo exterior, etc.

Para as principais operadoras elementos do telhado vigas, caixote e Mauerlat podem ser atribuídos.Além disso, a estrutura de suporte inclui vários fixadores adicionais, como racks, travessas, espaçadores, suportes e muitos outros.

A resistência e a confiabilidade do telhado são diretamente afetadas por sua estrutura de suporte - o sistema de vigas. As vigas são a principal parte de suporte de carga da estrutura do telhado.

O sistema de treliça deve suportar não só o peso da própria cobertura, mas também a cobertura de neve sobre ela e a pressão das correntes de vento, pelo que o seu cálculo é feito tendo em conta características como o material da cobertura e as condições climáticas da zona.

Construção do sistema de treliças

processamento de vigas
Exemplo de estrutura treliçada

A rigidez da estrutura do telhado é garantida pela fixação das vigas umas às outras, resultando em um forte sistema de treliças. Para evitar que o telhado seja arrancado por rajadas de vento, a estrutura deve estar bem conectada à caixa do edifício.

Na maioria das vezes, na construção de chalés e casas de campo, são utilizados sistemas de treliças de madeira, que se distinguem pela facilidade de fabricação e instalação.

Além disso, se erros foram cometidos durante a construção das paredes, o processamento adicional das vigas é bastante fácil - encurtar, construir, aparar, etc.

Leia também:  Conexão de vigas: métodos e tecnologias

Ao instalar o sistema de vigas, também são utilizados fixadores adicionais, como:

  • parafusos;
  • parafusos;
  • Unhas;
  • Grampos;
  • Grampos.

Além da fixação, eles são usados ​​para fortalecer a estrutura de suporte do telhado.Detalhes do telhado conectados entre si, resultando em uma treliça, que é baseada em triângulos, que são a figura geométrica mais rígida.

Ao escolher o material do qual o sistema de treliça será feito e montado, várias nuances arquitetônicas e estruturais deste projeto devem ser levadas em consideração.

Um papel importante também é desempenhado pelo fogo e pela impregnação anti-séptica das vigas, o que afeta diretamente a duração da vida útil do telhado.

O sistema de vigas, composto por pernas de vigas, é a principal parte de suporte do telhado. A instalação de vigas é realizada em um ângulo igual ao ângulo de inclinação das encostas do telhado.

As partes inferiores das pernas da viga são suportadas pelo Mauerlat, o que permite distribuir a carga uniformemente nas paredes externas. As extremidades superiores das pernas das vigas repousam sobre encaixes intermediários ou uma viga sob a cumeeira.

A partir daí, a carga é transferida para as paredes internas portantes por meio de um sistema de estantes.

Tipos de vigas

A composição das vigas suspensas:

  1. Perna de viga;
  2. Rigel;
  3. Cobertura de sótão.

Elementos de vigas em camadas:

  1. Mauerlat;
  2. Perna de viga;
  3. sopro;
  4. avó;
  5. Strut.
sistema de vigas
Vigas suspensas (esquerda) e em camadas (direita)

Existem dois tipos de vigas: suspensas e em camadas:

  1. As vigas suspensas têm apenas dois pontos de apoio extremo (por exemplo, nas paredes de uma casa sem o uso de suportes intermediários), enquanto as pernas das vigas trabalham em flexão e compressão. desenho pendurado vigas cria uma força horizontal de ruptura grave transmitida às paredes. Para reduzir esse esforço, utiliza-se o alongamento, com o qual as pernas da viga são conectadas.O trecho é colocado tanto na base dos caibros, que depois se torna uma viga de piso, que é a opção mais comum para telhados de mansarda, quanto em altura maior. . Um aumento na altura da extensão requer um aumento em sua potência e na confiabilidade de sua fixação nas vigas.
  2. A instalação de vigas em camadas é realizada em edifícios com parede intermediária de suporte de carga ou suportes intermediários na forma de pilares, cujas extremidades repousam nas paredes externas e o meio - nos suportes ou na parede interna. Os elementos dessas vigas desempenham a função de metacarpos, trabalhando apenas para dobrar. O design das vigas em camadas é menor que o peso das vigas suspensas, requer menos consumo de material e, consequentemente, menores custos financeiros. A instalação de vigas em camadas é realizada quando os suportes são separados um do outro por não mais que 6,5 m. Ao instalar um suporte adicional, as vigas em camadas podem cobrir uma largura de até 12 me com dois suportes - até 15 m.

Importante: ao instalar uma única estrutura de telhado para vários vãos, é permitida a alternância de treliças de telhado em camadas e suspensas. Em locais onde não há suportes intermediários, são utilizadas vigas suspensas e, em outros locais, são colocadas em camadas.

As pernas das vigas geralmente não são apoiadas diretamente nas paredes da casa, mas em uma viga especial chamada Mauerlat. Pode ser localizado ao longo de toda a extensão da casa ou colocado apenas sob os pés das vigas.

No caso de estruturas de madeira, uma viga ou tora é usada como mauerlat, que é a coroa superior da casa de toras.

No caso de paredes de alvenaria, o maurlat é uma barra instalada nivelada com a superfície interna da parede, protegida por uma saliência da alvenaria do lado de fora. Entre o tijolo e o mauerlat, é necessário colocar uma camada de material impermeabilizante, por exemplo, material de cobertura em duas camadas.

Útil: no caso de uma largura pequena das pernas da viga, elas podem ceder com o tempo. Para evitar isso, é usada uma treliça especial composta por uma barra transversal, um rack e escoras.

Na parte superior da estrutura do caibro, independentemente do tipo de telhado, é colocada uma corrida que liga as treliças ou caibros.

Nesta corrida, a cumeeira é posteriormente equipada. Nos locais onde não há paredes portantes, os calcanhares das pernas das vigas repousam sobre vigas longitudinais de energia suficiente - vigas laterais.

Suas dimensões dependem da carga real.

Instalação do sistema de vigas

impregnação para caibros
Vigas de fixação a Mauerlat

Os ângulos de inclinação das inclinações do telhado são definidos pelo desenvolvedor, levando em consideração o tipo de construção e a finalidade do sótão.

Ao mesmo tempo, deve-se lembrar também que o material escolhido para a cobertura também afeta o ângulo de inclinação:

  • Com revestimento em rolo, o ângulo de inclinação recomendado é de 8 a 18º;
  • Quando for revestido com telhas de fibrocimento ou aço para cobertura - de 14 a 60º;
  • Ao cobrir o telhado com telhas - de 30 a 60º.

Depois que as paredes de sustentação da casa são erguidas, começa a instalação do sistema de vigas. Na maioria das vezes, o sistema de vigas de uma casa de madeira cortada difere significativamente dos sistemas de treliças de casas feitas de tijolos, blocos de concreto de espuma e painéis ou estruturas de madeira. Estas diferenças são bastante significativas mesmo com a mesma forma, tipo e tipo de telhado.

Os principais elementos da estrutura de suporte são a caixa e as treliças do telhado. O telhado em si é apenas a parte externa do telhado, colocada sobre uma estrutura de suporte, que consiste em uma ripa e vigas.

Para a fabricação de caibros, independentemente do tipo de construção, recomenda-se a utilização de um material com seção de 200x50 ou 150x50 mm.

Para a fabricação do torneamento da maioria dos revestimentos, são utilizadas placas e barras, cujas dimensões são 50x50 (40x40) ou 150x25 (100x25) mm. A distância entre as pernas das vigas é em média de 90 cm.

Com uma inclinação do telhado superior a 45º, esta distância aumenta para 100-130 cm e, ao construir em áreas com grande quantidade de neve, reduz-se para 60-80 cm.

Colocando o revestimento nas vigas
Colocando o revestimento nas vigas

Para um cálculo mais preciso do passo das pernas do caibro, deve-se levar em consideração sua seção transversal e a distância entre apoios adjacentes (pilares, cumeeira, escoras) da estrutura de suporte, bem como o tipo de material usado para cobrir o telhado.

Caso a rigidez no plano das pernas vigas fornecida diretamente pelas treliças, a resistência às cargas de vento provenientes da lateral da empena (língua) é garantida pela instalação do número necessário de contraventamentos diagonais.

Como tais conexões, podem ser utilizadas tábuas de 3 a 4 cm de espessura, que são pregadas na base da perna extrema da viga e na parte central da perna adjacente.

As pernas das vigas são o principal elemento do sistema de vigas, pois é sobre elas que cai a carga principal do telhado.

Portanto, é necessário calcular e montar como o próprio sistema de treliças deve ser com cuidado e competência para que o telhado dure o máximo e com eficiência possível.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC