Sistema de treliça de telhado de quadril. Dispositivo. Colocação das vigas centrais. Composto

sistema de treliça de telhado de quadrilRecentemente, o sistema de treliça de telhado de quatro águas tornou-se cada vez mais comum na construção de casas de campo. Neste artigo, esse sistema é considerado com mais detalhes, bem como exemplos de seu cálculo e arranjo.

Se um sistema de treliça for escolhido ao projetar uma casa, o telhado de quatro águas consiste em duas partes:

  • Telhado de duas águas, cobrindo parcialmente a casa em todo o seu comprimento;
  • Um quadril cobrindo o espaço que não é coberto por um telhado de duas águas.

O dispositivo do telhado do quadril consiste em dois tipos de inclinações interligadas.O primeiro tipo são as inclinações trapezoidais que compõem o telhado de duas águas, e o segundo são as inclinações em forma de triângulos que compõem os quadris.

Construtores profissionais às vezes também usam a expressão "telhado dinamarquês", significando uma variante do telhado de quatro águas bastante popular na atualidade, onde o quadril não cabe em toda a sua altura, o que cria uma aparência única para toda a estrutura.

Além do dinamarquês, existem outras variedades de telhados de quatro águas, por exemplo, um telhado de quatro águas, usado para edifícios quadrados ao longo do perímetro.

Ou um telhado de quadril quebrado - o sistema de treliças, neste caso, é um projeto bastante complexo de treliças de carga.

Telhados quebrados não são muito utilizados, uma de suas principais desvantagens é o longo período de construção devido à laboriosidade da criação da estrutura.

Os telhados de quatro águas são de longe os mais atraentes tanto em termos estéticos quanto em termos de economia de materiais de construção, em diferença de um telhado de galpão com suas próprias mãos, mas ao mesmo tempo exigem o maior gasto de recursos de mão de obra, o procedimento de colocação de material de cobertura na fase final da construção é especialmente demorado.

Muitas vezes, os desenvolvedores decidem sobre a construção independente de um telhado de quadril.

A maior dificuldade na construção de telhados de quatro águas reside na sua marcação correta e precisa, com o menor erro em que todo o trabalho pode ser em vão, o que acarreta custos financeiros adicionais.

Portanto, mesmo com a construção independente de um telhado de quatro águas, você deve convidar um especialista que fará todos os cálculos e realizará uma marcação competente ou, em casos extremos, usar um programa especial de cálculo de telhado de quatro águas para evitar erros.

Dispositivo de telhado de quadril

sistema de treliça de telhado de quadril
Sistema de vigas projetado usando um programa de calculadora

Para ter uma ideia de como fazer um telhado de quatro águas, você deve primeiro entender por si mesmo que as vigas, com a instalação das quais começa o processo de instalação do sistema de vigas, são divididas em dois tipos:

  • Diagonal, direcionado para os cantos externos das paredes;
  • Oblíquo, direcionado para os cantos internos.

As pernas diagonais das vigas são mais longas, portanto, se forem feitas de uma prancha de comprimento insuficiente, é necessário emparelhar as pranchas entre si para atingir o comprimento de viga necessário, pois, de fato, vigas do telhado.

Leia também:  Sistema de treliça de telhado de duas águas: uma descrição acessível do dispositivo e instalação para iniciantes

Ao construir um telhado por conta própria, você não deve apenas calcular as vigas do telhado de 4 inclinações, mas também todos os outros elementos usados ​​​​na construção do telhado.

Nesse caso, o teorema de Pitágoras, familiar a todos do curso de geometria escolar, virá em socorro.

Também é obrigatório preparar um trilho de marcação, no qual todas as distâncias usadas devem ser marcadas com antecedência, para não repetir as medições a cada vez, nas quais o risco de erro aumenta significativamente.

O sistema de treliça de um telhado semi-quadrado é geralmente feito de tábuas, cujo tamanho é de 150x50 milímetros. Das mesmas tábuas são posteriormente cortadas as ripas utilizadas na caixa.

A instalação do sistema de vigas começa com a instalação de dois tipos de vigas de suporte de carga:

  1. Vigas instaladas ao redor do perímetro do edifício, também chamadas de "Mauerlat".
  2. Vigas colocadas ao longo do edifício, nas quais são instaladas estantes, com base nas quais é criado um vão de cumeeira do mesmo material que as vigas.

Com a ajuda de um trilho e um fio de prumo, é necessário marcar com precisão a localização e a verticalidade da cumeeira, enquanto o mais importante é cumprir com precisão as cotas de altura determinadas pelo projeto de construção. Para fixar os racks de cumeeira, são usados ​​​​jibs.

A próxima etapa na construção do telhado de quatro águas é a colocação de vigas diagonais, em que um pré-requisito, como já mencionado, é medir com precisão seu comprimento, calculado de forma que a parte inferior da viga se projete além da borda da parede, criando algo como uma cornija medindo 40-50 cm , impedindo a entrada de precipitação e água que flui do telhado para as paredes.

Em seguida, as vigas do tipo intermediário são instaladas. Deve-se esclarecer que as vigas intermediárias do telhado do quadril são divididas em duas categorias:

  1. Central, colocada no topo da viga da cumeeira e com um comprimento maior que a viga. O número dessas vigas é selecionado de acordo com o comprimento do edifício.
  2. Canto, cuja parte superior repousa sobre vigas diagonais. O tamanho deste tipo de caibro diminui à medida que se aproximam da esquina do edifício.

Importante: o número de caibros centrais de cada lado do vão da cumeeira não deve ser inferior a três, independentemente do comprimento da edificação.

Colocando as vigas centrais

sistema de treliça de telhado semi-quadrado
Sistema de treliça de telhado

Para colocar corretamente todas as vigas, ou seja, para que a estrutura do telhado de quatro águas tenha o mínimo de erros, é imprescindível fazer uma marcação precisa e designar todos os locais onde será feita a fixação.

Leia também:  Cálculo do telhado do quadril: principais características e design, determinação da área total do telhado

Isso é feito definindo dois pontos, um dos quais está localizado no Mauerlat (a guarnição inferior do edifício) exatamente no meio do comprimento da parede, e o outro está no centro da viga da cumeeira. Entre esses dois pontos, uma viga central intermediária é colocada.

Se o projeto prevê apenas três vigas, a localização das duas restantes é calculada de maneira muito simples: em ambos os lados da viga central previamente colocada, é medida metade da distância até a viga da cumeeira, após o que as vigas são colocadas no pontos marcados paralelos ao central.

Se o número de vigas centrais exceder três, elas devem ser distribuídas uniformemente ao longo do vão da cumeeira.

Essa distribuição é obtida dividindo-se o comprimento da viga da cumeeira por um número que exceda o número de caibros por um, o número resultante é a distância necessária entre eles.

O comprimento necessário das vigas centrais pode ser medido por vários métodos.

Um dos mais simples deles é o método em que as vigas são colocadas no local onde serão fixadas, nelas são delineados os contornos necessários dos cortes, levando em consideração a margem deixada sob o beiral, após o que o extra (delineado ) partes das placas são simplesmente serradas.

Um método mais conveniente é medir a altura do vão da cumeeira e a projeção das vigas no plano da base do telhado, após o que, usando o referido teorema de Pitágoras, é calculado o comprimento da viga, ao qual o tamanho da cornija é adicionado.

A medição da tábua e serragem do seu excesso é feita no solo, após o que a tábua sobe para o telhado, já preparada para instalação e fixação.

Ainda mais simples é o método em que todos os coeficientes dos comprimentos das vigas e suas dependências da altura do vão da cumeeira e das dimensões da casa estão em um livro de referência especializado para construtores.

Nesse caso, basta esclarecer todas as dimensões da estrutura no desenho da cobertura de quatro águas, que faz parte do projeto da casa.

O cálculo do comprimento das vigas do tipo diagonal é feito da mesma forma, sendo obrigatória a observância das medidas corretas dos comprimentos utilizados posteriormente nos cálculos.

Conexão da viga

dispositivo de telhado de quadril
O procedimento para a construção do sistema treliçado

Um dos pontos mais importantes na instalação do sistema de caibros é a conexão de vários de seus elementos na interseção de dois caibros centrais e dois diagonais, bem como um caibro central do quadril na viga da cumeeira, na qual é feita uma incisão especial com um bisel duplo.

No caibro central do quadril e nos caibros diagonais, o mesmo bisel duplo também deve ser serrado.

O cálculo das vigas de canto é feito de maneira um pouco diferente, pois é muito importante o fato de a conexão das vigas de canto do quadril e do sistema de empena ocorrer em pares.

Leia também:  Telhado de quatro águas faça você mesmo: cálculo e instalação

Muitas vezes, construtores qualificados medem o comprimento das vigas de canto a olho nu, o que torna possível não medi-lo. As tábuas com as quais serão feitas as vigas de canto são colocadas no local onde serão fixadas, ajustadas ao comprimento necessário.

Em seguida, marque os locais de corte necessários, corte o excesso e faça a fixação. Este método é usado com bastante frequência, mas suas desvantagens incluem a aparência de desperdício e custos de tempo significativos.

Um método muito mais preciso, e que também não gera desperdício, é marcar os comprimentos dos caibros dos cantos com um gabarito feito especialmente com uma chapa de compensado em forma de triângulo retângulo.

Em qualquer projeto de casa, deve-se levar em consideração o ângulo de inclinação do telhado de quatro águas, que deve corresponder à inclinação feita no gabarito.

Por exemplo, com a inclinação necessária do telhado de 5:10, o comprimento das pernas do gabarito deve ser de 40 e 80 cm, ao marcar as vigas e apará-las, esse gabarito será simplesmente indispensável.

Para determinar a distância na qual as vigas de canto intermediárias serão montadas, você deve escolher uma das vigas, que é o ponto de partida, geralmente esse ponto está localizado no Mauerlat.

A distância dela até a esquina do prédio deve coincidir com o comprimento da viga sem levar em conta os beirais, enquanto a projeção da viga e a distância até o local onde está fixada no Mauerlat formam um quadrado entre si .

As vigas de canto intermediárias restantes devem ser instaladas uniformemente, fixando suas extremidades inferiores ao Mauerlat e as extremidades superiores à viga diagonal. As vigas do quadril são montadas de ponta a ponta com as vigas de canto que compõem a parte empena do telhado.

Ao construir um telhado de quatro águas, deve-se lembrar também de várias nuances, por exemplo, que as dimensões do próprio telhado são afetadas pelas dimensões do edifício em que está instalado, bem como pelo material do telhado.

Por exemplo, telhado de ardósia faça você mesmo vai te custar menos. do que telhas.

Considerando que a largura das casas de campo costuma ser um valor bastante sério, o indicador de sua flacidez deve ser usado no cálculo do sistema de vigas, que é relevante principalmente para as vigas diagonais centrais e intermediárias.

Na construção suburbana moderna, o sistema de treliça de telhado de quatro águas está se tornando cada vez mais popular. Isso é facilitado por suas características como confiabilidade, durabilidade e estética, que, claro, são as mais importantes na construção de uma casa de campo ou casa de campo.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC