Os caibros inclinados, baseados no rebordo de madeira das paredes do edifício (Mauerlat, viga de caibro), ou no topo superior de uma moldura de madeira, são utilizados em edifícios com pequenos vãos. Quais são os elementos de seu design e a ordem do dispositivo - mais adiante no artigo.
O vão máximo que um sistema de treliça em camadas sem suportes internos permite cobrir é de 6 a 6,5 M. Se houver estruturas de suporte de carga dentro do edifício - paredes ou colunas, podem ser instalados racks.
Ao apertar as pernas da viga com uma barra transversal, o vão pode ser aumentado para 8 m, usando um suporte - até 12, e usando dois suportes - até 16 m.
Os vãos maiores são raros na construção de moradias individuais, portanto, as estruturas em camadas podem ser usadas em quase todas as casas particulares.
Como as vigas são apoiadas aqui no Mauerlat (em um prédio de madeira, a fileira superior da parede desempenha seu papel), o nó dessa conexão é muito importante.
É impossível colocar as vigas diretamente na parede de pedra, pois isso levará à condensação e ao apodrecimento das partes de madeira da estrutura. O próprio Mauerlat também precisa de isolamento.
Informação importante! Os dispositivos de impermeabilização requerem não apenas a unidade de suporte da viga no Mauerlat, mas também qualquer madeira adjacente a estruturas de pedra ou metal. Para isso, é utilizada uma dupla camada de material de cobertura ou outro material semelhante.

1 perna de viga
2-mauerlat
3 voltas
4-parede de suporte de carga externa
5 cortes
6 camas
7-parede de suporte de carga interna
8-impermeabilização
Como fixar corretamente as vigas na viga é um ponto muito importante ao instalar um sistema de cobertura em camadas. Em primeiro lugar, o próprio Mauerlat deve ser fixado com segurança - para isso, são utilizados pinos de metal, fixados na parede a uma profundidade de pelo menos 40 cm, ou parafusos fixados da mesma forma.
Também podem ser torções de arame Ф não inferiores a 6 mm, colocadas durante a construção de paredes a uma distância não superior a 3 fileiras de alvenaria da borda superior.
Às vezes também usado fixação de vigas com grampos para o Mauerlat. O próprio Mauerlat é uma viga com um lado de 140-160 mm. Os mesmos requisitos se aplicam à cama - uma viga que acompanha as estruturas internas de suporte de carga.
Na construção de moradias, são utilizados sistemas de treliças em camadas de madeira, uma vez que o uso de elementos metálicos ou de concreto armado é muito difícil de implementar aqui, se possível.
Portanto, para prender as vigas umas às outras, bem como a todos os tipos de barras de suporte e outras peças, várias juntas de carpintaria são amplamente utilizadas - uma espiga, um dente, uma frigideira.
Como em um sistema estratificado, a estrutura suporta a pressão de si mesma e da torta de cobertura, todas essas cargas devem ser levadas em consideração antes que as vigas sejam colocadas corretamente.
Atenção especial deve ser dada à instalação de estruturas de sustentação de carga em cabanas de madeira úmidas, onde o encolhimento ainda não ocorreu.
Informação importante! O coeficiente de encolhimento de uma casa de toras feita de toras ou madeira é de 4 a 6%. Com uma altura de parede de cerca de 3 m, em um ano ela pode ser reduzida em 10-20 cm, o que pode afetar adversamente tanto a carpintaria inserida quanto os elementos de sustentação do telhado. Esses números são inicialmente previstos no projeto (as dimensões da casa são dadas em duas versões - inicial e "pós-encolhimento")
Você pode usar sistemas de treliça suspensa. Caso contrário, a solução para o problema é possível de várias maneiras: aguarde o fim do encolhimento, instale vigas com suportes deslizantes ou coloque macacos de parafuso (compensadores de encolhimento) sob todas as estruturas de suporte.

1-material de cobertura
2-impermeabilização
3 caixas
4 potras
5 placas
Torção de 6 compassos
7-rafter
8 parafusos
tábuas de 9 andares
10-isolamento térmico
teto de 11 vigas
12 suportes
13 escoras
viga de 14 arestas
15-mauerlat
As desvantagens do primeiro método são compreensíveis - é uma longa espera.Este último também não é ideal, pois exigirá operações manuais de alta precisão. As montagens deslizantes são virtualmente auto-ajustáveis e têm um benefício adicional.
A madeira é um material vivo e, mesmo após o encolhimento, “respira” constantemente. Claro, as deformações não serão tão significativas, mas ocorrerão constantemente - e a estrutura deslizante as compensa perfeitamente.
É assim: no Mauerlat, com uma barra recheada no ângulo certo, ou feita cortando a forma desejada, é anexado um canto, cujas prateleiras são dobradas. Uma placa de alívio de trabalho é rosqueada sob a dobra.
Como a direção do deslizamento será direcionada para fora, é melhor fixar a placa na viga de forma que, tanto quanto possível, a distância para o movimento livre permaneça em direção à cumeeira do edifício.
Ao adquirir uma junta deslizante, deve-se lembrar que seu tamanho de trabalho (a distância entre as almofadas de suporte das placas) pode ser diferente.
Ele é selecionado dependendo do grau de encolhimento planejado e não deve ser menor que ele (é preciso prestar atenção para que o tamanho real do encolhimento seja distribuído nas vigas de ambas as encostas).
Informação importante! Deve-se lembrar que o suporte das vigas na viga não é a única unidade móvel deste projeto. A nervura também deve fornecer uma junta articulada de um tipo ou outro. As vigas em camadas podem ser unidas de ponta a ponta usando placas de metal, deixando um ângulo suficiente nas extremidades para que, quando as vigas convergirem, elas não encostem umas nas outras. A segunda opção é conectar as vigas à cobertura, usando um orifício passante em ambas as pernas, por onde passa um parafuso.
Construções de caibros
Qualquer sistema de treliça, onde o ponto de fixação superior é articulado, e o inferior possui uma dobradiça e uma conexão flutuante (slider, como na variante acima) refere-se a não empuxo.
Neles, as cargas de ruptura não são transferidas para o Mauerlat e, através dele, para as paredes. Vigas espaçadoras - um esquema em que a conexão da cumeeira é rígida e o suporte no Mauerlat é com uma dobradiça, por exemplo, usando uma conexão "dente", e transfere a força de empurrão para as paredes.
Na verdade, este é um esquema híbrido que combina caibros em camadas e suspensos, especialmente quando o scrum horizontal é baixo nos estratificados.
Ao mesmo tempo, devido ao fato de que o esforço do peso do telhado é levado diretamente pelas pernas do caibro conectadas ponta a ponta e trabalhando em flexão, a cumeeira praticamente não funciona, e torna-se um elemento opcional de o sistema.
Informação importante! Todas as conexões aparafusadas são feitas através de orifícios pré-perfurados 1 mm menores que o diâmetro do parafuso ou pino. Se você torná-los muito grandes, enquanto a peça escolhe um jogo livre, o Mauerlat pode ser danificado. Isso é especialmente verdadeiro para o esquema do espaçador.
Dependendo de quais conexões são feitas rígidas e quais são articuladas, diferentes opções de vigas funcionarão de maneira diferente.
Sob operação normal, sem carga, como regra, todos os elementos sistema de treliça experimentando aproximadamente a mesma carga.
No entanto, no inverno, com a queda de neve, tende a aplicar-se um peso diferente a cada uma das encostas.
Se os racks estiverem mal fixados ou montados incorretamente, isso pode levar a um deslocamento do telhado para uma inclinação mais carregada.
Isso é especialmente verdadeiro para um circuito sem impulso, onde existe a possibilidade de deslocamento. O problema é resolvido pela fixação confiável da viga de cumeeira de deslocamentos longitudinais.
A ordem de trabalho ao instalar vigas
- Usando a tabela a seguir, calcule sua seção transversal ao longo do comprimento das pernas da viga.
- Na ausência de madeira com o comprimento ou espessura necessários, eles são obtidos por emenda de pregos ou parafusos auto-roscantes
- Um modelo de viga é feito se racks e suportes forem usados \u200b\u200bno projeto - também amostras para eles
Informação importante! Deve-se lembrar que em telhados de quadril (que geralmente têm 4 inclinações), o comprimento das vigas localizadas na junção das encostas diminuirá do cume até o Mauerlat.
Isso é chamado de perna de viga diagonal (também chamada de perna inclinada). Devido ao design bastante complexo de tal telhado, aqui os gabaritos são preparados apenas para os elementos das encostas principais, o restante é montado e ajustado no local.
- Depois de preparar e encaixar todos os materiais, eles são elevados ao telhado
- Se o projeto prevê estantes e uma viga de cumeeira (pista) - eles são montados primeiro, enquanto, se necessário, os estantes são adicionalmente reforçados nas estruturas de suporte do edifício para evitar possíveis deslocamentos
- Além disso, levando em consideração as regras acima, as próprias vigas são instaladas nos fixadores, fixando-as de uma das maneiras selecionadas no Mauerlat e no local da conexão superior - na viga da cumeeira ou entre si
Elementos de suporte adicionais para um telhado de quatro águas
- Depois disso, são instalados suportes, sprengels e outras peças de suporte.
- Se o projeto incluir contrações horizontais (o que até certo ponto torna os esquemas de vigas em camadas - vigas suspensas semelhantes), na próxima etapa elas serão anexadas
- Dependendo do comprimento das pernas da viga e da estrutura do telhado, são dispostas linhas de prumo. Para a maioria dos edifícios, o telhado deve se estender pelo menos 50 cm além das paredes externas para evitar que a precipitação atinja a parte inferior das estruturas de suporte de carga. Se as vigas forem suportadas por um dente ou espigão no Mauerlat, um elemento de extensão especial, uma potra, é pregado na borda inferior do lado.
- Se as potras estiverem dispostas, elas serão revestidas com uma caixa de madeira sólida em todo o perímetro do edifício
Na próxima etapa, as vigas em camadas são revestidas com um revestimento - e segue-se a instalação de uma torta de cobertura com os materiais selecionados: vapor e impermeabilização, isolamento e cobertura.
O artigo te ajudou?