O estilo italiano é um dos mais interessantes e inclui tradições culturais centenárias. Quando falamos do estilo italiano, voltamos nosso olhar para a época do Império Romano, depois lavamos para o poder de Veneza e assim passamos pelas mais diversas fases da história e opções para a formação da cultura.
Estilo italiano essencial
Muito no estilo italiano está harmoniosamente conectado. Quase sempre falamos da originalidade dos materiais naturais, que se combinam organicamente com um luxo ligeiramente altivo. A base do estilo italiano, uma espécie de fundação desse estilo, é a era da antiguidade, em particular o Império Romano. Como você sabe, Roma integrou muitas das outras culturas.Portanto, é bem possível observar aqui tanto a continuação evolutiva da arquitetura grega quanto alguns empréstimos dos estilos boêmios da França, em geral, muitos detalhes diversos.
Além disso, muitos elementos do chamado estilo toscano são agora observados. A emergência desse fenômeno na cultura está associada ao aumento do número de moradores urbanos, observado no início do século anterior. Depois que as cidades foram povoadas ativamente, as pessoas gradualmente começaram a se estabelecer nos subúrbios e, como resultado, surgiram casas típicas da Toscana feitas de materiais naturais com terraços abertos e arcos. Essas casas eram decoradas com vitrais e mosaicos, afrescos e azulejos de cerâmica.
Se falamos da versão moderna, ela combina elementos rústicos e boêmios. Em geral, algo como o estilo provençal, apenas com características próprias. Em um nível conceitual, o estilo italiano incorpora a manutenção da tradição. Via de regra, as casas feitas nesse estilo pertenciam a famílias e eram transmitidas entre si de século em século. O estilo italiano é sobre laços familiares, patriarcado, comunidades fechadas, manutenção da cultura, das tradições, e por isso é fácil perceber a abundância de móveis antigos e pequenos acessórios e detalhes que compõem o legado de uma grande família.
Outras características distintivas do estilo italiano:
- lareiras;
- grandes janelas;
- o uso de estuque;
- a presença de arcos e colunas maciças;
- uso de zoneamento espacial.
Claro, nem sempre é possível seguir essas tradições diretamente, e então o estilo italiano moderno vem em socorro.
estilo italiano moderno
Esta opção é mais usada para apartamentos na cidade, mas mesmo aqui os habitantes da Itália conseguem manter suas antigas tradições. Em geral, o apartamento é tratado como um grande espaço de arte, não apenas uma casa, mas também um objeto de contemplação estética que alia funcionalidade à beleza. Nesse espaço, muitos itens de decoração modernos são usados, antiguidades ou itens vintage são combinados com acessórios modernos.
No centro da habitação existe um sofá e uma pequena bio-lareira - esta é uma alternativa à ampla sala de estar de uma casa privada, mas a essência é transmitida corretamente. O sofá é usado para se comunicar com amigos, reunir entes queridos e a bio-lareira cria uma sensação de conforto. Tecnologias e tendências orgânicas estão incluídas no estilo italiano. Portanto, uma TV de plasma pode muito bem ser decorada com estuque ou baixos-relevos magníficos.
O artigo te ajudou?