O sistema de vigas é um elemento importante da estrutura do telhado, a confiabilidade do futuro telhado depende do cálculo correto do qual. Este artigo descreve como calcular e fabricar um sistema de treliça para uma telha metálica, com atenção especial para qual deve ser o degrau das vigas sob a telha metálica.
O sistema de treliças para telhas metálicas é calculado na fase de projeto do telhado, levando em consideração as características de projeto da estrutura, a forma do futuro telhado e as cargas de vento e neve da região. A inclinação das vigas e seu tipo são escolhidos dependendo das cargas de projeto no telhado.

Breves instruções para instalar o sistema de vigas e calcular o passo das vigas são fornecidas abaixo.
Na Rússia central, a carga total na cobertura de neve e vento geralmente é de 200 kg / m2. Nas regiões do norte, esse valor pode ser duas vezes e meia maior devido à grande quantidade de precipitação na forma de neve.
É necessário calcular corretamente as cargas, pois a vida útil e a confiabilidade do próprio sistema dependem diretamente disso. sistemas de vigas, e a totalidade dos elementos dos quais consiste, ou seja, vale + caibros + torneamento, etc.

Caso a carga de projeto seja de 200 kg/m2, o passo entre as vigas deve ser de 600 a 900 milímetros. As dimensões recomendadas de caibros de madeira são 150x50 ou 100x50 mm.
Se a carga calculada no sistema de vigas tiver um valor maior, o passo da viga deve ser reduzido para 500-600 mm.
Também é recomendável fazer uma caixa adicional transversal usando tábuas com espessura de 15 a 20 mm. Com isso, tanto o próprio sistema de vigas quanto seus elementos terão a rigidez necessária, e a carga na estrutura será distribuída de maneira mais uniforme.
Importante: ao instalar vigas sob uma telha metálica, é necessário tratá-las com preparações especiais anti-incêndio e anti-sépticas para protegê-las contra mofo, decomposição e danos causados por insetos.
Sistema Rafter e sua impermeabilização

- barreira de vapor
- camada de isolamento
- vigas
- Caixa intermediária
- grade de controle
- camada de impermeabilização
- telha de metal
- caixote
- Teto
Ao erguer vigas, deve-se ter em mente que a etapa ideal (3) é de 600 a 900 milímetros.Deve-se levar em conta que mais degrau da viga requer o uso de tábuas de seção transversal maior para torneamento.
Para vigas, são utilizadas barras cuja seção transversal deve ser de pelo menos 150x50 milímetros. Todo o espaço disponível entre as vigas é coberto com material isolante, devendo ser deixado um espaço entre o isolamento e a impermeabilização para garantir a ventilação do isolamento e protegê-lo da umidade.
Para isso vigas uma caixa intermediária é pregada, cuja altura é de 50 mm.
A impermeabilização é desenrolada paralelamente aos beirais em um plano horizontal. A sobreposição da próxima camada é de pelo menos 150-200 mm no caso de uma inclinação do telhado superior a 30º e 250 mm para um ângulo de inclinação de 12 a 30 graus.
Importante: para cumeeiras de quatro águas, a sobreposição deve ser aumentada em 50 milímetros adicionais.
As juntas do material impermeabilizante estão localizadas sob a contra-grade, sua sobreposição deve ser de pelo menos 100 mm, podendo ser dispensada a utilização de fita de ligação.
Importante: é impossível montar a impermeabilização "em estanqueidade".
Uma curvatura de pelo menos 10-15 mm deve ser fornecida, que deve ser uniforme em toda a largura da camada de material.
A distância entre o filme e o isolamento deve ser de pelo menos 30 mm, essas camadas não devem se tocar.
Uma desvantagem significativa desse método é o desgaste do calor junto com o vapor pelos fluxos de ar. Portanto, a impermeabilização é mais eficaz, com alta permeabilidade ao vapor, mantendo a forte pressão da água.
Esse tipo de impermeabilização também serve como proteção contra o vento e, ao colocá-la, não é necessário observar a distância da camada de isolamento.Além disso, não há necessidade de instalar uma caixa intermediária.
Torneamento sob a telha de metal

Se uma telha metálica for escolhida como material de cobertura, o primeiro passo é instalar o sistema de treliça sob a telha metálica.
Isso se deve ao fato de que o telhado é calculado em função das cargas experimentadas, que incluem:
- Peso próprio do telhado;
- O peso de uma pessoa que realiza reparos ou trabalhos de manutenção nele;
- Muita neve e vento, etc.
O peso próprio do telhado depende muito do material de seu revestimento. Então, peso 1 m2 uma telha natural tem cerca de 50 quilos e uma telha de metal pesa de 3,6 a 7 quilos, respectivamente, os custos de suas estruturas de vigas também diferem.
O peso total do sistema de caibro também é influenciado pela soma dos pesos de seus elementos individuais: caibro + vale + caixote, etc. Dependendo do desenho do telhado, certos requisitos também são impostos à sua caixa.

As vigas para telhas metálicas são feitas de tábuas de madeira de coníferas, cujo tamanho é de 150x50 mm. O degrau (distância entre os centros das vigas adjacentes) das vigas é de 600 a 900 mm. Para garantir o escoamento eficaz da chuva e da água derretida, a inclinação do telhado deve ser de pelo menos 14 graus..
Antes de prosseguir com a instalação da caixa, recomenda-se realizar o seguinte trabalho:
- Instalação de tábua frontal pregada nas extremidades inferiores das pernas dos caibros;
- Arquivamento da saliência do telhado, para isso você pode usar tapume, tábuas ou telhas metálicas.Devem ser previstos orifícios de ventilação no arquivo, o que garantirá o fluxo de ar para o espaço sob o telhado, especialmente no caso de seu posterior isolamento;
- Instalação de ganchos aos quais a calha será fixada. Sua fixação geralmente é feita nas pernas da viga. Ganchos curtos são presos nas pontas e longos - nas pernas das vigas;
- Em seguida, o filme impermeabilizante é colocado.
Graças a isso, o sistema de treliça vale, o sótão e outros elementos sob o telhado serão protegidos de forma confiável da condensação que se forma no interior da cobertura do telhado, bem como de vazamentos que podem ocorrer em áreas com vazamento do telhado:
- As tiras de filme devem ser colocadas de baixo para cima, perpendicularmente à direção do escoamento da água. Nesse caso, as tiras devem se sobrepor em pelo menos 15 cm.
- A borda inferior da primeira faixa deve ser pendurada na calha para o dreno. A faixa superior termina sob a crista, sem trazê-la para a parte superior. Isso criará um espaço entre o telhado e o filme, proporcionando ventilação.
- A vedação das juntas das tiras é realizada com uma fita especial.
- O arqueamento da impermeabilização deve ser de aproximadamente 2 cm, o que evita sua ruptura durante deformações de temperatura e deslocamento das vigas.
- A fixação inicial do filme é realizada com um grampeador. Em seguida, é fixado adicionalmente com a ajuda de barras de contra-rede, cuja seção transversal é de 50x50 ou 50x30 mm.

Em seguida, você pode prosseguir para a instalação da caixa. Para isso, são utilizadas tábuas com seção de 100x32 ou 100x25 mm, ou barras com seção de 50x50 mm.
A instalação da caixa é realizada em várias etapas:
- Na parte inferior das pernas das vigas, é fixada a caixa inicial, que é uma tábua, cujo topo é chanfrado em um plano horizontal. A altura desta tábua deve ultrapassar as barras ou tábuas da caixa em uma altura de onda de 1-2 cm, pois cabe sob o degrau superior da telha metálica;
- Do lado da calha para o ralo, uma faixa de cornija é presa à caixa inicial;
- O torneamento está sendo colocado, enquanto a distância entre seus centros deve ser igual ao passo do perfil da telha metálica, que geralmente é de 35 a 40 cm;
- A distância entre o torneamento inicial e posterior deve ser de 5 cm a menos e costuma ser de 30 a 35 cm, pois a telha metálica é colocada em depressões no torneamento e sulcos no torneamento inicial;
- Na área da crista, duas tábuas da caixa são colocadas seguidas;
- Nos locais de instalação de elementos como janelas de sótão, elementos salientes, o sistema de treliça consiste em muitas partes, eles executam uma caixa contínua.
O sistema de vigas é projetado para garantir a colocação confiável de camadas de isolamento de telhado e material de cobertura. A durabilidade e eficiência do telhado construído depende de como depende o cálculo do sistema de caibros, em particular, o passo dos caibros.
O artigo te ajudou?