Você já viu um belo navio na torre do Almirantado em São Petersburgo e um anjo na Catedral de Pedro e Paulo? Quase todo mundo costumava instalar um cata-vento no telhado, aliás, na forma de várias figuras que decoravam o prédio, falavam sobre sua finalidade direta e o distinguiam do número total de casas.
Você pode instalar um cata-vento no telhado com suas próprias mãos. Para isso, basta decidir sobre a imagem nela, fazer o pedido ou comprar na loja e encontrar o ponto mais alto do telhado de sua casa, onde fixar com firmeza a haste na qual sua beldade vai girar.
E além do desenho telhado de quadril, o cata-vento também tem uma função útil, protegendo a chaminé de explodir.
A principal função de um cata-vento é determinar a direção e a velocidade do vento.Pela primeira vez neste conceito, de acordo com fontes escritas russas, apareceu como um "flugel" na carta marítima no século XVIII.
Nos navios, com sua ajuda, eles aprenderam a direção do vento e mediram sua força e, uma vez em casa, os marinheiros instalaram um cata-vento no telhado de suas casas para determinar a direção do vento.
Posteriormente, os cata-ventos no telhado começaram a ser usados \u200b\u200bnão apenas para o fim a que se destinam, mas também para beleza ou para indicar a profissão que os moradores da casa estavam exercendo.
Os mais populares em diferentes épocas foram os cata-ventos representando um galo, porque se acreditava que ele foi instalado em uma estrutura como telhado padrão de duas águas, repele a força do mal, rouba e protege dos incêndios.
Muitas estatuetas instaladas de outros animais e pássaros:
- cegonhas como símbolo de uma vida nova e feliz;
- grifos, simbolizando poder e prosperidade;
- vacas e cavalos, contribuindo para uma vida amigável.

Os ricos e nobres encomendavam cata-ventos na forma de brasões e bandeiras familiares. Artesãos e artesãos - na forma de objetos que falam sobre a natureza de sua atividade, por exemplo, um sapateiro poderia fixar um cata-vento em forma de bota no telhado ou frontão de um edifício, um mestre costurando chapéus ou vestidos, respectivamente, seu atributo, um padeiro - seu próprio.
E então de longe foi possível ver a casa necessária. Posteriormente, os cata-ventos para muitos se tornam um talismã e são instalados em todos os lugares.
Mas para que se torne tal, deve ser feito corretamente e instalado profissionalmente. .
Agora volta a tradição de destacar a sua casa, aliás, com a ajuda da cor do telhado, torres, sótãos, balaústres, escadas, inclusive anexando a ela um lindo cata-vento forjado, que ficará visível de longe.
Pode ser encomendado na oficina do ferreiro, onde o farão individualmente para encomendar exactamente o que pretende, pode adquirir na loja.
Devido ao fato de que muitos agora estão construindo suas casas, o cata-vento pode ser apresentado como um presente de boas-vindas para decorar não apenas a casa, mas também um design como telhado de duas águas, que pode eventualmente se tornar um talismã familiar.
Os principais componentes do cata-vento:
- O rack no qual está preso com muita firmeza ao telhado da casa,
- rosa do vento,
- Cata-vento, a parte que gira.

Se a princípio a origem do cata-vento era de madeira, com o tempo, os ferreiros começaram a fabricar essas decorações e as fizeram de metal.
Os cata-ventos de telhado forjados em chapa metálica duram muito mais e são muito mais leves, portanto, serão fáceis de girar, pois sentem até a mais leve brisa.
Muitas vezes, cata-ventos, mas com hélices, são usados em jardins para espantar toupeiras e musaranhos, para que não prejudiquem as raízes das plantas.
Quando a hélice gira com o vento, há uma vibração no solo, da qual os animais não gostam - roedores, e eles saem da área. E as plantas permanecem intactas.
Com a ajuda de tal dispositivo, os serviços meteorológicos prevêem o clima e suas mudanças, mas basicamente esses cata-ventos agora desempenham um papel decorativo.
Conselho! Um cata-vento no telhado de uma casa de jardim será um grande presente para seus amigos, além disso, vai enfatizar a individualidade da casa, mostrar as paixões e hobbies de seus habitantes, a integridade do interior, a reforma da casa e , claro, sempre diga a direção do vento.
Agora eles são feitos em diferentes tamanhos, formas e desenhos. Pode ser um dragão com a cauda indicando a direção do vento, ou algum signo do zodíaco, mas o principal é que o cata-vento é uma forja altamente artística que exige certo esforço, habilidade e, claro, criatividade abordagem.
Existem muitas empresas que fabricam esses produtos decorativos, onde você pode ver um catálogo com a imagem deles, e consultores profissionais certamente o ajudarão a escolher os cata-ventos certos no telhado.
Os designers criarão o esboço desejado se não houver uma opção adequada no catálogo.
O artigo te ajudou?