Durante a construção do telhado, é muito importante calcular e montar corretamente as estruturas de suporte, que devem suportar todas as cargas exercidas no telhado. A base da estrutura de suporte dos telhados são vigas em camadas e suspensas.
Projeto de sistemas treliçados
Elaborando um projeto vigas do telhado Esta é uma tarefa bastante difícil que requer conhecimento e experiência profissional.
Afinal, é necessário avaliar a carga potencial que o telhado sofrerá, selecionar a seção transversal ideal das vigas, sua etapa de localização e o formato da treliça.
Naturalmente, sem a formação adequada, é extremamente difícil evitar erros na elaboração de projetos. Portanto, é melhor deixar os experimentos e confiar o design a especialistas.
Os principais pontos na elaboração do projeto são:
- A escolha do tipo de telhado e o ângulo de inclinação das encostas;
- A escolha do material com o qual o telhado será coberto;
- O cálculo do sistema treliçado, que é feito em função das decisões tomadas nos dois primeiros pontos, além de levar em consideração as condições climáticas locais (precipitação, força do vento, etc.)
Uma subestimação de qualquer uma das cargas ou um erro nos cálculos pode levar a resultados desastrosos como a deformação do sistema de treliças, a destruição do material da cobertura e até o colapso total do telhado.
A estabilidade e resistência da estrutura durante a construção de telhados inclinados é alcançada através do cálculo correto e instalação adequada de sistemas de treliça.
Escopo de vigas suspensas

Nos edifícios que não possuem paredes internas portantes, via de regra, são utilizadas vigas suspensas. Trata-se de uma estrutura que assenta sobre dois apoios nas arestas (por exemplo, nas paredes exteriores de um edifício), sem ter um apoio central.
As pernas da viga deste projeto funcionam em flexão e compressão, sem criar cargas horizontais. Para reduzir a força de ruptura exercida nas paredes pelas vigas suspensas, é utilizado um sopro que conecta os elementos estruturais individuais.
O puff pode ser feito de madeira ou metal. A localização do aperto é determinada com base no desenho do telhado.
Por exemplo, vigas suspensas com puff localizado na base são usadas na construção de telhados de mansarda.Neste caso, o aperto desempenha simultaneamente as funções de uma viga de piso.
Conselho! Quanto mais alto o sopro estiver localizado no sistema de vigas suspensas, maior será a carga que ele sofrerá. Portanto, ao escolher uma opção de torque máximo, é importante usar designs mais potentes e monitorar cuidadosamente a confiabilidade dos fixadores.
No caso de serem montadas vigas suspensas, a largura do vão do edifício pode ser de 6 a 10 metros. As vigas são feitas de madeira - madeira, toras, tábuas. Para conectar os elementos, são utilizados cortes, parafusos, perfis de aço, buchas, pregos.
Escopo de vigas em camadas

Se a casa tiver uma parede principal interna, geralmente são usadas vigas de madeira para a construção do telhado. A principal diferença desse projeto é a presença de um elemento de suporte interno, que repousa sobre uma parede ou coluna interna de suporte de carga.
Portanto, esse projeto transfere cargas apenas para flexão. Um telhado de vigas é mais leve e mais econômico, pois requer menos madeira para construção.
Em casas nas quais um telhado comum é instalado em vários vãos, pode-se alternar vigas suspensas e em camadas. Na parte do edifício onde não há suportes internos, é utilizado um sistema de suspensão, e na parte onde esses suportes estão disponíveis, eles são estratificados.
Instalação de um sistema de vigas suspensas

Depois de instalar o Mauerlat, você pode prosseguir com a instalação do sistema de treliça. Na primeira fase da obra, será necessário construir andaimes para subir ao telhado, incluindo andaimes móveis.
Este dispositivo é útil para elevar os trabalhadores até a altura necessária e para colocar o material que deve estar à mão.
Depois que as questões de segurança e conveniência do trabalho forem resolvidas (por andaimes), você pode começar a montar sistemas de treliças suspensas.
Para caibros, é necessário usar uma viga com seção de 200 × 50 mm (pelo menos). Se você usar um material com uma seção transversal menor, durante a operação, as vigas provavelmente cederão.
Antes da instalação, todas as peças de madeira devem ser tratadas com uma solução anti-séptica que evite a destruição da madeira.
Procedimento passo a passo para instalar vigas de uma barra:
- Usando andaimes pré-construídos, levantamos duas vigas no andar de cima e as conectamos.
- Cortamos um entalhe na perna da viga, que será usada para suporte estável no Mauerlat.
- Na segunda perna da viga, é necessário cortar um entalhe semelhante.
- Fazemos anotações qual perna da viga ficará à direita e qual à esquerda.
- Instalamos as vigas e as conectamos.
- Na parte superior das pernas da viga, deve-se fazer um entalhe para que a viga fique conectada não com sobreposição, mas com ênfase. A junta de sobreposição é considerada pouco confiável, mesmo que seja bem reforçada com pregos.
Conselho! Para fazer o entalhe superior corretamente, você precisa conectar as barras e marcar a linha de recorte com um marcador. Em seguida, faça um entalhe e reconecte as vigas.
- Depois que as duas primeiras pernas da viga estiverem prontas, elas precisam ser bem medidas e os gabaritos feitos (separadamente para as "pernas" direita e esquerda). Com a ajuda desses gabaritos, será possível preparar com segurança as seguintes barras diretamente no solo, sem levantá-las ao nível do telhado.
- Instalamos as vigas no lugar, prendendo-as ao Mauerlat com pregos.
- Preparamos o segundo par de pernas da viga, como todas as subsequentes, no solo usando os gabaritos feitos.
- O segundo par acabado é instalado na extremidade oposta do telhado.
- Entre o primeiro e o segundo par, é necessário esticar o barbante, que servirá de nível para o qual você deverá navegar na hora de instalar os demais pares.
- As vigas são instaladas a uma distância determinada pelo projeto. Por exemplo, com uma inclinação do telhado de 30 graus, essa distância será de aproximadamente 70 cm.
Conselho! Para facilitar o trabalho, é necessário fazer anotações preliminares no Mauerlat, observando a distância necessária. Então, de acordo com as marcações acabadas, você pode instalar as vigas.
- A altura das pernas da viga é ajustável de acordo com o barbante, que foi esticado entre os dois primeiros pares. Se a altura não for suficiente, o uso de espaçadores de madeira pode corrigir a situação.
- A distância entre pares de vigas adjacentes na parte inferior é regulada de acordo com as marcações aplicadas ao Mauerlat, e na parte superior - usando uma placa instalada temporariamente, na qual uma marcação semelhante é aplicada.
- Se a distância entre as paredes de suporte for grande o suficiente, a estrutura montada não é estável. Portanto, surge a pergunta: como amarrar as vigas? É necessário usar um sopro - um feixe localizado horizontalmente.
- Caso a largura da casa seja significativa, o sopro deve ser feito juntando várias tábuas. Você pode prender as tábuas com pregos e elas são aparafusadas nas pernas da viga com parafusos ou pinos.
- Ao instalar puffs, você precisa monitorar constantemente a distância entre eles. Esta distância deve corresponder à distância entre as pernas da viga.Para controle, é conveniente usar pranchas de pequena largura, nas quais as marcações são aplicadas da mesma forma que no Mauerlat.
- Para endurecer a estrutura, recomenda-se conectar adicionalmente a cumeeira do par de vigas e seu sopro, caso contrário, o sopro pode se deformar com o próprio peso. Tal operação deve ser feita com cada par de vigas!
- Na primeira fase de construção sistema de treliça de telhado as pernas são presas ao Mauerlat com pregos. Após a conclusão da montagem, vale a pena fortalecer este local de forma mais confiável, instalando hastes - tiras de fixação de aço fino. Para fazer isso, a perna da viga é enrolada com uma haste e, em seguida, parafusos (ou pregos são cravados) a uma profundidade de cerca de 30 cm através desta tira de metal de ambos os lados no Mauerlat por dentro. Essa fixação evitará o risco de destruição do telhado em caso de fortes rajadas de vento.
Como construir uma saliência do telhado?

Durante a construção do sistema de vigas, muitas vezes acontece que o comprimento da viga é suficiente apenas para as pernas da viga e, para organizar uma saliência, é necessário recorrer à construção das vigas.
Nem um único telhado pode prescindir de uma saliência de cornija, este detalhe é necessário para que a água que caiu na cobertura em forma de precipitação seja removida com segurança sem escorrer para as estruturas internas.
Comprimento saliência do telhado deve ter no mínimo 40 cm, mas em alguns casos é recomendável aumentá-lo para 60 cm, portanto, as pernas do caibro devem ser alongadas nesse valor. Para esses fins, é conveniente usar uma prancha com o comprimento necessário.
A propósito, esta solução é ainda mais lucrativa do que usar uma viga mais longa.
- Em primeiro lugar, é mais conveniente trabalhar com peças de menor comprimento;
- Em segundo lugar, um feixe mais longo é mais caro;
- Em terceiro lugar, se for necessário reparar a saliência, a placa adicional pode ser facilmente substituída sem tocar no sistema principal.
conclusões
Assim, as vigas suspensas são a estrutura de sustentação do telhado, que é utilizada no caso da construção de edifícios que não possuem suportes internos. Sujeito à regra de instalação, esse design é confiável e durável.
O artigo te ajudou?