Vigas deslizantes: suas características

vigas deslizantesA construção do sistema de vigas é uma das etapas mais importantes na construção do telhado, e a fixação dos elementos desempenha um papel muito importante aqui. Este artigo falará sobre como várias opções de fixação de vigas são executadas, em particular vigas deslizantes, e quais funções elas executam.

Construir um sistema de vigas não é uma tarefa fácil, que deve ser tratada com toda a responsabilidade.

Qualquer descuido ou defeito pode levar a danos ou destruição do telhado, por isso elementos como suporte de caibro deslizante devem ser feitos com a mais alta qualidade. Vamos considerar com mais detalhes as principais etapas da construção do sistema de treliças.

Primeiro você precisa preparar seus elementos individuais:

  • O elemento mais alto da estrutura do telhado é chamado cumeeira.Para sua fabricação correta, após a montagem do primeiro elemento, faça um gabarito de acordo com o mesmo, segundo o qual serão feitos os elementos subseqüentes da cumeeira;
  • No caso de construção de uma casa grande, é necessário o alongamento das tábuas. Para fazer isso, são feitos furos para parafusos na placa de encaixe. Para evitar danos à madeira, os furos são feitos com uma furadeira.

Importante: ao fazer isso, certifique-se de que a distância entre a extremidade da placa de encaixe e o orifício mais próximo seja de pelo menos 10 cm. Além disso, fazer furos com muita frequência pode causar rachaduras na placa, portanto, os furos devem ser feitos aleatoriamente, mantendo uma distância de cerca de 10 centímetros entre eles.

Ao calcular o sistema de vigas, também é necessário levar em consideração as cargas futuras do telhado, que incluem o peso da cobertura do telhado, bem como as cargas de neve e vento.

Além disso, é importante levar em consideração o encolhimento da madeira. Por exemplo, se a seção de toras for de 195x195 mm, o encolhimento total ao longo das empenas ou cornijas será de cerca de 6%.

Depois de concluir os cálculos necessários e preparar os elementos, você pode prosseguir diretamente para a instalação do sistema de vigas.

É composto pelos seguintes elementos:

  • cumeeira;
  • Apoios de pernas de caibro em vigas intermediárias;
  • Apoia as pernas das vigas na saliência dos beirais.

Considere a fixação desses elementos com mais detalhes.

Para fixação cumeeira placas de encaixe especiais são usadas, cujo uso não dá origem a nenhum problema adicional de desempenho.

Leia também:  Sistema de treliça de telhado: instruções de instalação

Para apoiar as vigas nas vigas intermediárias, são utilizados elementos deslizantes especiais, também chamados de "corrediças de caibro".

O suporte da viga deslizante é sempre montado perpendicularmente à própria viga. Para isso, sobre a parte principal do "slider" é feito um corte preciso nas barras, que deve garantir a correta instalação do elemento em um ângulo de 90 graus em relação às vigas.

O sistema de caibro deslizante prevê a instalação do controle deslizante na posição mais extrema, o que proporciona o deslocamento máximo do caibro durante o encolhimento da casa.

Neste caso, o encolhimento da madeira não afetará em nada o sistema de caibros e, após a estabilização do processo, será possível iniciar a colocação de uma cobertura permanente, que durará muitos anos.

Usando vigas deslizantes

vigas deslizantes
Exemplo de viga deslizante

As vigas deslizantes são utilizadas na construção de casas de madeira ou toras, nas quais se observa encolhimento perceptível nos primeiros anos de operação. Um papel muito importante nisso é desempenhado pela tecnologia de fixação das pernas da viga à casa de toras, o que é especialmente importante para um frontão de toras.

O encolhimento de tais casas ocorre de forma desigual e afeta diretamente as dimensões de toda a estrutura. Assim, o encolhimento total da altura do edifício pode ser de até 10%.

A tecnologia de uso de vigas deslizantes envolve a instalação de vigas de madeira em um tronco de cumeeira. Ao mesmo tempo, as vigas são conectadas por uma sobreposição ou em uma junta usando pregos ou parafusos e placas de aço.

Importante: os parafusos auto-roscantes não suportam muito bem cargas pesadas, por isso não é recomendado o uso de fixadores para vigas com a ajuda deles.

A seção transversal das vigas é determinada principalmente pelo peso do telhado em construção. A placa de borda mais comumente usada, cuja largura não excede 200 mm e a espessura é de 50 mm.

Não é recomendado prender rigidamente as pernas da viga ao Mauerlat, o que pode fazer com que o telhado caia ou as paredes da casa de toras rompam.

A fixação deslizante das pernas do caibro à estrutura é realizada por meio de suportes especiais de aço de 2 mm e equipados com um canto que garante o deslizamento do suporte.

Eles são vendidos em lojas de ferragens e são bastante baratos. . Um ponto importante na aplicação dessa tecnologia é que a régua-guia deve ser fixada estritamente paralela às vigas, e o canto da tora também deve ser perpendicular.

Leia também:  Emenda de vigas ao longo do comprimento: características do processo

Isso evita que as vigas se inclinem durante o encolhimento da casa. A fixação do canto é realizada ao nível da régua, o que permite que as vigas deslizem ainda mais ao longo de todo o seu comprimento durante o encolhimento do edifício.

fixação da viga

fixadores para vigas
Suporte de montagem deslizante

Caso a viga seja simplesmente apoiada contra a viga e uma força seja aplicada a ela, sua extremidade simplesmente começará a deslizar ao longo dela, o que resultará no deslizamento da viga e na destruição do telhado.

Para evitar esse deslizamento e proteger as vigas com segurança, são usadas conexões especiais:

  • Dente com ênfase;
  • Dente com espigão e batente;
  • Destaque no final da viga.

A ligação é feita com um ou dois dentes, dependendo do ângulo de inclinação dos caibros. Essa fixação das vigas às vigas permite transferir a pressão de um elemento do sistema de vigas para outro.

A conexão de caibros e vigas com um único dente é usada no caso de um ângulo de inclinação suficientemente grande do telhado, ou seja, com um ângulo entre a viga e as vigas superior a 35 graus:

  • Um dente com ponta é feito no calcanhar da perna da viga;
  • Uma ênfase é cortada na viga, na qual existe um soquete para uma espiga, cuja profundidade deve ser de 1/4 - 1/3 da espessura da viga. A grande profundidade do ninho pode fazer com que ele enfraqueça;
  • O corte é feito a uma distância de 25 a 40 cm da borda da viga suspensa, evitando um possível lascamento de sua extremidade sob a carga criada pelas vigas.

Dentes individuais são geralmente feitos em combinação com pontas para evitar o movimento lateral da perna da viga. Esse método de conexão é chamado de dente com ponta e ênfase.

No caso de telhado mais plano, com ângulo de inclinação inferior a 35 graus, a instalação de caibros é feita com a expectativa de aumentar a área de atrito contra a viga do piso. Simplificando, eles aumentam a área de apoio da perna da viga na viga.

Leia também:  Sistema de vigas: tecnologia de instalação

Para isso, é feito um corte com dois dentes, que pode ser executado em diversas versões:

  • Duas paradas (com pico e sem pico);
  • Duas paradas com pontas;
  • Bloquear com dois pregos, etc.

A primeira opção é feita da seguinte forma:

  • Na viga, uma ponta com ênfase é recortada para um dente;
  • Uma ênfase é cortada para o segundo dente;
  • Na viga, é recortado um olho com destaque para o primeiro dente;
  • Para o segundo - corte a ênfase.

Os dentes são cortados na mesma profundidade. No caso de diferentes profundidades de corte, o primeiro dente com ponta é cortado em 1/3 da espessura da viga e o segundo - em 1/2.

Uma maneira menos comum de anexar vigas a uma viga é de ponta a ponta:

  • Um dente de apoio é cortado na perna da viga;
  • Um plano do dente é colocado bem na borda do plano da viga;
  • O segundo plano do dente repousa sobre um corte feito na viga, cuja profundidade é 1/3 da espessura da viga.

Importante: o dente batente deve ser cortado na distância máxima possível da aresta.

A confiabilidade da fixação é aumentada conectando adicionalmente as vigas e vigas com grampos ou parafusos, após o que todo o canto é preso à parede da casa com laços de arame ou tiras de ferro.

fixação da viga é feita a um parafuso de ancoragem ou a uma muleta embutida na parede.

Ao fazer conexões com o sistema de vigas, os seguintes fixadores são usados:

  1. De madeira elementos do telhado - placas, cavilhas, barras, lenços suspensos ou triangulares inseridos;
  2. Elementos metálicos - parafusos, pregos, parafusos com arruelas e porcas, braçadeiras, dobradiças, forros, vários cantos de aço, etc.

A confiabilidade do sistema de treliça depende muito da qualidade da fixação de seus vários elementos uns aos outros.

No caso de casas de madeira, os sistemas de caibros deslizantes permitem garantir a segurança do telhado durante o encolhimento da madeira nos primeiros anos de operação, portanto, a instalação do próprio sistema de caibros e de seus elementos e fixadores individuais deve ser cuidadosamente e com responsabilidade.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC