Telhado de mansarda quebrado: requisitos, projeto e construção, escolha do material de cobertura, isolamento, erros típicos de construção

telhado de mansarda quebradoAo escolher a forma do sótão, muitos proprietários escolhem a opção de telhado de mansarda inclinado, pois a escolha dessa opção pode distribuir de maneira mais eficaz o espaço sob o telhado. Considere com mais detalhes esta opção para a construção do telhado.

O telhado é um dos locais mais problemáticos na construção de qualquer casa. Para escolher a forma ideal do telhado, você deve levar em consideração não apenas os desejos do desenvolvedor, mas também as características técnicas do edifício.

construção telhados de mansarda recentemente tornou-se moda, pois tal solução permite aumentar de forma relativamente barata a área da casa.

No entanto, este trabalho pertence à categoria de complexo, exigindo cálculos cuidadosos e cumprimento estrito dos códigos de construção. Portanto, a construção de sótãos deve ser confiada apenas a construtores profissionais com experiência relevante.

Requisitos básicos para telhados de mansarda

A definição de sótãos é dada no documento regulamentar SNiP 2.08.01-89. De acordo com o disposto neste documento, o sótão é considerado o local localizado no espaço do sótão, cuja fachada é uma superfície de inclinação ou telhado de mansarda.

Nesse caso, a linha na qual o plano da parede da fachada e o telhado se cruzam deve estar localizada a uma altura não superior a um metro e meio do nível do piso nos quartos do sótão.

O sótão pode ser localizado, ocupando toda a área da sala e parte dela. A disposição das instalações no sótão, em regra, está associada à estrutura do edifício principal e às instalações abaixo.

Costuma-se subdividir os sótãos em três tipos:

  • Sótão de um nível;
  • Sótão de dois níveis;
  • Sótão com mezzanine.

A forma do sótão é determinada pela forma do telhado. Assim, um telhado de mansarda inclinado permite criar a sala mais espaçosa, cuja área pode ser usada da maneira mais eficiente possível.

Os principais requisitos para a construção de um telhado de mansarda são sua estabilidade e resistência. Portanto, é necessário realizar um cálculo de engenharia do telhado de mansarda, que levará em consideração todas as cargas que serão colocadas na estrutura.

Leia também:  Telhado de mansarda de duas águas: impermeabilização e isolamento

Via de regra, são utilizadas vigas de madeira para a construção de pisos de sótão, portanto, atenção especial deve ser dada à segurança contra incêndio do futuro telhado.

Os códigos de construção regulam a localização dos canais das chaminés, bem como o tratamento especial das estruturas de madeira com soluções que evitam a ignição e a propagação do fogo.

Além disso, os elementos de madeira devem ser tratados com soluções anti-sépticas que evitem o desenvolvimento de fungos e insetos.

O que é um telhado quebrado?

Uma das variedades de telhados de duas águas é um telhado de mansarda quebrado. Além disso, esse tipo de telhado é um dos mais difíceis de executar.

telhado de mansarda inclinado
Instalação da seção de treliça superior de um telhado inclinado

Esta versão do dispositivo de telhado é mais adequada para converter o sótão em uma área de estar. A forma de tal telhado sugere a presença de duas inclinações desiguais, localizadas em ambos os lados do edifício.

A principal vantagem dos telhados inclinados é a liberdade de design. Esses telhados podem ser feitos em uma variedade enorme de opções, ou seja, há uma chance real de tornar sua casa diferente das demais.

Em regra, um projeto de telhado de mansarda envolve o uso de vigas de madeira para criar treliças. Uma estrutura de treliça de tal telhado está sendo construída com o dispositivo de duas inclinações quebradas.

Vigas de telhado faça você mesmo, indo abaixo do canto da inflexão, estão localizados em uma inclinação mais acentuada do que os elementos localizados acima do ponto nomeado.

O triângulo superior da estrutura é montado a partir de vigas suspensas conectadas na parte inferior com puffs. Além disso, esses puffs desempenham simultaneamente a função das vigas do teto das futuras instalações.

Como a construção de telhados quebrados é muito complexa, os desenhos do telhado de mansarda devem ser realizados exclusivamente por especialistas.

Você não deve confiar apenas em sua experiência prática em construção, pois também é necessário um conhecimento sólido da teoria do projeto e das disposições dos códigos de construção para criar um projeto competente.

Projeto de coberturas inclinadas

telhado de mansarda inclinado
Projeto de telhado inclinado com sótão

Após o cálculo do telhado do sótão, você pode prosseguir para a implementação da parte gráfica do projeto, levando em consideração os seguintes fatores:

  • A geometria da cobertura do edifício, a sua forma e linhas;
  • A arquitetura do sótão projetado, seu design e decoração devem ser combinados com o design do edifício principal;
  • O projeto deve prever a instalação de janelas - inclinadas ou verticais. O tipo e o número de janelas são selecionados dependendo da solução arquitetônica geral e da finalidade funcional da sala.
  • Ao projetar, é importante considerar cuidadosamente a escolha de coberturas, isolamento e materiais isolantes.
Leia também:  Sótão faça você mesmo: como construí e terminei o segundo andar

Assim, deve ser incluído no projeto um desenho detalhado: um telhado de mansarda e seus principais componentes e estruturas.

Construção de telhados de mansarda

Ao realizar o trabalho de instalação, a tecnologia de construção do telhado de mansarda regulamentada pelos códigos de construção deve ser observada.A primeira etapa da construção é a instalação de uma estrutura de vigas.

Para esses fins, é utilizada madeira serrada da mais alta qualidade, cujo teor de umidade não ultrapassa 22%.

Só neste caso é possível montar uma estrutura que resista a temperaturas extremas e umidade atmosférica. O degrau da viga depende do ângulo de inclinação e está na faixa de 600-1200 mm.

Além disso, é importante cumprir as seguintes condições:

  • O nível inferior do sistema de treliças é montado a partir de vigas com seção de 250 mm. Eles são montados na forma de vigas paralelas e fixados com argamassa de cimento.
  • As vigas localizadas verticalmente são montadas a partir de barras mais leves com seção transversal de pelo menos 50 mm ou placas com largura de pelo menos 70 mm.
  • Para fixar vigas verticais às vigas inferiores, são usados ​​cantos e parafusos de alta resistência que atendem aos requisitos do GOST 52644-2006

A próxima etapa da construção é a instalação da impermeabilização.

Para fortalecer o filme, é conveniente usar trilhos curtos e sobrepostos, no sentido da cornija para a cumeeira. O filme é colocado livremente, sem puxá-lo. Melhor se cair um pouco.

Conselho! Para realizar impermeabilização de alta qualidade, é necessário colocar uma dupla camada de sobreposição de filme. A largura da inserção do filme é de pelo menos 20 mm. Camadas separadas são fixadas com uma fita adesiva especial.

Em seguida, colete a caixa. Para isso, é útil uma viga com seção de 50 por 150 mm. A etapa de colocação do torneamento depende do tipo de material de cobertura a ser utilizado.

A escolha do material de cobertura para um telhado de mansarda

A escolha de materiais para coberturas hoje é muito diversificada. Mas para cobrir telhados de mansarda, é melhor escolher um material que tenha um peso pequeno.

Leia também:  Telhado de mansarda: vantagens, tipos, características e dispositivo

Portanto, apesar das vantagens inegáveis ​​\u200b\u200bdas telhas naturais ou de cimento e areia para sótãos, elas raramente são usadas, pois esse telhado terá um peso impressionante.

Então, se for instalar um telhado de mansarda, as opções mais populares são telhas ou telhas metálicas.

Suas vantagens:

  • Peso leve;
  • Instalação relativamente fácil;
  • Alta resistência do revestimento;
  • Atratividade externa e cores ricas;
  • incombustibilidade;
  • Durabilidade.

Isolamento de telhado de mansarda

Esta fase da construção deve merecer especial atenção, uma vez que o conforto de utilização do sótão vai depender da qualidade da sua implantação.


Via de regra, o esquema de isolamento do telhado de mansarda é uma estrutura composta por várias camadas, nas quais, além da camada de isolamento, está incluída uma barreira de vapor.

A barreira de vapor é instalada de dentro da sala e serve para proteger contra a penetração de umidade no isolamento, que se acumula na sala.

Assim, um projeto feito corretamente tem a seguinte composição (começando de dentro da sala):

  • Materiais de acabamento;
  • Folhas de compensado ou drywall;
  • Barreira de vapor;
  • camada de isolamento;
  • Impermeabilização;
  • caixote;
  • Material de cobertura.

Erros típicos na construção de telhados de mansarda

O erro mais comum na construção de telhados de mansarda é a violação do regime de ventilação.

O fato é que uma ventilação bem planejada garante o correto funcionamento de toda a “torta de cobertura”, portanto, com a falta ou ausência total de ventilação, os problemas são inevitáveis.

A largura do espaço entre a camada de isolamento e a superfície do telhado deve ser suficiente para uma ventilação eficaz.Este valor depende do material de cobertura selecionado.

  • Ao usar materiais de cobertura perfilados, o tamanho do entreferro deve ser de pelo menos 25 mm;
  • Ao usar materiais de folha plana, o valor da camada de ventilação é de 50 mm.

Um pré-requisito é o dispositivo de ventilação na cumeeira do telhado e nos beirais.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC