A forma geométrica e o material escolhido para cobrir o telhado determinam o tipo de telhado a ser erguido. Este artigo falará sobre como montar o telhado corretamente, usando a tecnologia de molduras, que permite criar telhados de várias formas e usar quase qualquer material para cobri-los.
A escolha do desenho do telhado da estrutura é realizada levando em consideração as cargas planejadas de cobertura de neve na área onde a construção está sendo realizada, bem como o tamanho da estrutura que está sendo construída.
Existem dois esquemas para a montagem de telhados de estrutura:
- Fermennaya;
- Quadro.
Um telhado feito com tecnologia de estrutura deve atender aos seguintes requisitos:
- A carga criada pelas massas de neve e correntes de vento deve ser distribuída ao longo das paredes da casa;
- Todos os elementos da estrutura do edifício devem ser protegidos de várias precipitações;
- Deve ser deixado espaço suficiente no sótão para a instalação de isolamento, a fim de isolar o sótão dos aposentos mais quentes;
- Deve ser assegurada uma boa ventilação do espaço do sótão;
- O revestimento da estrutura do telhado e do telhado deve ter proteção confiável contra os efeitos da umidade e do calor provenientes de salas quentes.
Como montar um telhado corretamente

Antes de montar adequadamente o telhado, deve-se ter em mente que o valor máximo do vão livre não deve ultrapassar 12,2 metros, e a maior distância entre treliças ou caibros não deve ultrapassar 60 centímetros.
Ao calcular as características dos principais elementos da estrutura do telhado montado de acordo com o esquema de treliça, devem ser levados em consideração parâmetros como a largura dos vãos e a carga da cobertura de neve.
Ao montar o telhado, duas opções de vigas podem ser usadas:
- Vigas independentes (livres);
- Vigas que suportam a carga do teto do espaço do sótão (carregado).
A seção transversal das placas usadas para fazer vigas e caibros do teto deve ser de pelo menos 89x38 milímetros.
No caso de uso de telhas de barro pesadas, bem como janelas de sótão, a estrutura do telhado deve ser reforçada adicionalmente ou as vigas devem ser calculadas como carregadas.
Também calculado como caibros carregados com inclinação do telhado inferior a 28º e relação entre vão total e elevação na cumeeira de 1:4, caibros.
Ao planejar como montar a estrutura do telhado, também deve ser levado em consideração que todas as conexões entre os elementos do telhado sejam o mais confiáveis possível.
Também é necessário garantir a confiabilidade do suporte na parede ou Mauerlat (viga) das próprias vigas e das vigas do sótão, enquanto as vigas da parte superior são conectadas aos pares na cumeeira do telhado, a largura de que não deve ser menor que o comprimento do suporte da viga.
A seção transversal da cumeeira não deve ser inferior a 140x17,5 milímetros, sendo aconselhável escolher uma largura que exceda a largura da viga. As vigas da cumeeira são fixadas uma em frente à outra, evitando seu deslocamento, enquanto as vigas devem se cruzar com a cumeeira e o Mauerlat em ângulo reto.
Para prender as vigas na parte superior da amarração da parede ou no Mauerlat, elas são cortadas, enquanto o comprimento de seu suporte deve ser de pelo menos 38 milímetros. O suporte dos caibros de vale e cumeeira deve ser de pelo menos 50 mm, e as tábuas utilizadas para sua fabricação devem ter pelo menos 38 mm de espessura.
Importante: os caibros encurtados (vigas) devem unir os caibros de vale e cumeeira em um ângulo de 45º, se tomarmos a projeção no plano do piso.

Para proteção confiável do telhado das paredes e janelas do edifício contra influências externas, por exemplo, precipitação, as vigas devem ser retiradas dos limites externos das paredes a uma distância de 40 a 50 cm e, no caso de paredes de madeira - por 55 cm.
Nesse caso, as pontas das vigas penduradas fora da parede devem ser levadas a distâncias iguais além dos limites da parede e conectadas entre si nas partes finais com uma placa especial (rolo).
Importante: não é permitida a ligação de rolos em nenhuma outra seção das vigas, exceto nas extremidades.
A espessura da placa do rolo deve ser de pelo menos 17,5 mm, mas por conveniência, recomenda-se o uso de placas cuja seção transversal coincida com a seção transversal das vigas.
No caso em que a inclinação do telhado é de 1:3 ou mais, seu vão estimado pode ser reduzido com a ajuda de suportes, jugos, bem como o uso de suportes adicionais para a cumeeira.
A seção transversal das placas utilizadas para a fabricação desses elementos deve ser de pelo menos 89x38 milímetros.
No caso em que a inclinação do telhado seja de 1:4 ou menos, a carga nas vigas do piso pode ser transferida das vigas por meio de contraventamentos diagonais e paredes adicionais, sendo também necessário instalar escoras sólidas entre as vigas do piso sob estas paredes.
Ao mesmo tempo, deve-se garantir que as vigas do piso não cedam mais de 2,5 cm quando a carga de neve projetada for totalmente transferida.
No caso em que a conexão de vigas opostas não é feita nas vigas do piso e o ângulo de inclinação do telhado não excede 1: 3, é necessário fornecer suporte adicional para a cumeeira.
Se o ângulo de inclinação for maior que 1:3, esse suporte não é necessário, basta fazer um nó de conexão confiável na parte inferior do sistema de caibros.

Para equipar vários sistemas de comunicação de elementos de estrutura de telhado, vários furos e cortes podem ser feitos neles, cuja localização e dimensões devem cumprir rigorosamente os mesmos requisitos que se aplicam à estrutura do piso.
Ao montar a estrutura do telhado, a caixa pode ser feita de materiais como aglomerado, placa, compensado, etc.A espessura do material é selecionada dependendo das distâncias entre as vigas adjacentes e, no caso de materiais em chapa, de como as bordas são suportadas na estrutura do telhado de madeira.
Os materiais de chapa utilizados na fabricação da caixa, no caso de estrita observância das regras básicas para a construção de telhados de armação, permitem dar ao telhado uma aparência mais atraente, além de fortalecer significativamente toda a sua estrutura.
Bastante difundidas na construção de telhados de armação eram placas feitas de lascas de madeira, especialmente grau P-3.
DSiP sem lixar e à base de fenol-formaldeídos também são bastante utilizados, uma das vantagens desse material é sua maior resistência ao fogo do que o compensado e as placas.
Abaixo está uma tabela que mostra a dependência da espessura mínima da camada de revestimento das distâncias entre treliças ou caibros.
Ao erguer um telhado de estrutura, você também deve garantir uma boa ventilação do espaço do sótão entre o revestimento do telhado e a camada de isolamento.
Isso não apenas permite que o isolamento desempenhe suas funções com mais eficiência, mas também reduz os efeitos nocivos dos fluxos de ar quente e úmido do interior sobre os elementos do telhado e sua estrutura.
Com nós de junção executados corretamente, a criação adicional de amarras de vento não é necessária. Vamos considerar com mais detalhes a estrutura da construção dos componentes mais importantes da estrutura do telhado que está sendo erguida de acordo com o esquema de treliça.

As distâncias entre as vigas do piso e as vigas podem ser escolhidas de forma diferente, sendo necessário garantir que os vãos entre suas juntas não ultrapassem 120 centímetros.
Também podem ser utilizadas várias conexões, que em qualquer caso devem fornecer uma quantidade suficiente de espaço livre para colocar o isolamento e organizar a circulação de ar necessária para a ventilação do sótão.
Treliças e caibros podem ser apoiados tanto nas paredes do andar superior do edifício quanto na placa Mauerlat instalada nas vigas sobrepostas.
Quando o suporte da viga é deslocado a uma distância superior a 5 cm das vigas do piso, a segunda placa deve ser instalada no Mauerlat da mesma forma que a instalação na guarnição da parede superior.
A primeira placa Mauerlat deve ser pregada em cada uma das vigas do sótão com pelo menos dois pregos de pelo menos 82 milímetros.
Importante: Na ausência de um feixe direto de caibros e vigas de piso, é imprescindível a instalação de uma placa de cintagem.
Com um passo igual de vigas e caibros do piso, a conexão mais confiável é na forma de um nó duplo, no qual é utilizada uma única placa Mauerlat, enquanto, no caso de espessura de isolamento suficiente, o suporte também deve ser feito na parte superior guarnição de parede.

Os caibros são fixados na cumeeira pelo avesso com pelo menos três pregos de 82 mm, ou pelo lado do caibro com quatro pregos de pelo menos 57 mm.
O garfo localizado entre as vigas é pregado em cada uma delas horizontalmente com três pregos de pelo menos 76 mm cada.
A fixação da viga, ou seja, a viga encurtada, na cumeeira ou na viga do vale, é realizada com pelo menos dois pregos de 82 mm.
A fixação às vigas do revestimento do telhado, feito de chapa, é realizada aproximadamente da mesma forma que o revestimento da estrutura para sobreposição.
Ao fixar as telhas, certifique-se de que haja uma folga de pelo menos dois milímetros entre elas e, se necessário, o suporte para suas bordas é feito de tábuas com seção transversal de pelo menos 38x38 mm, a instalação desse suporte é realizada semelhante à instalação de espaçadores de piso.
A disposição da estrutura do telhado de um edifício, cuja construção é feita de concreto ou tijolo, praticamente não difere da instalação da estrutura do telhado de uma casa de madeira.
estrutura do telhado é conectado à parede usando um Mauerlat, a melhor opção de montagem é usar parafusos de ancoragem com diâmetro de pelo menos 12,7 mm, cuja distância entre eles não deve exceder 240 centímetros.
Útil: na junção da parede com o painel, deve ser colocada uma camada de material impermeabilizante, como feltro ou vidro.
A fixação das treliças à amarração da parede superior é realizada de forma semelhante à fixação das vigas do piso.
Informações úteis sobre a montagem de telhados de armação
Aqui estão algumas dicas úteis para a montagem de telhados:
- Ao erguer telhados de duas águas de uma grande área e telhados com uma grande saliência sem suporte, o uso de treliças é considerado o mais conveniente, e o esquema de vigas é mais adequado para telhados de quatro águas e várias águas. Além disso, ao construir um edifício, ambos os esquemas de montagem do telhado podem ser usados juntos, se necessário.
- Ao usar treliças com grande vão, é possível não equipar a parede intermediária de suporte de carga realizando um layout “livre” do espaço interno da casa.
- A redução da seção transversal das tábuas utilizadas para a fabricação de caibros e elementos que reforçam a estrutura permite não apenas reduzir o peso total da estrutura do telhado, mas também reduzir o custo total de sua construção. Nesse caso, você deve escolher as placas da mais alta qualidade, reduzir a distância entre as vigas e também usar várias conexões para transferir a carga do sistema de treliças para as paredes portantes do edifício.
- Ao projetar juntas entre pisos e vigas, é importante fornecer não apenas a possibilidade de instalação gratuita de uma camada de isolamento, mas também sua ventilação de alta qualidade.
- Também é importante observar a distância entre a parte superior da abertura da janela e o plano horizontal dos holofotes.
- O ângulo de inclinação do telhado deve ser escolhido de acordo com o material utilizado para cobri-lo.
- Para evitar o cálculo da quantidade de elevação do cume, você deve especificar o ângulo do telhado em graus e não na forma de proporções.
- No caso em que o telhado também é uma cerca para o sótão, as vigas devem ser calculadas de acordo com os parâmetros de resistência. Para instalação e ventilação da camada de isolamento, será mais fácil fazer uma estrutura adicional.
- Se o funcionamento do sótão não for planejado, deve-se levar em consideração a possibilidade de reforçar as tábuas selecionadas para a fabricação de caibros, pois a carga dos caibros não pode ser transferida para as vigas do piso localizadas livremente no vão.
- A aparência mais atraente do telhado montado é obtida usando os mesmos ângulos de inclinação de todas as suas superfícies.
- É importante pensar com antecedência na eficiência econômica da operação de um determinado material de cobertura ao escolhê-lo.Às vezes, é mais econômico substituir um telhado que atingiu o fim de sua vida útil do que consertar periodicamente uma cobertura de telhado mais cara.
Fabricação e instalação de estruturas treliçadas

Ao construir uma estrutura como telhado de duas águas, ou criando um cômodo para sótão, é bastante conveniente utilizar uma moldura de treliças prontas, que também pode ser utilizada na construção de um telhado em conjunto com um sistema de caibros.
As treliças podem ser feitas com antecedência e, após a conclusão da construção das paredes do andar superior do edifício, elas são simplesmente instaladas em seus lugares, após o que é realizada a montagem da estrutura do telhado e seu revestimento com material de cobertura. rapidamente.
Atualmente, existem instalações de produção especiais que fabricam treliças acabadas, cujos elementos estruturais são geralmente interconectados por meio de placas de conexão metálicas especiais.
Além disso, as treliças do telhado podem ser feitas de forma independente.
As fazendas devem ser instaladas de forma que a distância entre elas não ultrapasse 60 centímetros, e os nós sejam conectados com compensado, cuja espessura é de 10 a 12,5 milímetros.
Neste caso, a camada externa de compensado deve ser colocada paralelamente à placa inferior do vão. Os elementos de treliça são feitos de tábuas sólidas de vigas, cuja seção transversal pode ser de 140x38 e 89x38 milímetros.
Valor máximo saliência do telhado depende da seção da tábua de caibro: com uma seção de 89x38 mm, a saliência máxima não deve exceder 102 cm e com uma seção de 140x38 mm - 142 cm. O tamanho da cornija pode ser aumentado usando a estrutura reforçada mostrada no diagrama.
Nos nós de conexão, o compensado é instalado em ambos os lados, após o que é pregado uniformemente (pelo menos 76 mm) em toda a área da junta entre a placa e o compensado. As pontas das unhas que se projetam das costas estão dobradas.
Útil: É possível utilizar pregos mais curtos, que devem ser martelados em ambos os lados para garantir uma boa resistência de fixação.
O artigo te ajudou?