Tendo em conta a saturação do mercado da construção com produtos de fabricantes estrangeiros e nacionais, por vezes não é fácil optar por uma determinada marca. Sem exceção - e componentes para o telhado. Sem dúvida, na hora de escolher os materiais de cobertura, comparar suas características pode ajudar a não se enganar. Quais materiais existem para tais tarefas e quais são os recursos de cada um - mais adiante neste artigo.
Todos os materiais existentes podem ser divididos em vários grupos de acordo com a tecnologia de sua produção e instalação:
- frondoso
- enrolado
- Peça pequena
- Volume
Você também pode combinar as matérias-primas utilizadas:
- metal
- betuminoso
- natural
- Polímero
CONSELHO! Ao avaliar qual material de cobertura é melhor escolher, deve-se focar não apenas em sua estética ou custo, mas também na carga que ele criará no restante da estrutura do edifício.
Ao mesmo tempo, os grupos podem se cruzar nas combinações mais bizarras. Portanto, ainda vale a pena decidir sobre as propriedades físico-químicas dos materiais.
O metal é usado em coberturas há muito tempo, pelo menos desde os tempos antigos. Ele sempre atraiu construtores pela facilidade de dar a forma desejada, resistência e durabilidade. Essas mesmas qualidades são inerentes a ele agora.
A maior parte dos materiais metálicos modernos para coberturas é produzida na forma de chapas, embora o ferro galvanizado seja às vezes usado na forma de rolo, o que reduz o número de juntas.
Em termos de vida útil, cobre, alumínio e novos material de cobertura- titânio-zinco, todos podem durar 100 anos ou mais.
O aço galvanizado e seus materiais - papelão ondulado, ladrilhos do euro, podem durar cerca de 50, no entanto, sua vida útil pode ser estendida pintando ou aplicando um revestimento de polímero.
- tecnologia de assentamento

Todos os telhados de metal são montados em uma caixa de madeira com um degrau de 30 a 50 cm, e os materiais de aço galvanizado são colocados em uma fileira, com folhas sobrepostas em linhas verticais e horizontais.
O restante é fixado de forma dobrada - suas juntas em todas as fileiras são achatadas, seja diretamente durante a instalação, ou mesmo antes de o material ser levantado para o telhado.
- Resistência física e química
O ferro galvanizado e seus materiais são propensos à corrosão. Todos os materiais toleram impactos físicos perfeitamente
- Intensidade de trabalho e termos de trabalho
A instalação é relativamente fácil, os termos são rápidos, surgem dificuldades no caso de uma topografia de telhado complexa, bem como nas junções com chaminés, tubulações e outras estruturas. Eles são causados pelo grande tamanho das folhas.
- Carga nas estruturas de suporte do edifício
Todos os materiais são leves, então o telhado é leve, não requer um poderoso sistema de treliça
- Durabilidade
Alto. 50 anos para galvanização e mais de 100 anos para outros metais
- Estética:
para aço galvanizado, papelão ondulado e alumínio não revestido - baixo. Outros materiais têm um alto
- Propriedades especiais
todos os materiais têm isolamento acústico ruim. As chapas estão sujeitas a deformações por flexão, portanto, requerem equipamentos cuidadosos com proteção contra o vento.
- Preço
Aço galvanizado e materiais dele - médio, outros metais - muito alto. A manutenção praticamente não é necessária - exceto em emergências.
betume para telhados tem uma história bastante longa e passou por um certo caminho de desenvolvimento evolutivo. Para coberturas planas e de baixa inclinação, continuam a ser uma solução praticamente incontestada.

Este grupo é agora produzido com misturas betume-mastique em bases sintéticas, o que não eliminava todos os problemas. Porém, em termos de rapidez e custo de cobertura, principalmente para grandes áreas, ainda não tem igual.
O material também é utilizado como camada impermeabilizante para outros tipos de coberturas. O mesmo grupo inclui o eurotile, que é uma folha de mastique-betume cortada. Mas em termos de tecnologia e propriedades de assentamento, está mais próximo dos materiais da peça.
Com base em mástique betuminoso, também são feitos telhados autonivelantes, mas suas propriedades diferem significativamente dos laminados - são mais avançados tecnologicamente, mais duráveis e mais plásticos.
- tecnologia de assentamento
O verso do material é coberto com uma camada de mástique. Essa camada é derretida com um queimador especial, após o que a parte aquecida da tela é pressionada contra a base. No caso de uma estrutura treliçada, ela é lançada ao longo de uma caixa maciça de madeira, sobre uma cobertura plana - ao longo de uma laje de piso. Empilhado em duas ou mais camadas com sobreposição em linhas.
- Resistência física e química
Baixo - não tolera contato com solventes, betume líquido, temperaturas altas e extremamente baixas. Facilmente danificado por impacto mecânico.
- Intensidade de trabalho e termos de trabalho
Mínimo. Em casos simples, áreas muito grandes podem ser percorridas em um dia por uma tripulação de três pessoas.
- Carga nas estruturas de suporte do edifício
Mínimo - até 8 kg / m2 de cobertura (ao assentar em 2 camadas)
- Durabilidade
Baixo. Até 25 anos para as melhores amostras, menos de 10 para as piores
- Estética
ao usar granulado colorido - médio
- Propriedades especiais
o material é extremamente combustível e tem uma higroscopicidade relativamente alta.
- Preço
material do telhado e a produção é barata. No entanto, no futuro, serão necessárias manutenções e reparos frequentes, o que aumenta os custos operacionais.
CONSELHO! É mais econômico reparar áreas danificadas de coberturas betuminosas usando mástique para coberturas autonivelantes. Ele fechará com segurança os buracos formados e não permitirá que eles cresçam no futuro.
Os materiais naturais são apresentados nas categorias de pequenas peças e chapas. Neste último, são placas de fibrocimento e fibrocimento.
No primeiro - muitos materiais:
- azulejos de cerâmica
- ladrilhos de cimento e areia
- ardósia
- grés porcelânico
e todo um grupo de materiais de madeira. Os materiais naturais em folha são semelhantes em características e tecnologia a outros materiais em folha. No entanto, eles se distinguem por seu grande peso e fragilidade comparativa ao impacto.
Conselho! Ao escolher o tipo de telhado, deve-se correlacionar sua compatibilidade com a solução geral de engenharia da casa. Por exemplo, a instalação de um telhado de telhas em um edifício de estrutura exigirá tal reforço da estrutura que o próprio princípio da construção modular neste caso perderá todo o significado.
materiais minerais
- tecnologia de assentamento

Todos os materiais de peças pequenas são colocados em uma caixa contínua com impermeabilização. Via de regra, a tecnologia de assentamento é alinhada, com os elementos se encaixando entre si usando seu próprio relevo.
A exceção são as telhas betuminosas, que são fixadas com pregos. Os elementos são dispostos em fileiras, começando pela saliência do telhado. Para junções, vales e outras irregularidades do telhado, são utilizados produtos com formatos especiais.
- Resistência física e química
Alto, exceto para cargas de impacto extremas. Eles também não toleram ciclos de congelamento, começam a rachar quando a qualidade do material ou estilo é ruim.
- Intensidade de trabalho e termos de trabalho
Extremamente grande. Maior precisão e alta qualificação de especialistas são necessários. Eurotile - médio.
- Carga em estruturas de telhado de suporte de carga
Extremo. Eles exigem um sistema de treliça muito poderoso e paredes de suporte de carga confiáveis. O peso de 1 m² de cobertura pode chegar a 40 kg. Eurotile - o peso é pequeno, as vigas podem ser leves.
- Durabilidade
Ao nível dos melhores materiais metálicos - até 100 anos ou mais. Para ladrilhos de euro - comparável a materiais laminados.
- Estética
O melhor entre todos os materiais de cobertura, talvez com exceção da madeira
- Propriedades especiais
Além das telhas metálicas, todos os materiais são à prova de fogo, todos sem exceção são bastante fáceis de consertar, não requerem manutenção, exceto em caso de emergência
- Preço
Excluindo telhas - uma das mais altas entre todas as classes
Os materiais de madeira são provavelmente os telhados mais antigos. Além da tábua (tesa), que serve apenas para revestir os anexos, o resto é peça.
Entre eles:
- Cobreiro
- Telha
- arado
- Shindel
Todos os materiais de alta qualidade são feitos exclusivamente à mão. Apenas algumas espécies selecionadas de madeira são usadas. A cobertura funciona de maneira especialmente eficaz com cabanas de toras de madeira, tendo as mesmas propriedades físicas delas. O material mais ecológico.

Em termos de propriedades, além de peso e resistência ao fogo, repete outros materiais em linha. Resistente ao gelo. É preso à caixa com pregos.
Materiais poliméricos são novidades no mercado de coberturas. Seu principal representante é o Euroslate, uma classe de materiais de chapa feitos de betume e sintéticos, com os quais a estrutura fibrosa é impregnada.
Os materiais são muito promissores, possuindo em muitos aspectos propriedades únicas. Graças à sua origem artificial, eles podem receber uma variedade de características de desempenho de seus criadores.
- tecnologia de assentamento
Semelhante à ardósia regular
- Resistência física e química
Muito alto. Exceto para cargas pontuais de impacto e certos tipos de solventes
- Intensidade de trabalho e termos de trabalho
O melhor entre todas as classes
- Carga em estruturas de suporte de carga
Mínimo
- Durabilidade
Ao nível dos materiais de ferro galvanizado
- Estética
acima da média
- Propriedades especiais
Segurança contra incêndio relativamente baixa. Fácil de reparar, praticamente livre de manutenção.
- Preço
Um dos mais baixos entre os materiais de qualidade
Uma análise completa das vantagens e desvantagens de todos os materiais é matéria para trabalhos acadêmicos. Mas uma comparação preliminar de materiais de cobertura é uma oportunidade de prestar atenção em algo de que você gosta e depois estudá-lo com mais detalhes.
O artigo te ajudou?