Material do telhado: classificação e propriedades

material do telhadoO mundo das coberturas é multifacetado e diversificado. Brilhando com novidade, tipos de telhados elegantes e rígidos determinam não apenas a aparência das estruturas dos edifícios, mas também das cidades. Cada vez dita sua própria moda para cobrir o material para o telhado. Apenas os requisitos de qualidade permanecem inalterados. Este artigo apresenta a classificação dos materiais de cobertura e suas propriedades, tão importantes na questão prioritária da qualidade.

Classificação de telhados

A classificação condicional dos materiais de cobertura é realizada de acordo com os seguintes critérios:

  1. Aparência e forma - chapa (telhados de aço, telhas, chapas de fibrocimento), peça, materiais em rolo.
  2. As matérias-primas iniciais são materiais minerais, orgânicos (material de cobertura, feltro de cobertura).
  3. Tipo de aglutinante - polímero, betume-polímero, componentes betuminosos.
  4. Tipo de revestimento - materiais com filme metalizado ou revestimento de polímero.
  5. Tipo de camada protetora com design como topo suave. - curativo pulverizado, escamoso, fino e grosso;
  6. A presença de uma base - à base de papelão, folha, aço, fibra de vidro, fibra de vidro.

Requisitos principais

Para todos os materiais de cobertura, são apresentados os requisitos básicos, contidos em vários documentos regulamentares - condições técnicas, normas estaduais. Esses documentos regulam a qualidade dos produtos.


Eles são desenvolvidos não apenas para material de cobertura acabado, mas também para matérias-primas, dispositivos de hardware, equipamentos técnicos, que são aplicáveis ​​na fabricação de produtos para coberturas.

É proibido o uso de materiais que não atendam aos padrões de construção.

O telhado é regularmente exposto a flutuações na radiação solar, temperatura, congelamento, degelo, secagem, umidade. Partículas semelhantes a poeira e gases de zonas industriais agem de forma destrutiva em coberturas de telhados.

Portanto, o material de cobertura deve fornecer resistência, ser resistente ao calor, à prova d'água, resistente às intempéries e durável.

Propriedades básicas

Atenção. Para o uso racional de coberturas, é necessário conhecer as propriedades dos materiais, as regras de transporte e armazenamento e as condições de trabalho com eles.

As principais propriedades incluem:

  • mecânico;
  • físico;
  • químico;
  • tecnológica.

A capacidade dos materiais de cobertura de passar por processamento mecânico é determinada por propriedades tecnológicas. Definições como resistência, porosidade e densidade são importantes para quase todos os tipos de revestimento.

Uma propriedade como a resistência ao gelo caracteriza alguns materiais, dependendo das condições de uso. Se o telhado for submetido a congelamento e descongelamento repetidos, essa propriedade é decisiva.

Leia também:  Como escolher material de cobertura

Ao usar revestimentos de mástique e betuminosos, a resistência ao calor do material é importante.

Conselho. Se houver a possibilidade de o telhado ser exposto a altas temperaturas, é necessário prestar atenção ao escolher ou comprar um material para uma propriedade como resistência ao fogo.

O teste dos indicadores de propriedade ocorre em condições de laboratório, de acordo com o procedimento estabelecido por documentos regulamentares.

materiais de cimento de amianto

material de cobertura para o telhado
Folhas de fibrocimento

Perfeitamente adequado para o telhado do material da casa - folha de cimento de amianto. Tem a seguinte classificação:

  • em forma - chapas perfiladas ou planas;
  • em altura - uma folha de alto, médio e baixo perfil;
  • por tamanho - folhas grandes e pequenas;
  • por tipo de acabamento - material de cor natural ou texturizado;
  • de acordo com o método de fabricação - perfil não prensado e prensado;
  • com hora marcada - material estrutural, de paredes e coberturas.

As peças moldadas para cobrir a casa com este material destinam-se a: para organizar a parte de transição da encosta para a borda - transição; para tampas de extremidade - angular; para organizar as costuras - bandeja; para um dispositivo em telhados de patinação - cume; para organizar cornijas - pentes.

As telhas de fibrocimento destinadas a coberturas são armazenadas em pallets com espaçadores de madeira entre as telhas. Este material oferece resistência à água, resistência ao gelo, densidade e resistência.

materiais de rolo

materiais de telhado
Ruberóide

Via de regra, a fabricação de materiais laminados é realizada com base em fibra de vidro ou papelão, seguida de impregnação betuminosa e aplicação de revestimento protetor. Materiais de telhado desse tipo são chamados de laminados porque são produzidos na forma de um rolo.

Ao colar várias camadas deste material (material de cobertura, material de cobertura de vidro, material de euroroofing) no telhado, é criado um revestimento à prova d'água.

Cobertura de telha macia possível em telhados com pequeno ângulo de inclinação, em construção residencial ou industrial, para a instalação de um telhado plano com sistema de drenagem interna.

Betumes e mástiques para telhados

Os materiais betuminosos para o telhado de uma casa, dependendo da marca, destinam-se à impregnação e à cobertura. Eles fornecem resistência à água e resistência ao gelo. Possuem alta densidade, pois a porosidade desses materiais é igual a zero.

Os betumes são resistentes a gases agressivos, sais, álcalis, ácidos. Tais propriedades causam o uso generalizado de betume para impermeabilização e coberturas.

Leia também:  Filizol - que tipo de material de cobertura é esse

Via de regra, são utilizados compostos betuminosos para a fabricação de mástiques para coberturas.A mistura de ligantes betuminosos, cargas minerais e aditivos especiais permite obter mástique para o telhado - material de alta qualidade para cobrir um telhado novo ou reparar um telhado antigo.

Para o arranjo do telhado, são utilizados mástiques de um e dois componentes, que têm a propriedade de passar do estado líquido para o sólido. Existem também diferentes maneiras de usar mástiques:

  • quente (a composição é aquecida antes do uso);
  • frio (sem necessidade de aquecimento, o endurecimento ocorre devido à volatilização da composição dos componentes do solvente).

Qual é o nome do telhado, equipado com o uso de tais materiais? Assim, coberturas betuminosas ou mástique. Estes materiais de cobertura são impermeáveis ​​e biorresistentes.

A estabilidade de suas propriedades físicas e mecânicas determina o uso generalizado de tal revestimento no arranjo do telhado.

Materiais de isolamento térmico

Um grande número de coisas deve ser feito pelo proprietário da casa para cobrir o telhado com segurança. Para reduzir a perda de calor na casa ao cobrir o telhado, são utilizados materiais isolantes de calor.

Eles são classificados assim:

  1. Por estrutura - fibrosa, granular, celular;
  2. Em forma - pedaço, rolo, solto;
  3. Por tipo de matéria-prima - inorgânica, orgânica;
  4. Por densidade - densa, densidade média, baixa e muito baixa;
  5. Por rigidez - duro, semi-rígido, macio;
  6. Por condutividade térmica - baixa, média, alta;
  7. De acordo com a resistência ao fogo - à prova de fogo, combustível e queima lenta.

Materiais de cobertura com isolamento térmico pertencem à categoria de aquecedores usados ​​sob a cobertura principal.

materiais transparentes

O material de cobertura moderno e transparente é amplamente utilizado na construção.Este material é baseado em chapas de policarbonato transparente, que possuem alta resistência e altas taxas de transmissão de luz.

A tecnologia de fabricação de materiais transparentes para coberturas permite manter a resistência do revestimento e reduzir seu peso, o que pode economizar significativamente na construção da estrutura de suporte do telhado.

Os telhados transparentes são utilizados em estufas, piscinas, nos telhados de edifícios residenciais. Eles são a chave para a confiabilidade e relevância do design.

Atenção. Não pense que estruturas financeiras significativas são necessárias para equipar tal telhado. O indicador de preço desse telhado está disponível para todos os consumidores com renda média. É cerca de 8-15 dólares. por m²

materiais metálicos

O material de cobertura feito de aço galvanizado com revestimento de polímero - telhas metálicas, é o mais procurado no mercado de construção para arranjo de telhados com ângulo de inclinação superior a 14 graus. A cobertura metálica é leve, durável e decorativa.

Leia também:  Telhados vermelhos: use telhas

Usando este material para cobrir o telhado, é necessário prever a presença de uma abertura ventilada no telhado ou a instalação de uma camada de barreira de vapor.

Este revestimento se distingue pela facilidade de transporte, facilidade, velocidade de instalação, acessibilidade, resistência ao estresse mecânico.

Da mesma chapa de aço da telha metálica, é laminada uma telha ondulada, que difere:

  • força;
  • economia;
  • praticidade.

O perfil da cobertura confere rigidez e simplifica a colocação do material com sobreposição. É mais conveniente instalar papelão ondulado em uma caixa de madeira ao longo de uma camada de material de cobertura.

Como material de cobertura metálica, podem ser utilizadas chapas de cobre, que conferem à estrutura uma expressividade arquitetônica, determinam a durabilidade da cobertura por mais de um século.

Basicamente, o cobre para coberturas é produzido em rolos com espessura de chapa de 0,8 mm e largura de 670 mm. Telhados de cobre são usados ​​em casos excepcionais.

O ferro galvanizado também é amplamente utilizado para coberturas - esta é a opção mais simples para coberturas, que não requer grandes custos financeiros e de tempo.

Este material fornece:

  • resistência e durabilidade com os devidos cuidados;
  • não propaga ou suporta fogo;
  • É leve e decorativo.

materiais naturais

Materiais de cobertura como juncos, telhas, telhas naturais são representantes brilhantes de materiais de cobertura que a natureza deu.

O uso de tais materiais nos tempos modernos é mais uma exceção do que generalizado.

Materiais ecológicos são usados ​​no design de revestimentos exclusivos. Esses materiais parecem eficazes tanto em casas residenciais quanto comerciais (hotéis, pousadas, restaurantes).

O telhado natural é projetado para atrair a atenção de outras pessoas, é capaz de dar uma forma especial à estrutura.

Neste artigo, descrevemos muitos tipos de materiais de cobertura. Portanto, ao escolher um deles, guie-se por esses fatores:

  • a finalidade do edifício;
  • a durabilidade desejada da cobertura e da edificação;
  • configuração do telhado;
  • considerações utilitárias e estéticas.

Se o material selecionado atender a todos os fatores que você declarou e for aceitável em termos de complexidade de assentamento, você poderá prosseguir com segurança para o trabalho de cobertura.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC