Em um apartamento moderno de qualquer pessoa, existem pelo menos 1-2 sensores para diversos fins. A sua instalação é geralmente realizada por especialistas dos serviços competentes e, embora na maioria das vezes seja impossível prescindir da sua ajuda devido às especificidades do design de tais dispositivos e à sua contabilidade, alguns sensores podem ser instalados com as próprias mãos. Tal trabalho não será difícil se for executado por uma pessoa que tenha experiência prática em reparos de qualquer natureza.
Tipos de sensores que podem ser instalados no apartamento
Os seguintes sensores podem ser instalados em qualquer área residencial:
- Sirene com notificação luminosa e sonora. Funciona quando os detectores são ativados, que por sua vez ligam quando os intrusos entram na casa.
- Sirene de som. Visualização simplificada da versão anterior. Emite apenas um bipe quando acionado.
- Sensores de movimento infravermelhos. Os dispositivos reagem ao movimento de objetos na sala.
- Sensor infravermelho com função de ignorar animais. As configurações do dispositivo permitem definir a sensibilidade para um determinado nível e não trabalhar em animais cujo peso não exceda os valores especificados. Tais dispositivos são relevantes para apartamentos onde há animais de estimação.
- Sensor de temperatura. Mede a temperatura no local e transmite a informação à consola do operador ou ao sistema de aquecimento que, consoante as leituras recebidas, corrige a temperatura.
- Detectores de fumaça e vazamentos de gás. Eles trabalham com fumaça nas instalações e vazamentos de gás. É possível ajustar o nível de concentração de tais substâncias em que a operação ocorre.
- sensores de janela. Eles estão presos ao vidro e funcionam quando ele é quebrado.
- Sensor para abertura de portas e janelas. Funciona quando eles são abertos quebrando o circuito de contato magnético.
Cada um desses sensores pode ser com fio ou sem fio. Cada tipo tem suas próprias vantagens e desvantagens, mas as principais características estão relacionadas à confiabilidade na operação. Portanto, se os sensores com fio funcionarem de maneira confiável, desde que o fio que os conecta às fontes de alimentação e ao sistema de recepção principal esteja intacto, os sensores sem fio são mais confiáveis nesse aspecto e são capazes de transmitir um sinal a uma distância maior.
Características de outros tipos de alarmes
O mais comum é o alarme contra roubo, que pode ser vendido como um kit completo. Esta opção é adequada para apartamentos comuns ou pequenos escritórios. O usuário só precisa fixar os sensores nos locais selecionados e configurar de acordo com as instruções em anexo.Dispositivos de alarme de incêndio também estão disponíveis comercialmente.
Nesse caso, será necessária a coordenação com outros moradores da casa e do HOA, pois esses aparelhos estão localizados principalmente no território comum da casa ou combinam vários apartamentos ao mesmo tempo. A instalação também está associada a uma série de dificuldades técnicas, de modo que apenas especialistas podem produzi-la, sendo necessário primeiro obter uma licença apropriada para este trabalho do Ministério de Situações de Emergência.
O artigo te ajudou?