Materiais de cobertura modernos: um novo grau de conforto

materiais de cobertura modernosA construção civil não para, constantemente desenvolvendo, lançando e oferecendo ao consumidor novas tecnologias e produtos para cada etapa da construção. Uma vez que o telhado é um dos elementos estruturais mais importantes do edifício, são criados materiais de cobertura modernos para corresponder ao nível de conforto do edifício. Quais são esses materiais, quais são suas propriedades e como trabalhar com eles - mais adiante neste artigo.

O telhado e sua cobertura estão sujeitos, talvez, às cargas mais extremas de fatores externos em comparação com todas as outras estruturas do edifício.

Nesse sentido, eles devem ter algumas qualidades específicas, cujo conjunto é mais amplo do que, digamos, materiais de parede.

Os principais requisitos para o telhado incluem:

  • Durabilidade do pavimento - sua capacidade de resistir às cargas físicas, tanto dinâmicas (por exemplo, rajadas de vento, pressão da chuva, impactos de granizo) quanto estáticas - a massa de neve no inverno
  • Resistência à água - a capacidade de resistir à penetração de umidade sob uma certa pressão por um determinado período de tempo
  • Resistência ao gelo - o número de ciclos de congelamento e degelo que o telhado é capaz de transferir sem perder suas propriedades de proteção
  • Resistência biológica - a capacidade de resistir aos efeitos nocivos dos microorganismos e da decomposição
  • Resistência química - resistência a substâncias agressivas que caem nas estruturas do telhado da atmosfera ou outras fontes
  • Absorção sonora - isolamento do interior do edifício do ruído externo
  • Fabricabilidade - um conjunto de fatores que caracterizam a facilidade de instalação e posterior manutenção e reparo do telhado
  • Durabilidade - comparabilidade dos custos trabalhistas e financeiros para a instalação de um tapete de cobertura com sua vida útil
  • Conformidade arquitetônica com a aparência geral do edifício

Um requisito adicional pode ser um baixo peso morto, o que reduz o custo de construção de estruturas de suporte de carga - tanto o próprio telhado quanto o edifício como um todo.

Com base nisso, o dono da casa e o projetista determinam qual material de cobertura é melhor usar em um caso específico.

Se antes a escolha se limitava a um número muito reduzido de materiais de cobertura: telhas, ardósia, madeira e chapas metálicas, além de material de cobertura que foi adicionado um pouco mais tarde, agora a gama de materiais de cobertura no mercado é muito mais ampla.

Se analisarmos os grupos de materiais em que surgiram novidades nos últimos anos, o quadro ficará assim:

  • materiais betuminosos - um grande número de produtos unidos pelo termo geral material de cobertura autoadesivo - laminados, que não requerem aplicação preliminar de mástique, contendo aditivos poliméricos na impregnação, bem como coberturas autonivelantes aplicadas diretamente na base por pulverização ou pintura, telhas betuminosas (shingglass) e membranas poliméricas
  • materiais minerais - cerâmicas artificiais (porcelanas, etc.)
  • telhado de metal – ladrilhos euro, várias chapas perfiladas com revestimentos sintéticos
  • materiais poliméricos - uma classe completamente nova, incluindo eurolate, telhas compostas, policarbonato e plexiglass

Com todas as inovações e propriedades positivas de produtos promissores, a classificação dos materiais de cobertura é mais ou menos assim (a participação de mercado é dada de acordo com estimativas de especialistas):

classe de material Material Quota de mercado Compartilhar em telhados inclinados
Rolar telhados Materiais betuminosos 38,5
Telhados de materiais de folha Metal galvanizado (incluindo papelão ondulado) 10,3 16,8
telha de metal 3,4 5,6
Folhas de fibrocimento 44,4 72,2
Euroslate e materiais da mesma classe 2,8 4,5
Telhados de materiais de peça telhas betuminosas 0,1 0,8
Telhas de cerâmica 0,1 0,2
Leia também:  Betume para telhados - como usá-lo para reparos?

Fonte: Cálculos da ABARUS Market Research

Dos dados acima podemos concluir que a ardósia continua a ser líder absoluta de vendas, ocupando também uma posição dominante no mercado de telhados inclinados.

A segunda posição é ocupada por materiais laminados, que, como pode ser visto na tabela (ausência total no segmento de telhados inclinados), são líderes absolutos no mercado de telhados planos.

Ao mesmo tempo, em termos tecnológicos, a diferença entre produtos de ardósia e betume é radical: se a chapa de cimento-amianto é vendida há décadas quase inalterada, no setor laminado, material de cobertura obsoleto e isolamento de vidro estão substituindo ativamente materiais de cobertura por novos.

Em vez da obsoleta impregnação de betume puro, são utilizadas misturas compostas e, em vez de uma base de papelão, são utilizadas telas sintéticas.

rola novidades

novos materiais de cobertura
Vários tipos de revestimentos modernos

Como substrato para materiais de rolo modernos, use:

  • fibra de vidro
  • fibra de vidro
  • poliéster e seus derivados

Como impregnação, são utilizados polipropileno atático (APP) e estireno-butadieno estireno (SBS), bem como seus derivados, misturados com betume. Em materiais obsoletos, também é usado betume oxidado, que. Embora supere o betume comum em suas propriedades, é significativamente inferior aos materiais baseados em composições poliméricas e elastoméricas.

CONSELHO! Os revestimentos de rolo estão agora disponíveis em várias combinações de bases e impregnações, como, por exemplo, materiais de cobertura oferecidos pela Unikma.Antes de escolher uma marca específica, você deve avaliar as condições de operação em que o telhado funcionará, familiarizar-se com as propriedades de cada material - e com base nisso, escolher o que você precisa.

Quase todos os materiais laminados são produzidos em pelo menos duas modificações: o telhado é colocado em duas camadas, respectivamente, a camada inferior não precisa de revestimento protetor contra radiação ultravioleta e estresse mecânico.

Tal cobertura, em regra, é feito de granulado mineral de cores diferentes (colorindo o telhado de maneira correspondente) e tamanhos de frações. O verso de qualquer camada é coberto com pó em pó ou filme plástico.

E na camada de substrato, portanto, o lado frontal também é coberto. Modificações universais também são produzidas (por exemplo, o material de cobertura Uniflex contém uma indicação disso em seu próprio nome) - elas podem ser usadas não apenas para assentamento de telhados, mas também para barreira de hidro-vapor de várias estruturas.

Alguns fabricantes produzem o mesmo material em índices diferentes - separadamente para coberturas, separadamente - para outras tarefas.

CONSELHO! Não é necessário fazer as duas camadas do carpete da mesma marca de material. Pelo contrário, alguns fabricantes recomendam combinar diferentes modificações e até materiais diferentes. Isso pode ser devido a considerações financeiras ou condições específicas de operação do telhado.

Todos os materiais de rolo modernos são construídos, ou seja, em vez do tradicional mástique aplicado na base do telhado, é usado seu próprio revestimento no verso.

No local de trabalho, é derretido com queimadores de gás ou querosene e, quando colocado, penetra profundamente na camada subjacente, criando um carpete homogêneo durável.

O mesmo método permite reparar qualitativamente telhados antigos feitos de materiais laminados, enquanto o novo revestimento é aplicado em apenas uma camada.

Devido à alta flexibilidade materiais soldados para telhados, fornece cobertura confiável para áreas tradicionalmente fracas de coberturas rolantes como seções adjacentes e verticais.

Leia também:  As principais vantagens da laminação de metais
qual material de cobertura é melhor
processo de cobertura

Por mais estranho que pareça para um não profissional, mas existem soluções de orçamento e elite no mercado de rolos. Por exemplo, o material de cobertura Linocrom pertence à primeira classe.

Este é um produto de polímero de betume, mas com características de desempenho modestas. No entanto, em qualquer caso, a sua qualidade é superior à de qualquer um dos materiais betuminosos puros, especialmente se for utilizada uma modificação à base de fibra de vidro do Linocrom.

Informação importante! Todos os materiais soldados da nova geração são produzidos com base em tecidos sintéticos. Isso lhes fornece, antes de tudo, estabilidade biológica e evita a deterioração. Juntamente com o aumento da elasticidade (e, portanto, a ausência de rachaduras e quebras), isso os torna muito mais vantajosos economicamente em comparação com os materiais à base de papelão, mesmo com o preço extremamente baixo destes últimos.

Em geral, apesar de todos os avanços mais recentes, os materiais em rolo ainda ocupam o último lugar em termos de vida útil entre todos os tipos de coberturas de telhado.

No entanto, se anteriormente o mesmo material de cobertura tinha que ser trocado pelo menos uma vez a cada dez anos, agora, por exemplo, para o mesmo material de cobertura Isoplast, os fabricantes reivindicam uma vida útil de 15 ou até 25 anos.

De qualquer forma, ainda não há alternativa razoável para telhados planos e baixos - portanto, os proprietários precisam escolher o que está disponível.

Nova cerâmica

classificação de materiais de cobertura
Cerâmica moderna para coberturas

Os ladrilhos clássicos estão sempre no preço, sua durabilidade e aparência sólida continuam a inspirar respeito. No entanto, não devemos esquecer as desvantagens - em primeiro lugar, trata-se de baixa capacidade de fabricação na produção de assentamento e uma carga extremamente alta nas estruturas de suporte.

O progresso chegou a este tipo de revestimento, um dos mais antigos do mercado. Surgiram novos materiais cerâmicos para coberturas, produzidos com a tecnologia do grés porcelânico e imitando os clássicos.

Um desses tipos de revestimentos é ardogress.

Este material imita a ardósia natural, tem espessura inferior a um centímetro e facilita muito a cobertura.

Em termos de “expectativa de vida”, é comparável a ladrilhos de cerâmica, não desbota e é mais avançado tecnologicamente durante a instalação - um ou dois orifícios para parafusos auto-roscantes são deixados durante a produção.

Ao mesmo tempo, a aparência do telhado acabado é quase indistinguível da ardósia natural, apesar de o produto custar muito menos.

Informação importante! Os revestimentos metálicos e especialmente minerais (como a mesma cerâmica ou seus derivados) comparam-se favoravelmente com outras classes por serem materiais de cobertura não combustíveis. Eles têm uma maior resistência ao fogo e é quase impossível que o fogo penetre através de tal telhado do lado de fora.

Os polímeros são os telhados do futuro

material de cobertura uniflex
Plásticos

Vários materiais sintéticos estão ganhando cada vez mais popularidade no mercado. A julgar pelo seu potencial em termos de desempenho e capacidade de fabricação, é apenas uma questão de tempo para que assumam as primeiras posições no segmento de coberturas.

Mais do que outros ao ouvir agora:

  • Euroslate - um material feito de mineral ou fibra de vidro impregnado com betume ou polímeros (uma de suas variedades é a ondulina)
  • Ladrilhos compostos - um material semelhante em composição ao euroslate, mas que é uma faixa que imita uma fileira de vários ladrilhos interligados
  • Policarbonato - um polímero com estrutura celular, alta transmissão de luz e excelentes propriedades de isolamento acústico e térmico
Leia também:  Filizol - que tipo de material de cobertura é esse

A atratividade desses materiais para as residências é óbvia: eles são leves e, portanto, não requerem estruturas de suporte poderosas. E o mesmo policarbonato em alguns casos (por exemplo, em telhados arredondados) pode até atuar como uma estrutura autoportante.

A durabilidade dos polímeros é pelo menos tão boa quanto a maioria dos revestimentos de metal e mineral. Os plásticos têm resistência ao nível dos revestimentos metálicos.

São muito avançados tecnologicamente - quando instalados, são fáceis de encaixar em qualquer forma de cobertura, a instalação (sujeita aos requisitos regulamentares) pode ser realizada mesmo por um iniciante e os reparos não são difíceis.

Ao mesmo tempo, o assentamento é feito da maneira usual para todos os materiais em folha - ao longo de uma caixa de madeira, com sobreposição de linhas horizontais e verticais.

O custo de instalação desses telhados, de acordo com uma combinação de fatores (entrega, instalação, manutenção posterior), está na faixa de preço mais baixa. As propriedades estéticas, via de regra, estão além dos elogios.

novo metal

mercado de materiais de cobertura
Folha de metal

Uma relativa novidade no mercado de revestimentos metálicos pode ser considerada uma telha metálica - ela é produzida há apenas algumas décadas.

Além disso, não faz muito tempo, várias chapas perfiladas começaram a ser produzidas com uma camada protetora de polímeros. Isso aumentou sua vida útil e tornou o telhado de metal mais atraente esteticamente.

De um modo geral, podemos dizer que nada de fundamentalmente novo apareceu neste segmento, com exceção do acima, bem como o fato de que um grande número de peças moldadas é produzido para telhas metálicas.

Isso simplifica muito o processo de instalação e aumenta a vida útil. Afinal, agora os anexos e outras áreas podem ser cobertos com produtos fabricados na fábrica, e não feitos à mão diretamente no canteiro de obras.

No restante, a instalação é realizada de acordo com o comprovado sistema de caixas, e outras qualidades dos materiais permanecem as mesmas.

O que há sob o teto?

Mas as maiores mudanças nos últimos anos foram nos materiais de apoio. Afinal, mesmo a melhor cobertura precisa de ajudantes confiáveis.


Seu papel é desempenhado por materiais de cobertura - filmes para diversos fins e aquecedores, via de regra - folha (laje) ou macio (rolo ou laje).

Todos os materiais existentes desempenham as seguintes funções:

  • barreira de vapor
  • isolamento térmico
  • Impermeabilização

Além disso, a barreira de vapor (proteção de estruturas externas da umidade proveniente de dentro do edifício) começou a ser usada ativamente não faz muito tempo. Os materiais isolantes são representados por filmes - que bloqueiam completamente qualquer troca de ar em ambos os lados e membranas - que garantem a passagem da umidade em uma direção.

No contexto do uso de materiais de isolamento térmico modernos, especialmente minerais e fibra de vidro, garantir a troca de ar normal e a remoção de umidade do espaço sob o telhado é uma tarefa muito importante.

Os engenheiros também entendem isso, então os materiais usados ​​​​sob o teto são dotados de todas as propriedades necessárias.

Nas últimas décadas, o mercado de materiais para coberturas vem se desenvolvendo a passos largos.

E junto com as soluções tradicionais, surgiram muitos materiais fundamentalmente novos, possuindo propriedades anteriormente impensáveis. Cada um é livre para escolher o que está mais próximo de si - tecnologias desenvolvidas há séculos ou produtos revolucionários.

Mas o fato de que a construção de moradias modernas está mudando sua aparência habitual diante de nossos olhos é inútil contestar, e o futuro é de novidades.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC