Os telhados de telhas são usados desde a antiguidade e ainda hoje são muito populares, especialmente na construção de casas cujo estilo arquitetônico imita a antiguidade. Este artigo falará sobre o que é telhado de telha, quais materiais são usados para isso e como o telhado é coberto com telhas.
Um telhado de telha é um telhado leve que possui várias características positivas, que incluem:
- Segurança ambiental;
- Longa vida útil;
- Resistente a ventos e baixas temperaturas;
- Nenhum ruído do vento, granizo, chuva, etc.
Também é importante que este telhado de tábuas possa "respirar", para que não se forme condensação no espaço sob ele.
As desvantagens da cobertura de telha incluem um custo bastante alto, bem como a complexidade da instalação, que só pode ser realizada por especialistas altamente qualificados.
Essas desvantagens são compensadas pelo fato de que este telhado, coberto com placas especiais, é o tipo de telhado mais durável e tem uma vida útil bastante longa se todos os requisitos básicos de instalação forem atendidos, como:
- Uso de madeira de qualidade;
- Ângulo de inclinação selecionado corretamente;
- Trabalho de qualidade executado pelos instaladores.
Telhados experientes afirmam que a vida útil de um telhado de telha depende diretamente de seu ângulo de inclinação, ou seja, um telhado com ângulo de 50 graus durará efetivamente 50 anos, embora, é claro, isso não signifique que um telhado horizontal desmorone logo no primeiro ano de serviço.
Além da inclinação, uma influência muito significativa na vida útil é a instalação correta. As telhas devem ser pregadas nas ripas, deixando espaço suficiente para ventilação.
No entanto, se a folga não for suficiente ou se a instalação for feita diretamente sobre uma película hermética ou revestimento betuminoso, isso causará danos ao material, apesar de sua alta resistência às intempéries e ao apodrecimento.
seleção de materiais

A telha de telhado é feita das seguintes espécies de madeira, como Cedro Vermelho Canadense, Larch, Oak, Resin Pine, Aspen, etc.
As características distintivas do carvalho incluem resistência, resistência, alta densidade (cerca de 690 kg / m3), dureza e peso. Nas terras altas, a azinheira ou o carvalho crescem em locais arenosos e secos, como pinhais e carvalhais.
A madeira é geralmente marrom-amarelada ou esverdeada. madeira de carvalho como material do telhado é fácil de processar, presta-se bem ao acabamento e dobra. Além disso, as vantagens deste material incluem resistência ao desgaste, alta resistência e uma textura bastante bonita.
Como os telhados de madeira, cujo peso médio é de 15 a 17 kg por metro quadrado, são classificados como coberturas de peso médio, eles não requerem a instalação de um sistema de vigas volumoso e complexo.
Para assentamento de telhas de madeira (fuso ou telha), é necessário realizar passo a passo o engradado utilizando barras de seção 40x40 ou 50x50 mm.
No caso de comprimento de prancha superior a 80 cm, escolhe-se uma barra de secção maior. Uma vantagem importante de um telhado de madeira sobre outros tipos de materiais de cobertura é a ausência de condensação no espaço sob o telhado.
A absorção de água da madeira de carvalho é significativamente menor do que a absorção de umidade do pinho devido à sua maior densidade. Portanto, a cobertura de telha de carvalho, ao contrário do larício ou do cedro, requer processamento adicional, tornando-a resistente à deterioração.
Na produção de telhas, um dos tipos de madeira mais adequados é o larício siberiano, que ocupa um lugar separado entre todas as coníferas.
A madeira de larício siberiano, que tem uma cor marrom-avermelhada, menos frequentemente marrom, tem boa resistência e resistência à umidade e também praticamente não deforma.
Útil: a madeira de larício é ligeiramente inferior em dureza ao carvalho, mas ao mesmo tempo é mais durável e sua resistência aumenta com o tempo devido à composição não padronizada de sua resina.
A telha, feita de madeira de larício siberiano, tem uma série de vantagens inerentes a esta raça em particular:
- A alta densidade desta madeira e o alto teor de resina nela conferem excelente resistência ao apodrecimento e danos causados por pragas;
- Mais alto, do que em outras raças de madeira, resistência temporária ao desgaste;
- Bela estrutura de madeira;
- Disponibilidade deste material;
- Alta vida útil, até 100 anos, dependendo de condições específicas.
Fazendo telha

Para a fabricação de telhas de alta qualidade, são utilizadas até partes de troncos de árvores localizadas entre os galhos com um pequeno número de nós.
Primeiro, com a ajuda de um machado e um martelo, são obtidos blocos de toras em forma de cunhas, cuja espessura não excede 20 mm. A seguir, as peças de trabalho são acabadas manualmente com uma fresa, obtendo-se uma peça em forma de lágrima com espessura não superior a 10 mm.
Uma ranhura é feita na peça para fixação, após a qual é bem seca. É considerada a telha de maior qualidade, cuja secagem durou pelo menos 6 meses.
Antes do assentamento, as placas de telha são tratadas com óleo antracito. Após a conclusão do trabalho de cobertura, eles devem ser pintados com uma composição especial.
Na produção industrial, a fabricação de telhas é realizada por dois métodos: serragem ou rachadura. O material obtido por separação manual é de maior qualidade e tem uma superfície mais uniforme.
As telhas serradas são caracterizadas pela rugosidade, o que leva ao aumento da absorção de umidade e, consequentemente, ao apodrecimento.
A telha dividida, que é mais popular entre os telhados profissionais, pode ser feita de forma independente:
- A tora, cujo diâmetro é de cerca de 30-40 cm, é serrada em vários pedaços com cerca de 40 centímetros de comprimento cada.
- As peças resultantes são cortadas a machado, resultando em chapas com espessura de 8 a 10 cm.
- Com a ajuda de um martelo e uma lâmina, essas matrizes são divididas em placas de cascalho, cuja espessura é de 8 a 10 milímetros. Para isso, prenda a matriz em uma morsa e aplique golpes fortes e espasmódicos com um macete na lâmina montada na peça.
Tipos de coberturas de telha e sua instalação

Ao colocar um telhado de telha, você deve primeiro tratar as telhas com uma solução anti-séptica. A colocação é feita de forma que a borda afiada da prancha assentada se encaixe perfeitamente na ranhura da adjacente.
Ao mesmo tempo, os detalhes que compõem as fileiras superiores do revestimento devem se sobrepor às juntas das telhas colocadas anteriormente, fixando-as com pregos.
A cornija da cobertura é acabada com uma tábua cuja espessura corresponde à espessura do revestimento da telha. Na cumeeira do telhado, a telha é articulada, após o que o canto é forrado com tábuas.
Existem duas formas principais de colocação de telhas: em uma e duas camadas.
A colocação da telha em uma camada é realizada da seguinte maneira. As placas são fixadas a partir da borda inferior, subindo. Ao mesmo tempo, as peças são colocadas com uma sobreposição de 10 a 15 cm.
Para cobertura cumeeira use tábuas ou chapas de aço no caso de um telhado abobadado.
Importante: O assentamento das fileiras de telhas deve ser feito em linhas paralelas à cumeeira e às bordas do telhado.
Para prender as placas de telha, é feita uma rara caixa de madeira. Para isso, são utilizadas barras, cuja distância entre elas deve ser de 40 centímetros.
Também deve-se garantir que a faixa de cobertura de telha de 8 a 10 cm se sobreponha ao beiral do telhado, bem como à cumeeira. Para fixar as peças na caixa, são utilizados pregos de telha.
A cobertura de telha de duas camadas é produzida basicamente da mesma maneira descrita acima. As placas de telha são colocadas em uma caixa feita de vigas, cuja distância entre elas é de 40 cm.
Ao mesmo tempo, as linhas coberturas de telhado deve ser disposto não de uma, mas de duas camadas de placas de telha, e as partes colocadas devem alternar com as costuras das juntas.
Importante: ao colocar a telha em duas camadas, deve-se preparar previamente o dobro da quantidade de material.
A fixação das peças é realizada de forma que cada uma se sobreponha à anterior em 10-15 cm. A colocação da telha na cumeeira do lado sotavento do telhado é realizada de forma que a largura da fileira forrada seja de 8 a 10 cm
Para melhorar a aparência do telhado e dar-lhe a forma de uma cunha, são colocadas placas de telha nos cantos e na ranhura com uma borda cortada.
Às vezes, é recomendável usar peças pequenas nos cantos, cuja largura é de 6 mm, o comprimento é de 30 a 40 cm e a largura não excede 10 a 12 cm.
Além disso, peças feitas em forma de escamas, pontiagudas ou pontiagudas em uma das extremidades, são adequadas nessa situação.
As telhas de lariço podem ser fixadas com pregos galvanizados, parafusos ou pregos ranhurados de aço de alta qualidade ou com parafusos de madeira revestidos de zinco.
Grampos ou pregos para telhados também podem ser usados para prender as tábuas.
Importante: o uso de pregos crus ou sujos para fixação pode levar ao escurecimento e posterior apodrecimento da superfície da telha.
As cabeças dos pregos devem ser colocadas planas contra a superfície da telha e as hastes devem penetrar pelo menos 18 a 20 milímetros na madeira da barra de suporte.
Cada telha é fixada com dois pregos cravados a uma distância de dois centímetros da borda da telha.
Ao mesmo tempo, é necessário desviar do chanfro cerca de 2/3 do comprimento da telha, o que permitirá posteriormente cobrir as cabeças dos pregos com as camadas subsequentes do revestimento, protegendo-as das influências atmosféricas nocivas. Isso deixa o fundo da telha livre para secar e expandir.
Telhados de telhas são usados desde os tempos antigos e desfrutam de uma popularidade bem merecida em nosso tempo.
Este é um telhado de madeira - leve e durável, com alta confiabilidade e longa vida útil, além de dar uma aparência única ao telhado da casa e, portanto, a toda a casa como um todo.
O artigo te ajudou?