Ao construir sua própria casa, ou apenas planejando fazê-lo, certamente você pensará em como cobrir o telhado. Afinal, absolutamente todo proprietário deseja que o telhado seja bonito e forte e dure o maior tempo possível. Então, o que deve ser um telhado moderno para atender a todos os requisitos de seu proprietário?
Como não se perder na abundância de materiais e escolher exatamente o que você precisa? Todas essas questões são, de fato, facilmente resolvidas. Você só precisa saber um pouco mais sobre o que o mercado moderno de materiais de construção nos oferece.
Requisitos para materiais de cobertura
- Alta qualidade a preços razoáveis.O custo deve ser acessível para a maioria dos consumidores.
- Longa vida útil. Um bom material deve durar pelo menos 25 a 30 anos sem a necessidade de reparo ou substituição.
- Aparência apresentável e uma grande variedade de cores e tons.
- Resistente a influências como água, vento, temperaturas extremas, luz solar, choque e pressão.
- Peso leve com força máxima.
- Facilidade de instalação e manutenção do revestimento.
- A possibilidade, se necessário, de substituir facilmente as seções do telhado sem danificar os fragmentos adjacentes.
Os fabricantes modernos oferecem uma seleção bastante grande de materiais que atendem a esses requisitos. No entanto, qualquer desenvolvedor vai querer saber um pouco mais sobre os principais tipos de revestimentos, o que faremos a seguir.
materiais de cobertura

- Cobertura de rolo. Sua base é tecido reforçado, papelão ou papel revestido com betume.
Observação! Na maioria das vezes, os telhados de edifícios residenciais de vários andares são cobertos com esse material, bem como os telhados nos quais é impossível colocar outro revestimento. Poliéster ou fibra de vidro, muitas vezes incluídos na composição do material, tornam-no resistente à deterioração, e um bolo de várias camadas colocado a partir de um revestimento de rolo cria uma boa resistência à água para o telhado. Embora o revestimento dure muito tempo e seja facilmente reparado se necessário, a aparência desse telhado não é das mais ricas. Portanto, o material é melhor utilizado para assentamento em telhados planos ou em dependências.
- Telhados líquidos ou de mástique. Eles são cobertos despejando uma composição viscosa de um ou dois componentes diretamente na base de concreto do telhado. Após o endurecimento, o mastique assume a forma e as propriedades de uma membrana contínua de borracha.A capacidade de derramar o material em concreto, betume ou metal, alta durabilidade oferece muitas vantagens sobre outros materiais. Resistência às temperaturas mais ideais (de -45° a +100°), plasticidade, resistência à água e longa vida útil também podem ser adicionadas a uma série de vantagens.
- Telhas betuminosas. Pertence à categoria de materiais de cobertura macios. Atende a todos os requisitos que os telhados modernos devem atender. A base é material de cobertura de vidro, com lascas de pedra aplicadas na superfície. A cobertura de basalto serve tanto como proteção quanto tem função decorativa. Devido à sua plasticidade e facilidade de instalação, o material pode ser colocado mesmo nos telhados mais complexos. As telhas podem ser coladas na superfície mesmo em baixas temperaturas. Suporta estresse mecânico, resistente à umidade, não afetado pela radiação ultravioleta, leve e barato. A vida útil é de pelo menos 25 anos.
- Euroslate ou ondulina. A superfície ondulada e a aparência lembram muito a conhecida ardósia comum à base de amianto para todos nós. No entanto, com o aspecto habitual, a sua composição sofreu grandes alterações ao longo do tempo. Em eurolate, fibra de vidro ou papelão impregnado com betume serve de base. Além disso, o revestimento betuminoso pode ter uma grande variedade de cores diferentes, o que permite escolher o material para o estilo de qualquer casa. O material, ao contrário de seu antecessor, possui plasticidade e é totalmente atóxico. Suporta temperaturas de -75° a +100°, é durável, impermeável à umidade, fácil de instalar e dura de 20 anos ou mais.
- Decking. Chapas de aço galvanizado usinadas. O resultado é um material com superfície ondulada e ondulada.Além disso, a variedade não só de cores, mas também da forma dos perfis surpreenderá até os mais exigentes. A ondulação serve não apenas para fins decorativos, mas também confere às folhas maior rigidez. A superfície ondulada amortece o ruído das gotas de chuva e as ranhuras permitem que a água flua uniformemente para as calhas. Não é de admirar que os sistemas de cobertura modernos sejam frequentemente decorados com este material. O material é leve, acessível, transportável e pode ser montado sem problemas em telhados de qualquer projeto. À prova de fogo, resistente à corrosão, estresse mecânico e temperaturas extremas. Fica bastante impressionante no telhado, dura muito tempo, não requer esforço para manter.
- Telhado feito de telhas de metal padrão. Difere do papelão ondulado em folhas menores e um revestimento multicamadas. O aço galvanizado é coberto com uma camada protetora no lado avesso e várias camadas na parte superior. Este tratamento torna o material extremamente resistente a qualquer impacto. O perfil ondulado das placas imita os ladrilhos, portanto, o material colocado não pode ser distinguido dos ladrilhos individuais. O perfil dá não apenas rigidez, mas também uma aparência espetacular. Escolha qualquer cor e sombra não é difícil. O transporte, assim como a instalação, é fácil e sem danos ao material. O revestimento durará pelo menos 30 anos, será uma proteção confiável contra chuva e neve, não desbotará nem enferrujará.
- Telhas de cerâmica. Material natural feito de argila cozida. Tem sido usado para cobrir telhados por mais de um século. O material, comprovado por séculos, no entanto, tem várias desvantagens - peso pesado e fragilidade. Apesar disso, as telhas cerâmicas ainda são bastante populares.Isso se deve a uma vida útil muito longa, aparência espetacular, resistência ao fogo, água e diferenças de temperatura. Se você decidir usar este material, o dispositivo da estrutura do telhado será ligeiramente diferente do padrão. O sistema de vigas deve ser reforçado adicionalmente devido ao grande peso do futuro revestimento.
Materiais de isolamento modernos

Ao preparar o sistema de telhado para a camada final, você definitivamente deve pensar em proteger o telhado do vapor, da água e também em seu isolamento.
Observação! Antes de colocar o revestimento final, é elaborada uma chamada torta de cobertura. Primeiro, é colocada uma camada de barreira de vapor que protege o isolamento da umidade vinda de dentro do edifício. Depois vem o isolamento, sobre o qual é aplicada a impermeabilização. E só depois você pode decorar o telhado com o revestimento de sua preferência.
Quais materiais para isso são agora os mais populares?
Barreira de vapor de membrana. Duas ou três camadas membranas de PVC para telhados, capaz de reter o vapor e evitar que ele atinja o isolamento para evitar o apodrecimento.
Via de regra, uma camada especial é aplicada a eles, o que permite coletar o condensado sobre você para posterior retirada. Assim, o filme absorve a umidade e evita que ela prejudique as próximas camadas.
isolamento de telhado. São produzidos em chapas de diferentes espessuras e densidades. Isso permite que uma ou mais camadas de material sejam colocadas conforme desejado.
A base são as fibras de lã mineral, um material muito durável e resistente ao fogo.
Filme impermeável. Mesmo com a melhor cobertura, o telhado não está imune a vazamentos.Danos locais no telhado, água da chuva soprada pelo vento, despressurização mecânica podem levar à entrada de água na sala.
É esse filme que não permitirá problemas em caso de vazamentos imprevistos. Além disso, as modernas membranas de impermeabilização não permitem a entrada de umidade, mas são capazes de liberar o condensado.
Ou seja, obtém-se o efeito da ventilação, onde o excesso de umidade do interior da sala, passando pela membrana, já é retirado sob a cobertura final.
Para que um telhado moderno atenda a todos os requisitos, escolha apenas materiais de alta qualidade. Você não deve economizar no que deve agradar com sua longa vida útil e confiabilidade.
Afinal, o telhado serve não só como decoração, mas também como proteção para a casa.
O artigo te ajudou?