No momento, uma gama bastante ampla de materiais diferentes para coberturas é apresentada no mercado de construção, um dos mais populares é o ferro galvanizado para telhados, testado pelo tempo e usado com sucesso por vários séculos.
O telhado de ferro galvanizado é caracterizado por uma longa vida útil, alta confiabilidade, resistência e aparência bastante atraente.
O aço galvanizado é de longe o material de cobertura mais comum e ganhou mais popularidade durante o estágio inicial do boom da construção devido às suas principais características positivas:
- Custo significativamente menor do que as telhas metálicas estrangeiras;
- Vida útil relativamente alta;
- Design original.
Além disso, a cobertura galvanizada é um material ecológico que não agride o meio ambiente e a saúde humana.
Deve-se notar também as boas propriedades reflexivas do telhado, pelo que o telhado galvanizado fica bem protegido do superaquecimento sob o sol escaldante.
Este material também apresenta várias desvantagens, a principal delas é a baixa qualidade do isolamento acústico - granizo ou chuva geralmente são ouvidos em ambientes fechados, mesmo sob telhado de quatro águas faça você mesmo.
Também é importante que o revestimento de zinco seja capaz de fornecer proteção eficaz ao ferro por um período razoavelmente longo de pelo menos 20 a 30 anos.
Hoje, muitos telhados erguidos no início dos anos noventa requerem grandes reparos, o que é agravado pelo desempenho nem sempre de alta qualidade do revestimento de zinco sobre eles, que causa o aparecimento de manchas cinza fosco no telhado, indicando processos de corrosão.
Nesse caso, torna-se inevitável realizar reparos no telhado.
Construindo um telhado de ferro galvanizado

Antes de cobrir o telhado com ferro galvanizado, você deve falar mais sobre o próprio material. É uma chapa de ferro revestida com uma camada de zinco que aumenta a resistência à corrosão.
Este revestimento eventualmente sai da superfície do ferro, portanto, como medida de proteção adicional, recomenda-se pintar o material ainda nos estágios iniciais de operação.
As principais vantagens do material de que é feito o telhado galvanizado são:
- Alta vida útil;
- Baixo custo;
- Facilidade de instalação;
- A capacidade de fabricar chapas de qualquer formato e espessura necessários.
O principal uso do ferro galvanizado é a construção de telhados sem isolamento, feitos na forma de folhas de material de cobertura colocadas sobre uma camada de ripas.
A versatilidade deste material também reside no fato de que dele podem ser cortados vários elementos de cobertura, como rufos de telhado galvanizado, vales, elementos de cumeeira e guarnição de topo, etc.
Antes de cobrir o telhado com galvanização, você deve escolher a placa certa para fazer a caixa.
Na maioria das vezes, é usada uma tábua não cortada, cuja espessura permite suportar o peso de uma pessoa que trabalha nela, e o comprimento deve ser de dois vãos entre as pernas das vigas de tal desenho como telhado padrão de duas águas.
Antes de fazer o revestimento, o ferro galvanizado deve ser cortado em chapas com as dimensões necessárias, e também deve ser nivelado, eliminando várias deflexões e amolgadelas significativas.
Importante: não se deve pregar as tábuas da caixa fechadas - é preciso deixar um vão de 10 a 30 centímetros.

As telhas devem ser colocadas a partir de um dos cantos do telhado, movendo-se de baixo para cima e deixando uma folga obrigatória de 10 a 20 cm para os equipamentos do sistema pluvial. Você pode prender o material na fechadura ou com parafusos de metal, prendendo-os e aparafusando-os nas barras da caixa.
Útil: na fixação de parafusos auto-roscantes devem ser utilizados espaçadores de aço, além disso, é importante garantir que as chapas se sobreponham em 150 mm.
Fixação de coberturas de telhado, como telhado de quadril, a fechadura apresenta uma série de vantagens, como a ausência de furos extras que podem ocasionar vazamentos e economia de material, já que não há necessidade de fazer sobreposição horizontal.
As folhas são instaladas da seguinte maneira:
- Uma folha de ferro é colocada sobre a caixa e uma de suas bordas laterais é dobrada para que a largura da tira dobrada resultante seja de 2 a 3 cm.
- A próxima folha é dobrada da mesma forma, mas com uma largura de tira de 3,5-5 cm, e colocada próxima à primeira folha, após o que a parte saliente é dobrada.
- Ambas as tiras são dobradas em direção à mais curta.
Importante: deve-se usar um macete para dobrar as chapas, e um martelo de aço é colocado sob os golpes da parte de trás.
Este método de conectar folhas permite criar reforços adicionais, aumentando a resistência geral do material. Para fixar o material na caixa, são utilizados pregos ou parafusos autorroscantes aparafusados nos locais da folga da folha superior.
Útil: recomenda-se adicionalmente dobrar o primeiro ao redor da borda da caixa saliente em 10-20 cm e, em seguida, fixá-lo na parte inferior ou final da placa.
Cuidado adequado de um telhado de ferro galvanizado

Para que a reparação de um telhado galvanizado não seja necessária pelo maior tempo possível, vários trabalhos de manutenção devem ser realizados literalmente desde o momento do revestimento, por exemplo, imediatamente após a construção do telhado, é desejável pintá-lo .
Ao escolher como pintar um telhado galvanizado, deve-se ter em mente que a galvanização aumenta a passividade da superfície do ferro, portanto, você deve escolher uma tinta que tenha aderência e elasticidade suficientes.
As tintas a óleo e alquídicas não são adequadas neste caso, pois sua interação com o zinco causará reações químicas na superfície, fazendo com que a tinta oxidada perca suas propriedades adesivas.
Isso fará com que ele descasque rapidamente, fazendo com que o revestimento fique completamente inutilizável em no máximo uma temporada.
Nesse sentido, deve-se usar uma tinta especial para telhado galvanizado, como esmalte acrílico, cujo revestimento pode durar muitos anos.
Seu alto custo em comparação com as tintas convencionais compensa aumentando significativamente a vida útil do telhado, além disso, confere ao telhado uma aparência mais estética do que no caso das tintas a óleo.

Antes de pintar um telhado galvanizado, deve-se verificar o estado do revestimento: se houver ferrugem, substituir ou limpar o revestimento com querosene, ou remendar possíveis buracos.
Se o telhado já tiver sido pintado anteriormente, deve-se limpar a tinta velha, bem como a sujeira acumulada, após o que o telhado deve ser lavado e desengordurado.
Depois de completamente seco, comece a aplicar a tinta com pistola, rolo ou pincel.
Importante: para maior eficácia, recomenda-se aplicar duas ou três demãos de tinta no telhado.
Se houver buracos ou rachaduras na superfície do telhado, eles são soldados com remendos de metal, fibra de vidro, plástico, etc.:
- Com a ajuda de uma lixa, a ferrugem e a tinta são limpas nas juntas das chapas, após o que são ajustadas o mais firmemente possível umas às outras.
- Usando uma escova umedecida com cloreto de zinco, limpe as juntas.
- A soldagem é feita com um poderoso ferro de solda, após a limpeza com amônia.
- Depois que as juntas esfriarem, remova o excesso de solda.
Atualmente, existe uma gama bastante ampla de selantes e adesivos especiais com os quais você pode fechar o orifício formado no telhado sem usar um ferro de solda, o que facilita muito a manutenção do telhado.
Massas e massas automotivas à base de epóxi são as mais utilizadas. Ao escolher essa ferramenta, você precisa ter certeza de que ela está suficientemente segura no galvanizado.
Para que um telhado de ferro galvanizado funcione por muito tempo sem precisar de reparos, é necessário cuidar adequadamente dele durante a operação, bem como evitar vários danos mecânicos, inclusive durante sua construção.
Para a fixação de chapas, recomenda-se a utilização de parafusos auto-roscantes especiais com junta de silicone que permite vedar o furo.
Também é muito importante pintar o telhado construído com uma tinta especial o mais rápido possível, o que também aumentará significativamente o período de serviço confiável e eficiente.
O artigo te ajudou?