Muitos podem se surpreender com a publicidade na Internet, que satisfaz completamente os pensamentos e desejos de um determinado usuário.
Alguns podem até decidir que estão sendo observados, por exemplo, quando uma garota encontra lindos tênis na Internet ou os discute com amigos, e no dia seguinte ela se depara constantemente com um anúncio desse produto nas redes sociais. Isso se deve ao trabalho de segmentação, que se baseia na análise dos interesses de usuários específicos.
Graças à publicidade direcionada competente, vendedores e compradores se encontram a tempo.
O conceito e as características da publicidade direcionada
As redes sociais são preenchidas com todos os tipos de informações pessoais de cada usuário.
Ao se registrar em uma determinada página, o usuário indica sua idade, sexo, geolocalização, interesses, hobbies.
No futuro, ele usa ativamente a plataforma: ouve certas músicas, assiste a vídeos e comunidades. Essas informações são analisadas por meio de programas especiais e utilizadas no direcionamento.
Depois de analisar os dados, um anúncio é criado e apresentado a um usuário específico. Isso leva a pessoa a escolher e comprar, assim a loja recebe um novo cliente.
A publicidade direcionada é um produto bastante versátil, usado ativamente em todo o mundo. Ao criar, é importante levar em consideração apenas as especificidades do produto. No entanto, este tipo de publicidade não pode ser utilizado para promover, por exemplo, produtos de álcool e tabaco. Além disso, esta ferramenta não é adequada para vender produtos exclusivos caros, porque abordagens de marketing especiais são necessárias aqui.
A publicidade direcionada é adequada para empresas cujas filiais estão distribuídas em todo o país ou mesmo no mundo. Afinal, o alcance dos usuários de mídia social é enorme, portanto, a segmentação capturará um grande número de possíveis compradores.
Aprenda com nosso material o que é, como montar e lançar publicidade, como definir o público-alvo.
Tipos e benefícios da publicidade direcionada
A análise das informações para segmentação pode ser realizada nas áreas indicadas, tudo depende das especificidades do produto a ser vendido. Considere os principais critérios de análise:
- Indicador geográfico. Nesse caso, usuários de um distrito, região e até mesmo um país inteiro podem ser cobertos para análise.
- Características sociodemográficas. Isso é principalmente sexo, idade e estado civil. A educação e o status dos usuários também podem ser levados em consideração.
- Outros critérios, como hobbies, interesses, estilo de vida.
Os anúncios direcionados podem ser exibidos de diferentes maneiras. Por exemplo, agora a publicidade direcionada pode ser encontrada nas chamadas "histórias" das redes sociais. Um botão que leva diretamente à loja também pode ser exibido lá.
A segmentação competente não incomoda o usuário, mas reflete suas necessidades. Assim, uma pessoa pode adquirir um produto verdadeiramente útil e necessário para si.
Considere as principais vantagens da publicidade direcionada:
- Eficiência. Graças a uma análise detalhada, a publicidade seleciona claramente o círculo de potenciais compradores, o que é importante para todas as empresas em desenvolvimento. Ou seja, o anúncio cai nas mãos apenas dos usuários que provavelmente se interessam por um produto ou serviço.
- Especificação do anúncio para compradores da mesma área de residência, interesses comuns ou idade.
- Um lembrete de uma marca anteriormente esquecida. Freqüentemente, os clientes esquecem o relacionamento com uma marca, então a segmentação permite que você lembre uma pessoa sobre os benefícios da empresa.
- Não há necessidade de criar uma página ou site separado para promover os produtos da empresa.
O artigo te ajudou?