Revestimento do telhado. Materiais. O que são sofitos. Procedimento de costura. Características da instalação de holofotes

O procedimento para erguer um telhado inclui não apenas trabalhos como a fabricação da estrutura do caibro, a colocação direta do material da cobertura e a instalação de calhas, mas também o preenchimento de seus beirais. Este artigo falará sobre como o arquivamento é feito, quais materiais são usados ​​\u200b\u200be o que é um intradorso - arquivar um telhado com a ajuda deste artigo se tornará um procedimento muito mais simples.

A construção da casa adequadamente concluída implica que seu telhado se afaste da parede a uma distância de pelo menos 50 a 70 centímetros, o que garante a proteção das paredes da fachada contra a penetração da água da chuva.

Ao mesmo tempo, uma saliência é formada no plano da cobertura, coberta por cima com material de cobertura e cercada por baixo, por exemplo, com ripas.

Além disso, a bainha do telhado no caso de isolamento do telhado de mansarda também permite uma ventilação adequada do espaço sob o telhado ou a lacuna entre o material do telhado e o isolamento.

Para isso, é criada uma corrente de ar que sai da marca inferior da saliência do beiral para o espaço sob o telhado, aquecendo gradativamente e subindo até a cumeeira, após o que sai pelos orifícios de ventilação.

Isso garante a circulação contínua de ar no espaço sob o telhado e o intemperismo eficaz da umidade, permitindo que a estrutura do telhado permaneça seca, o que aumenta sua vida útil.

Materiais de revestimento do telhado

forro de teto
Bainha dos beirais com holofotes

Para fazer a bainha do telhado, geralmente são usados ​​​​os seguintes materiais:

  1. O forro de madeira, de baixa vida útil, requer pintura periódica, absorve umidade e escurece com o tempo. Além disso, este material não possui ventilação suficientemente eficaz.
  2. O revestimento de vinil, cujo perfil é projetado para paredes de fachada, portanto, após a bainha do telhado, parece pouco atraente, e sua aparência só piora ao fazer orifícios para ventilação, que não foram originalmente fornecidos.
  3. Revestimento de metal galvanizado, que tem uma vida útil bastante curta, pois não é protegido contra corrosão e está localizado na saliência do beiral do telhado, onde a condensação costuma se acumular.Neste material, manchas marrons de ferrugem aparecem rapidamente, especialmente perceptíveis se a cor da bainha do telhado for branca ou outra bastante clara.
  4. Sofito feito de vinil, projetado especificamente para bainhas de cornijas. Este material possui estrutura de forro, podendo ser utilizados diversos métodos de perfuração em sua fabricação: intradorso maciço, perfurado ou com perfuração central.
  5. Sofito de alumínio feito de folhas finas de alumínio coloridas. A forma do material é a mesma dos intradorsos de vinil, mas apresenta várias vantagens significativas, por exemplo, a ausência de um coeficiente de compressão e expansão, que pode melhorar significativamente a aparência do telhado. Ao escolher como fazer a bainha do telhado, esse material também é favorecido por sua capacidade de manter a saturação da cor por muitos anos sob a influência da luz solar direta.
Leia também:  Arquivamento de saliência de telhado: características do dispositivo, seleção de material, instalação de uma estrutura de papelão ondulado

O que são intradorsos

Ao escolher como fazer uma bainha de telhado, um material bastante comum e confiável são os intradorsos feitos na forma de cloreto de polivinila (PVC) perfilado ou painéis de alumínio, cujo comprimento geralmente varia de 3 a 3,6 m, bem como dois ou três tiras perfiladas de tamanhos 10 -12 centímetros cada.

Útil: o tamanho específico do painel depende do fabricante, os fabricantes canadenses e americanos costumam fazer um perfil triplo, cuja largura é de 30 centímetros e o comprimento é de 3,6 metros lineares, considerado o tamanho ideal para bainha do telhado com intradorso, pois permite cortar painéis ao longo dos telhados de projeção da parede, mas são unidos pelas partes laterais, o que permite combinar suas perfurações.

bainha de telhado
Exemplo de intradorso

Os intradorsos de fabricantes russos podem diferir em tamanho, mas têm a mesma classificação e princípio de instalação.

Antes de fazer a bainha do telhado, você deve escolher um dos três tipos de sofitos produzidos com perfuração:

  • Sólido, mais utilizado na arquivação de tetos de gazebos, varandas, alpendres, etc .;
  • Totalmente perfurado, recomendado para coberturas com materiais não perfilados, como emendas ou telhas;
  • Um intradorso com uma perfuração no centro, que fornece ventilação suficientemente eficaz do espaço sob o telhado, enquanto na saliência da cornija é formada uma composição alternando uma faixa de perfuração e duas faixas contínuas.

Procedimento de forro de telhado

Após a conclusão da instalação das vigas, no processo de confecção da caixa para cobertura, deve-se serrar as pontas das vigas ao longo de uma linha paralela ao plano da parede da casa.

Para revestir a estrutura das saliências da cornija, são utilizadas placas ou perfis destinados a drywall. As partes finais das vigas serradas verticalmente são costuradas de forma semelhante à própria caixa.

Antes de bainhar as saliências do telhado, é necessário isolar as paredes do prédio do lado de fora, principalmente para as caixas costuradas não diretamente nas vigas, mas na horizontal, que são as mais comuns.

Leia também:  Cobertura mista: vantagens e desvantagens do revestimento

Se você realizar o isolamento de uma estrutura como um telhado de quatro águas padrão, após a fabricação da caixa, a parte superior da parede não será isolada ou seu isolamento será possível apenas destacando a primeira placa do parede, sob a qual o isolamento será colocado.

O isolamento neste caso não será eficaz o suficiente e levará à perda de calor, e realizar o isolamento antes de instalar a caixa permitirá que você traga o revestimento para a parede previamente isolada.

O procedimento para arquivar o telhado com intradorsos

como bainha um telhado
Esquema de revestimento do telhado

O procedimento de instalação em si é bastante simples, mas lembre-se de que eles devem se encaixar na aparência geral da casa; portanto, você deve estudar cuidadosamente as instruções sobre como fazer a bainha do telhado corretamente.

O design da própria caixa pode ser individual, dependendo da estrutura específica do telhado, mas existem duas opções mais comuns que incluem elementos comuns de arquivamento:

  1. Bainha diretamente ao longo das vigas, quando um ângulo é selecionado para limar que corresponda ao ângulo da inclinação. Este método destina-se principalmente a telhados com um pequeno ângulo de inclinação, enquanto a instalação de soffits é realizada diretamente nas vigas paralelas ao plano da parede. Ao mesmo tempo, se o plano inferior das vigas não for uniforme, ele deve ser nivelado para garantir uma bainha de alta qualidade.Para isso, pode-se aparafusar as laterais das tábuas de aparamento das vigas com parafusos, cuja espessura é de pelo menos 4 cm e comprimento de pelo menos 10 cm. Primeiro, a primeira e a última tábuas são aparafusadas, entre as quais o os fios são puxados e o restante das tábuas é preso. No ponto de convergência das encostas, as tábuas são fixadas em ambos os lados das vigas de canto.
  2. A opção mais comum é quando uma caixa horizontal é feita da borda das vigas até a parede, e a moldura para arquivar as cornijas com holofotes também é feita de tábuas. Uma borda é fixada na parte inferior das vigas, a outra em uma prancha adicional, que é abaixada e fixada na junção das vigas com a parede. Nos cantos da convergência das encostas, a prancha é colocada plana, pois neste local haverá uma junta onde são fixadas as duas pontas das pranchas. Esta junta deve decorrer desde o ângulo de convergência das encostas até ao ângulo de convergência das paredes, pelo que se forma uma estrutura rígida independente da parede.

Importante: atenção especial deve ser dada à confiabilidade da fixação, pode ser feita com parafusos, mas é melhor usar cantos e placas de metal.

Depois de construir o quadro telhado de quatro águas faça você mesmo o revestimento com intradorsos é feito. Como chuva, neve, vento, frio, etc. podem penetrar nesta seção do telhado, a fixação do revestimento também deve ser realizada da maneira mais confiável possível.

Leia também:  Telhado de metal faça você mesmo

As tábuas são unidas ao longo do comprimento em padrão quadriculado, não devendo permitir que duas juntas fiquem próximas uma da outra, exceto nos cantos onde o serramento é feito a 45º.

A placa bordada e todas as placas utilizadas para o equipamento são tratadas em ambos os lados com um agente protetor anti-séptico especial.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC