Apesar do surgimento de um grande número de diferentes materiais modernos para coberturas, o aço galvanizado ainda é um material popular para coberturas.
Isso é facilmente explicado pelo preço relativamente baixo desse material de cobertura e pela capacidade de cobrir o telhado de quase qualquer forma geométrica com um número mínimo de guarnições.
O aço galvanizado para telhados é fabricado de acordo com GOST 14918-80 em laminadores contínuos. De que tamanhos são feitas as chapas de aço galvanizado?
- a largura das chapas de aço varia de 510 mm a 1250 mm;
- o comprimento das chapas de aço pode variar de 710 mm a 3000 mm;
- A espessura das chapas de aço usadas para coberturas está na faixa de 0,5 mm a 0,8 mm.

O aço galvanizado para telhados recebeu esse nome devido ao revestimento anticorrosivo de zinco que cobre as folhas do material.
Para que o revestimento anticorrosivo desempenhe suas funções com qualidade, ele deve ter pelo menos 0,02 mm de espessura. Dois métodos são usados para revestir chapas de aço com zinco:
Método quente - as chapas de aço são mergulhadas em zinco fundido.
- método eletrolítico
A zincagem a quente é mais durável e de maior qualidade do que a galvanização galvanizada.
Nas últimas décadas, a cobertura de aço galvanizado começou a perder parte de sua popularidade na construção de casas particulares.
A razão para isso é que, ao construir uma casa com as próprias mãos, a instalação de um telhado de metal requer habilidade e cuidado.
O metal deve ser manuseado com muito cuidado, pois ao menor rompimento da camada galvanizada (e é de apenas 0,02 mm), inicia-se a corrosão prematura do metal, o que leva à redução da vida útil do telhado (até 10 anos) e a necessidade de realizar reparos prematuros nas coberturas.
Além disso, as coberturas metálicas requerem manutenção periódica - limpeza e pintura.
A cobertura galvanizada é agora mais usada na construção de edifícios utilitários e industriais, uma vez que os telhados com tal telhado não diferem no design original e raramente decoram o telhado de um edifício.

A exceção é, talvez, apenas as cúpulas douradas das igrejas.Mas o ouro no telhado não é apenas caro, mas extremamente caro em comparação com outros tipos de cobertura, por isso não é usado na construção de estruturas não religiosas.
Na presença de fundos suficientes, na maioria dos casos, a preferência é dada aos revestimentos cerâmicos para a construção de sua casa.
Como opções mais orçamentárias para construção privada, escolha uma telha metálica ou um telhado macio. E o telhado de metal, conforme observado acima, é usado na sobreposição de dependências.
- Revestimento de polímeros de metais
Além do metal galvanizado, nos últimos anos, as coberturas de chapa de aço com revestimento de polímero têm sido cada vez mais utilizadas.

É utilizado, em primeiro lugar, para proteção adicional das chapas de aço contra a corrosão, o que prolonga a vida útil do telhado e, em segundo lugar, para tornar as chapas de aço mais expressivas, ampliando a gama de cores.
Naturalmente, isso permite implementar várias soluções de design e expande o escopo das coberturas metálicas.
As chapas metálicas com proteção polimérica possuem uma estrutura mais complexa do que a simples galvanização:
- uma camada de tinta protetora;
- aço para telhados;
- camada de zinco;
- camada de solo;
- camada de tinta protetora de polímero colorido.
Há um grande número de tintas poliméricas. Todos eles diferem entre si na cor, resistência aos raios ultravioleta (capacidade de não desbotar ao sol e reter a cor), resistência a temperaturas extremas, danos mecânicos, etc.
Considere os mais comuns:
- O poliéster é uma tinta protetora de poliéster que reveste a chapa galvanizada com um acabamento brilhante.Este é um dos revestimentos mais baratos, embora tenha boa solidez da cor e tolera temperaturas extremas. Porém, devido à pequena espessura da camada de polímero (apenas 25 mícrons), essa cobertura tem medo de danos mecânicos e, portanto, requer cuidados especiais durante a instalação.
- Pural é um revestimento polimérico protetor e decorativo à base de poliuretano com adição de poliamida, aplicado sobre aço galvanizado (nota de rodapé 1). Essa tinta é aplicada com uma camada de 50 mícrons. Este revestimento se distingue não apenas pela solidez da cor e boas propriedades anticorrosivas, mas também pela boa resistência a danos mecânicos. A instalação dessas chapas galvanizadas pode ser realizada em temperaturas negativas (até -15ºС). Há outra vantagem importante desse revestimento, é a resistência a substâncias quimicamente ativas. Por exemplo, se você decidir construir uma casa à beira-mar, onde há um ambiente quimicamente ativo e alta umidade, enquanto deseja ter um telhado de chapa de aço, sua escolha é chapas galvanizadas puras com revestimento de polímero. Por fora, esse revestimento é duro e possui rugosidade formada devido ao acrílico.
- O plastisol é um dos polímeros mais caros para revestimento de coberturas metálicas. Plastisol contém cloreto de polivinila e uma pequena porcentagem de plastificantes. O aço galvanizado para coberturas é coberto com plastisol com uma camada de até 200 mícrons. Este revestimento oferece alta resistência mecânica e à corrosão. A superfície do telhado não ofusca, devido à presença de um padrão de textura na superfície das chapas galvanizadas. Na instalação de um telhado geometricamente complexo, via de regra, são essas chapas que são utilizadas, pois possuem resistência superficial mecânica suficiente e são resistentes ao caminhar sobre elas.Assim, é mais fácil finalizá-los diretamente no telhado, o que simplifica muito a instalação do telhado.
A tabela abaixo (nota de rodapé 2) O fabricante fornece várias características de qualidade do aço para coberturas, dependendo de sua marca
grau de aço | Resistência ao escoamento, N/mm2 | Resistência à tração, MPa | Extensão relativa, % |
S280GD | 280 | 360 | 14 |
DX51D | 140-320 | 270-500 | 18 |
DX52D | 140-300 | 270-420 | 22 |
TSP | 180 | 330 | 39 |
Como comprar metal para o telhado?
Dica Ao comprar material de cobertura, se possível, inspecione cada telha e preste atenção para que não haja rachaduras, delaminações, arranhões, inclusões ásperas e rugosidade nas telhas. A cobertura de aço não perdoa essas deficiências, o que pode reduzir significativamente a vida útil do telhado.
Chapa de Aço para Cobertura Galvanizada é comercializado em embalagens de até 5 toneladas para carregamento automatizado e de no máximo 80 quilos para carregamento manual. Cada pacote individual é envolto em chapa de aço e amarrado sobre ele com uma fita de aço para embalagem.
Também galvanizado é entregue na forma de rolos. Eles são embalados da mesma forma que os pacotes de folhas. Todos os tipos de embalagem devem ser protegidos contra danos mecânicos e umidade durante o armazenamento e transporte.
Métodos de instalação de telhados de aço

Coberturas de aço na grande maioria dos casos são montadas de forma costurada. A razão para isso é a alta confiabilidade e excelentes características dos telhados de costura.
Envoltório do telhado, bloqueado por este método, não possui furos tecnológicos, portanto, garante alta resistência à precipitação de qualquer intensidade.Ao montar pelo método dobrado, as bordas das folhas de metal adjacentes parecem se enrolar umas nas outras.
As conexões de costura são divididas em:
- dobras duplas e simples, dependendo do número de dobras na borda da folha (essa borda, preparada para unir, é chamada de imagem). Obviamente, conexões duplas são mais fortes;
- em pé e deitado, dependendo da orientação da ligação em relação à superfície do telhado. Os de pé são mais confiáveis, pois na verdade a ligação é retirada do plano do telhado, por onde escoa a água da chuva.
A principal desvantagem dos telhados metálicos é o alto nível de ruído - cada grande gota de chuva ou granizo faz um barulho alto quando atinge o metal do telhado. Em chuvas fortes, e ainda mais durante o granizo, os telhados de metal emitem um estrondo muito alto e não muito agradável.
Fontes de informação
- Artigo de
- O maior fabricante de materiais para telhados
O artigo te ajudou?