Existem muitos mecanismos que não podem ser chamados de vitais, mas em certas circunstâncias suas funções são quase indispensáveis. Um desses mecanismos é uma variedade de sistemas de ar condicionado e, em particular, um exaustor de fumaça no teto.
O ventilador de teto para remoção de fumaça destina-se à remoção rápida da sala de fumaça, vários gases e outros produtos de combustão voláteis resultantes de incêndios ou outras circunstâncias imprevistas.
Em tempos normais, tais instalações podem funcionar como sistemas de ar condicionado ou, sendo montadas e instaladas, aguardam nos bastidores uma operação eficiente.por exemplo, eles
tipos de fãs

Dependendo das condições de uso e dos objetivos traçados, diversos tipos de ventiladores podem ser utilizados.
Para instalação no telhado, os seguintes tipos de ventiladores são mais usados:
- Axial. Um dos tipos mais comuns de fãs hoje. É um sistema de lâminas girando a uma certa velocidade em torno de um eixo (daí o nome). Este projeto é o mais fácil de fabricar e manter, mas ao mesmo tempo extremamente eficaz, o que lhe rendeu grande popularidade em muitas áreas da vida humana, inclusive como ventiladores de remoção de fumaça.
- Os ventiladores diagonais são um desenvolvimento adicional dos sistemas axiais. Devido ao formato especial das pás, o ar nesses ventiladores é aspirado na direção axial e descarregado na direção diagonal.
- Os ventiladores centrífugos, também chamados de ventiladores radiais, são semelhantes aos dois anteriores, mas seu projeto é um pouco mais complicado. A operação desses ventiladores é baseada na força centrífuga que ocorre quando o ar é sugado por pás com formato especial.
Assim, o dispositivo dos diferentes tipos de ventiladores é basicamente o mesmo, mas graças às soluções de design originais, possui várias nuances que distinguem cada um dos outros.
A decisão de usar um determinado ventilador de teto em uma determinada situação deve ser tomada com base nas condições de operação e nas tarefas que o sistema de extração de fumaça enfrenta.
Como escolher um ventilador
Entre os parâmetros mais significativos pelos quais um ou outro exaustor de fumaça do telhado é selecionado estão:
- poder;
- facilidade de instalação;
- confiabilidade do projeto;
- durabilidade.
Como acontece com qualquer dispositivo moderno, a potência é uma propriedade fundamental dos ventiladores de teto. Enormes instalações pesadas são capazes de purificar o ar de todas as impurezas nocivas do ar em uma grande área de armazém ou instalações industriais em um piscar de olhos.
Mas para uso em pequenas residências particulares, esse poder certamente será redundante. Portanto, antes de tudo, é necessário medir as capacidades do exaustor de fumaça com as tarefas atribuídas a ele.
Conselho! Escolha a potência do ventilador com sabedoria - muito poderoso pode levar ao desperdício desnecessário de recursos, enquanto muito fraco e econômico não dará conta das funções atribuídas a ele.
A instalação simples e conveniente de ventiladores de teto também é um fator importante na escolha de um dispositivo específico.
A maioria dos proprietários prefere instalar os próprios sistemas de ventilação; portanto, a simplicidade e a obviedade do processo de montagem e instalação de um ventilador no telhado podem influenciar bastante a escolha de um ventilador.
A confiabilidade do projeto é determinada pela qualidade da montagem de todo o sistema, bem como pelo nível de desempenho de suas partes individuais. Ao escolher o exaustor de fumaça necessário, antes de tudo, você deve prestar atenção ao fabricante do dispositivo.
Existem muitos players no mercado de sistemas de ventilação modernos, mas em toda essa diversidade existem inevitavelmente líderes.
O fabricante de sistemas de ventilação mais famoso e respeitado hoje é a empresa sueca Systemair.
Seus produtos são utilizados em toda a Europa, bem como nos países da América e da Ásia. A Systemair é agora considerada uma das líderes indiscutíveis em seu campo.
Entre a extensa gama de produtos da gigante sueca, também existem sistemas de exaustão de fumaça. Os ventiladores de teto Systemair são representados por toda uma gama de dispositivos diferentes, diferindo tanto em potência quanto em design e características de uso.
Esta variedade permite a cada um escolher o ventilador de que necessita, de acordo com as suas necessidades e desejos, com a confiança na qualidade do produto adquirido, avalizada pelo nome de uma conhecida marca europeia.
vida de fã
A vida útil efetiva de um exaustor de fumaça desempenha um papel importante na decisão de instalá-lo. É improvável que alguém goste se, depois de fazer algum esforço para encontrar e instalar um ventilador de teto, depois de um tempo terá que repetir novamente todas as manipulações desde o início.
É claro que, mais cedo ou mais tarde, qualquer sistema começará a falhar e falhar, mas é esse período de tempo entre a instalação inicial e o aparecimento de problemas que pode ser considerado decisivo na confiabilidade de todo o sistema.
Atenção! Após uma ativação direta do sistema ativo de exaustão de fumaça (por exemplo, em caso de incêndio), o ventilador não é mais adequado para uso posterior e deve ser substituído, independentemente da vida útil.
tolerância ao erro

Além disso, a tolerância a falhas de um determinado sistema de exaustão de fumaça, bem como o trabalho pontual realizado, como isolamento da chaminé do telhado. Essa característica está intimamente relacionada aos dois parâmetros anteriores, mas por si só significa a possibilidade de operação eficiente do dispositivo sem interferência externa.
Estes podem ser:
- reparos não programados de equipamentos;
- configurações e calibrações adicionais;
- limpeza frequente das peças do sistema contra sedimentos.
A capacidade de trabalhar sem tais medidas de emergência é chamada de tolerância a falhas. Os ventiladores de telhado domésticos são famosos por sua boa tolerância a falhas.
Instalação e instalação de ventiladores
Antes de instalar o dispositivo selecionado no telhado, vários fatores importantes devem ser considerados, incluindo:
- dimensões e tipo do ventilador selecionado;
- estrutura do telhado e seu material de cobertura;
- inclinação do telhado.
Dimensões ventilador de teto determinar, em primeiro lugar, o tipo de sua fixação. Montar um grande ventilador industrial com segurança em um telhado requer muito mais esforço do que montar um pequeno exaustor de fumaça doméstico.
Dependendo do material de cobertura usado, um dos dois tipos principais de montagem do ventilador pode ser usado:
- Instalação em um telhado duro. Nesse caso, o ventilador é simplesmente preso à continuação dos poços de ventilação, que são feitos de materiais sólidos - tijolo e concreto. Assim, consegue-se a maior aderência e confiabilidade da estrutura montada.
- A instalação em um telhado macio é muito mais complexa e depende de muitas condições.Portanto, soluções específicas para encaixe e fixação do ventilador nos respectivos sistemas devem ser aplicadas dependendo da situação. Não há regras claras aqui, no entanto, a instalação de ventiladores de teto em qualquer caso deve ser confiável e cuidadosa.
Embora o ângulo de inclinação não seja um fator crítico na instalação de um ventilador, ele afeta significativamente as características de sua colocação na superfície.
O sistema de ventilação existente deve ser fixado adequadamente para evitar várias deformações devido à instabilidade devido à complexa estrutura do telhado.
Finalmente
Esperamos que todas as dicas e recomendações acima sobre a seleção e instalação de exaustores de fumaça ajudem você a navegar na variedade de sistemas de ventilação modernos, determinar os dispositivos necessários e também ajudá-los na instalação no local.
Compreender os principais recursos e funcionalidades de vários dispositivos de extração de fumaça ajudará você a tomar uma decisão informada e ponderada sobre a adequação de adquirir um determinado ventilador de teto, entender os meandros de sua instalação e uso.
Tudo isso prolongará a vida útil efetiva dos sistemas de ventilação por muitos anos, enquanto você não precisa procurar ajuda de especialistas - afinal, com esse conhecimento, você pode lidar com praticamente qualquer tarefa por conta própria.
O artigo te ajudou?