No mercado moderno de coberturas, as telhas metálicas se enraizaram com bastante firmeza. No entanto, fabricantes estrangeiros, lutando com as deficiências desse material, começaram a buscar novas soluções e caminhos técnicos nessa área. Como resultado dessa “luta”, foi criada a cobertura composta, e imediatamente a cobertura composta se declarou com suas características positivas. O material deste artigo é dedicado às suas propriedades.
Estrutura de Revestimento Composto
O revestimento composto é produzido por muitos fabricantes asiáticos e europeus. É relativamente caro.
Mas ainda conseguiu se enraizar em regiões com economia desenvolvida devido ao fato de combinar as propriedades positivas de telhas de areia metálicas, betuminosas, cerâmicas e poliméricas.
Junto com a combinação de muitas propriedades positivas das coberturas mencionadas, suas principais desvantagens foram eliminadas.

A telha composta (telha metálica com curativo de pedra) é uma telha de aço multicamada revestida em ambos os lados com uma liga de aluzinco. O papel de um revestimento decorativo e protetor são lascas de pedra natural, cobertas com uma camada de esmalte fosco na parte superior (nota de rodapé 1).
A forma de produção deste material de cobertura são pequenas chapas perfiladas com 1,4 m de comprimento e 0,4 m de espessura. Se compararmos o zinco-alumínio com um revestimento convencional à base de zinco, o primeiro tem alta resistência à corrosão.
Além disso, a durabilidade do material é dada por um primer acrílico e granulado de basalto, aplicados sequencialmente sobre aluzinco. A camada acrílica protege a base do revestimento da radiação ultravioleta.
O granulado tem alta resistência ao desgaste e confere cor à cobertura. Um esmalte acrílico é aplicado na camada superior do material, que protege a base dos efeitos do ambiente externo.
Devido à sua estrutura, o revestimento composto é resistente a mudanças de temperatura, portanto, os consumidores podem usá-lo em canteiros de obras com diferentes condições climáticas.
Graças à singularidade dos perfis desta peça de material compósito, cria-se uma imitação de um revestimento de ladrilho cerâmico.Isso torna as coberturas compostas uma opção ideal para coberturas de edifícios que pertencem a monumentos históricos e dão aos telhados uma aparência nova e única.
Instalação de material composto
A instalação de coberturas compostas é muito semelhante à cobertura metálica convencional. Dependendo do perfil utilizado, recomenda-se a instalação em telhados com ângulo de inclinação de 12 a 15 graus.
A superfície do material compósito tem uma rugosidade. Isso evita que a neve em massa do revestimento e possibilite o uso do material em telhados que raramente recebem manutenção.

O tamanho pequeno das telhas leva a uma redução nos custos de instalação e à possibilidade de uso em telhados com formas arquitetônicas complexas.
Uma caixa é disposta sob as placas com um degrau de 370 mm. A necessidade de um dispositivo de base na forma de um substrato de madeira compensada é eliminada. O material composto é preso à caixa com pregos anodizados.
Graças às travas que possui, exclui-se a possibilidade de umidade sob o revestimento. Com isso, ao aplicar o revestimento, é possível excluir a camada de impermeabilização, embora isso não seja recomendado em telhados de mansarda.
O trabalho de instalação com ladrilhos compostos pode ser realizado em temperaturas negativas (-10) e altas (+30).
Ao colocar o revestimento, não há necessidade de fortalecer a estrutura do telhado e, consequentemente, a fundação da casa, pois a carga do material por 1 m² m é de apenas 6,5 kg.
Conselho.A vida útil deste revestimento é bastante longa, portanto, não use parafusos auto-roscantes comuns para montagem, de modo que durante a operação sejam os fixadores que não acelerem o processo de substituição ou reparo do telhado. Observe que, em comparação com as telhas metálicas, o revestimento composto é fixado nas extremidades do material e não na parte superior.
Benefícios importantes

A cobertura composta tornou-se um dos revestimentos confiáveis e de alta qualidade devido a um grande conjunto de indicadores vantajosos:
- a qualidade da base de aço confere resistência e leveza a todo o revestimento, o que permite criar uma economia torneamento do telhado;
- altas propriedades anticorrosivas e mecânicas;
- excelente resistência à água;
- as propriedades acústicas são próximas às dos ladrilhos naturais;
- resistência e durabilidade em várias zonas climáticas;
- elimina a necessidade de cuidados delicados;
- uma grande variedade de cores;
- altas propriedades de resistência ao fogo;
- redução de custos na reparação e arranjo do telhado devido à facilidade de instalação;
- pode ser usado em telhados com inclinação de 12 graus;
- garantia de cobertura 30-50 anos;
- leveza do material simplifica muito o transporte e a instalação no telhado;
- quando exposto a condições de temperatura, as dimensões lineares do perfil de metal não mudam;
- a combinação de fixação ao final confere à estrutura do telhado resistência e resistência às cargas de vento;
- a flexibilidade do material permite fazer alterações nas curvas do telhado;
- peso leve expande o campo de soluções arquitetônicas;
- adequado como um novo revestimento e para a reconstrução de telhados;
- devido ao revestimento de basalto, o ruído da chuva é reduzido;
- resistência a arranhões e danos mecânicos;
- ângulo de inclinação permitido ao colocar - 90 graus;
- os recursos de fixação e o formato das folhas excluem a entrada de umidade nos locais de sobreposição;
- instalação livre de resíduos;
- aparência elegante do revestimento;
- segurança total;
- resistência à radiação UV.
Conselho. Em caso de danos na camada superior durante o transporte, recomenda-se o uso de tintas e grânulos para materiais compostos.
Abaixo está uma tabela de um grande fabricante de coberturas (nota de rodapé 2) sobre os benefícios das telhas compostas
Azulejo composto Grand Line |
|
Azulejos compostos da marca Decra |
|
Azulejo composto Luxard |
|
Azulejo composto do fabricante belga Metrotile |
|
Garantias de tecnologia

Por que a cobertura composta é superior a outras coberturas de telhas? A resposta é simples - revestimento de alumínio-zinco.
Como dissemos no início do artigo, a chapa de aço é revestida com uma liga especial em ambas as faces. Assim, confere ao material de cobertura uma vida útil cerca de 10 vezes superior à de uma cobertura zincada.
assim, tal revestimento pode ser escolhido mesmo para um projeto como telhado de Sudeikin.
A tecnologia de aplicação de zinco-alumínio sobre uma superfície metálica é utilizada na indústria desde 1972. Graças à combinação ideal de alumínio, silício e zinco, foi criada uma cobertura de telhado durável.
O alumínio confere à base de aço resistência aos processos de corrosão. O zinco protege a aresta de corte e oferece resistência contra influências mecânicas. O silício na liga garante que o revestimento tenha excelente conformabilidade e adesão entre a liga protetora e o aço.
Graças à adição de lascas de pedra (basalto), o material fica protegido contra o fogo devido a faíscas da chaminé ou de um edifício próximo. Em caso de incêndio forte, o colapso das telhas não é perigoso devido ao baixo peso das mesmas.
Com muitas características positivas e garantias tecnológicas, a cobertura composta é uma cobertura confiável de nova geração. Além disso, a qualidade e a aparência contribuem para colocá-lo na categoria de coberturas de elite.
Vários modelos de perfis de revestimento composto permitem usá-lo tanto em edifícios comerciais e administrativos quanto em construções suburbanas de elite.
O artigo te ajudou?