O arranjo de um telhado macio é de longe uma das tecnologias mais bem-sucedidas para o uso de materiais modernos na indústria da construção. Este artigo falará sobre o dispositivo desse tipo de telhado, sua composição, variedades e instalação adequada.
O dispositivo de um telhado macio hoje é amplamente utilizado na construção em todo o mundo para cobrir os telhados de edifícios residenciais e industriais. Não apenas as características operacionais do telhado erguido, mas também a atratividade de sua aparência dependem do material escolhido para o revestimento.
Os seguintes materiais para cobertura de telhados macios são mais amplamente utilizados na construção de edifícios residenciais:
- Telhas macias, como telhado macio iko;
- Coberturas macias de folhas, como coberturas macias - ondulina;
- Telhado macio enrolado;
- Telhado plano de membrana.
A composição do material para um telhado macio também costuma incluir uma membrana impermeabilizante especial feita de materiais poliméricos modernos, insensíveis à luz solar, às flutuações de temperatura e também a fenômenos como a chuva ácida.
Os materiais em rolo para coberturas macias são usados com mais frequência ao cobrir superfícies planas. Esses telhados formam uma camada de revestimento contínua que fornece isolamento de alta qualidade.
As coberturas de rolo macio são tratadas com um revestimento de betume polimérico no exterior e uma camada de mástique betuminoso é depositada no interior, pelo que este tipo de cobertura é por vezes denominado soldado.
A composição inclui várias camadas de revestimento de rolo, firmemente fixadas umas às outras e à superfície do telhado, graças ao uso de mástique betuminoso.
Ao construir uma casa de campo, dacha, chalé ou edifício não residencial, surge a questão de que tipo de telhado macio deve ser usado para isso - uma membrana, rolo, etc.
Para fazer a escolha certa, você deve estudar detalhadamente como é cada telhado macio específico - os prós e contras, a composição e várias características que permitem escolher correta e competentemente a melhor opção para cobrir o telhado.
A composição do material para cobrir o telhado macio

Atualmente, a produção de materiais macios para coberturas é realizada em duas direções principais - materiais betuminosos e para coberturas.
Ruberoid tem sido usado por muito tempo. Neste revestimento, o material de cobertura é colado em um tapete, composto por 3-5 camadas e fixado com mastiques betuminosos.
No entanto, existem certas desvantagens de um telhado macio feito de feltro para telhados, o principal dos quais é a rápida destruição desse revestimento sob a influência de vários fatores ambientais; HMF, isol, está ganhando cada vez mais popularidade ultimamente. brizol, etc.
As modernas coberturas macias betuminosas contêm vários materiais poliméricos que as tornam resistentes à deterioração, oxidação, exposição à luz solar e umidade. Tem sido amplamente utilizado nos últimos anos para a construção de edifícios residenciais e estruturas técnicas, bem como para acabamento de telhados de garagens.
A estrutura do telhado de betume macio também inclui vários componentes e torneamento, que é a base para a instalação do telhado.
Tipos de telhado macio
Atualmente, o telhado macio de polímero-betume é produzido em duas formas principais:
- Coberturas betuminosas moles em rolo;
- Azulejo betuminoso macio.
As telhas betuminosas macias flexíveis são um material moderno que permite fazer um revestimento bonito e bastante leve, cuja inclinação é de 12 graus ou mais.
E o dispositivo de um telhado padrão de
Apesar do custo bastante elevado do material, o bolo de telhado macio de telha betuminosa tem uma série de vantagens significativas, como alta elasticidade e longa vida útil.
De referir ainda o baixo peso deste material, o que permite a sua utilização no revestimento de elementos de cobertura como extremidades, beirais, vales e também cumeeira, com inclinação superior a 18 graus.
O grau de elasticidade é ligeiramente inferior à elasticidade das coberturas macias laminadas, que formam um revestimento contínuo na superfície do telhado, mas isso é compensado pelo fato de que, quando as telhas betuminosas são deformadas, a estrutura do revestimento permanece a mesma contínua.
O lado interno deste material é tratado com um composto autoadesivo betuminoso especial, e o lado externo é coberto com basalto granulado e ardósia, que aumentam sua resistência e aumentam a resistência adicional a influências externas negativas e permitem que ele receba uma ampla variedade de tonalidades de cores.
Durante a operação do telhado, pode ocorrer a separação da cobertura da superfície da cobertura, resultando na formação de áreas de superfície "nuas", que podem ser facilmente corrigidas com cola e cobertura adicional.
Útil: para evitar o desbotamento do curativo de ardósia e basalto, sua coloração é realizada por método termoquímico.
Preparação para equipamentos de telhado macio

Quando o material de cobertura necessário é selecionado, é necessário não apenas preparar o equipamento para coberturas macias, mas também, antes de tudo, calcular a quantidade de material de cobertura necessária para cobrir.
Este cálculo pode ser realizado de forma independente, o que exigirá os seguintes parâmetros:
- Área coberta do telhado;
- O ângulo de sua inclinação;
- Comprimento dos vales e cornijas;
- O comprimento das partes finais e a cumeeira do telhado;
- O número e o tamanho das penetrações ao longo do perímetro do telhado.
Calcular a quantidade exata de material necessária para cobrir um telhado macio pode ser bastante difícil (especialmente ao calcular parâmetros como uma barra de vento do telhado macio), por isso é recomendável não fazer isso manualmente, mas usar um computador para calcular.
Programas de calculadora especiais podem ser encontrados em muitos canteiros de obras na Internet, onde o cálculo de um telhado macio é semelhante ao cálculo da quantidade de outros materiais para coberturas.
Além do material em si, você precisará dos seguintes elementos:
- Tapete forro;
- faixa para beirais;
- Tapete autoadesivo para vales;
- Azulejos para skate;
- Elementos com a ajuda dos quais é realizada a ventilação do telhado macio;
- Cola e pregos para fixar telhados macios à superfície do telhado.
Importante: se as telhas macias foram cortadas com antecedência, ao instalar materiais em rolo macio, pode ser necessário usar um cortador especial para telhados macios.
Para a fabricação de pregos para a instalação de um telhado macio, é utilizada uma tecnologia especial. . Essas unhas são equipadas com entalhes nas laterais, evitando que se soltem, fazendo com que o telhado fique atrás da base com o tempo.
Também é necessário selecionar corretamente o comprimento dos pregos, que deve ser suficiente para não apenas penetrar na camada superior do material, mas também ultrapassar ligeiramente a borda da caixa, a fim de evitar o “estouro” do revestimento , causando o desmantelamento involuntário do teto macio.
Atualmente, o mercado da construção oferece uma ampla gama de materiais de cobertura macios que diferem em texturas, tamanhos, cores, etc.
Eles estão unidos por uma série de vantagens sobre outros materiais:
- Alta resistência a altas e baixas temperaturas;
- Bom isolamento acústico;
- Resistência à corrosão e deterioração;
- Vedação eficaz do revestimento.
Deve-se notar também a segurança ambiental deste material, bem como a ausência de condensação de cargas de pressão atmosférica.
Existem várias regras e requisitos que os telhados de telhas macias e laminadas devem atender - SNiP, etc., cujo cumprimento permitirá que o material dure mais de cinquenta anos.
As desvantagens deste material incluem um procedimento de instalação bastante complicado, que parece invisível no contexto de características positivas, mas ainda merece consideração detalhada.
Instalação de um telhado macio

Vários defeitos e deficiências de um telhado macio ocorrem durante a operação, principalmente como resultado da instalação inadequada da estrutura.
Os erros mais comuns incluem:
- Ventilação ausente ou difícil - telhados macios enfrentam o fluxo de betume;
- Barreira de vapor equipada incorretamente, causando apodrecimento da estrutura do telhado.
Particular atenção também deve ser dada à instalação das seções mais vulneráveis do telhado, como cumeeiras, vales, junções e cornijas.
Defeitos resultantes de danos mecânicos, perda de curativo ou crescimento excessivo de musgo são bastante fáceis de eliminar: produtos químicos especiais são usados para remover plantas ou musgo e o curativo é restaurado manualmente.
A instalação incorreta do torneamento, bem como o aperto insuficiente dos vales e penetrações, podem levar a irregularidades no telhado macio.
As “pétalas” formadas na superfície do telhado macio indicam uma fixação incorreta: não pregue bem na borda da peça, certifique-se de observar um certo recuo da borda.
Vida telhado de rolo depende diretamente da seleção correta de componentes e materiais e da montagem correta da estrutura. Para prolongar ainda mais a vida útil do telhado, você deve seguir estritamente certas regras.
Por exemplo, em clima quente, você não deve andar sobre um telhado macio e usar pás ou outras ferramentas que possam danificar sua superfície ao limpar os detritos do telhado - é recomendável usar uma vassoura macia para isso.
Vários detritos de metal, como pregos, parafusos, etc., devem ser removidos manualmente, o que ajuda a evitar vazamentos devido à limpeza do material do telhado.
Além disso, também é importante monitorar o bom estado do espaço do sótão, evitando a formação de alta umidade e condensação de vapor, o que pode causar inchaço e rachaduras no revestimento, bem como danos à cobertura .
Também é importante inspecionar uma estrutura como topo suave, duas vezes por ano (outono e primavera) para eliminar pequenos defeitos emergentes.
Para reparar danos mais graves, recomenda-se recorrer à ajuda de especialistas qualificados, especialmente porque, ao instalar um telhado macio, geralmente é fornecida uma garantia longa, que geralmente é de 10 a 25 anos.
O artigo te ajudou?