Telhado de duas águas: características de design, elementos principais e formas

telhado de duas águas

Neste artigo, falaremos sobre o que é um telhado de duas águas. Um telhado de duas águas sobre uma casa quadrada tem um grande número de vales, nervuras, empenas, empenas. A empena é a parte superior da parede do edifício, que é limitada por duas águas de telhado e não é separada por uma cornija por baixo. Quando a parte superior da parede é separada da parte inferior por uma cornija, isso já é um frontão. O telhado de duas águas consiste em dois planos que se apoiam nas paredes e são limitados por empenas ou frontões nas extremidades.

O que é um telhado de duas águas

Os telhados de várias águas são dispostos em casas de layout complexo, com iluminação lateral de sótãos, extensões de cobertura, empenas acima das entradas.

Ao construir um telhado como telhado de quatro águas, elementos como vales devem estar presentes. Você também precisa saber que um prédio com esse telhado deve ter um sótão ventilado, que ficará completamente isolado de todos os cômodos quentes.

Os telhados de duas águas requerem um grande consumo de materiais de cobertura e, após a sua instalação, permanecem muitos resíduos de material.

telhado multi-gable sobre uma casa quadrada
Um telhado de duas águas é típico para edifícios com um plano complexo.

Um tipo como Telhado semi-articulado comum faça você mesmo, é formado devido à instalação de vários taludes. Esta é uma construção bastante complicada, cuja principal desvantagem é a complexidade da implementação.

Ao construir este telhado, as interseções das encostas formam cantos internos (vales). Uma grande quantidade de água flui por eles e, portanto, deve-se prestar muita atenção à impermeabilização de tais cantos.

Além disso, uma grande quantidade de neve pode se acumular nos vales, o que aumenta significativamente a carga no telhado. A principal vantagem de um telhado de duas águas é sua aparência expressiva, bem como a sobreposição de várias salas com um telhado de nível único.

telhado de duas águas

Um telhado de duas águas é o telhado mais pesado na construção de telhados, pois existem muitos vales, sulcos e nervuras no projeto. É usado principalmente em edifícios com design de construção poligonal, arquitetura difícil.

Leia também:  Estruturas de caibro de telhados inclinados. Características, variedades e componentes. Características e dimensões dos materiais

É frequentemente usado na construção de casas particulares.A torre tem um caráter artístico, e tais elementos são instalados em telhados e torres abobadados.

Esses telhados não carregam um significado útil, mas fazem um trabalho significativo na criação do estilo arquitetônico do edifício. Na construção individual, um telhado de duas águas é um complexo de várias formas, às vezes tão intrincadas que é até difícil reconhecê-las.

Hoje, revestimentos de dois níveis e telhados de meio quadril são populares.

Atenção! O desenho mais simples é a interseção de dois telhados inclinados em um ângulo de 90º.

O sistema de vigas de um telhado de duas águas consiste em vigas, mauerlat, vigas (vigas). Um elemento como um mauerlat redistribui a carga do telhado para as paredes da casa através das vigas e, assim, se conecta às paredes.

É composto por barras de madeira de 150x100 mm e 150x150 mm. E também para isso use pedaços de madeira com 1,5 metros de comprimento. As vigas desse telhado são montadas em tábuas de pinho secas, com seção de 150x50 mm.

As vigas são suspensas e em camadas - depende da presença ou ausência de suportes adicionais, bem como do design do telhado de duas águas. No dispositivo de telhado, ambos os tipos de caibros podem ser usados ​​simultaneamente.

Em locais onde os telhados de duas águas são articulados, são instaladas vigas inclinadas ou diagonais, sobre as quais os galhos (encurtar as pernas das vigas) repousarão. Devido ao fato de que uma carga muito grande atua nas vigas diagonais, elas precisam ser reforçadas - reunidas em duas pranchas.

Na parte superior dos caibros, eles são conectados por uma cumeeira feita de tábuas ou madeiras coesas entre si. Se necessário, execuções intermediárias adicionais são instaladas.

Dica: Após a instalação do sistema de caibros, a película impermeabilizante é aplicada em tiras, perpendiculares à direção do talude, com sobreposição de no mínimo 15 cm, bem como com colagem obrigatória das juntas com fitas de ligação. Deve-se prestar muita atenção aos locais onde os vales estão localizados, pois grandes fluxos de água fluirão ao longo deles.

Nas vigas, as barras da contra-treliça são costuradas após a aplicação da camada de impermeabilização. Basicamente, barras com seção de 50x50 mm ou tábuas de 32x100 mm são utilizadas para realizar esse trabalho. O revestimento deve ser realizado de acordo com as instruções para a cobertura selecionada.

Leia também:  Cobertura inclinada: proteção da madeira contra incêndio e deterioração, parte da viga, isolamento e impermeabilização, cobertura

Construção de telhado de duas águas

construindo um telhado de quatro águas com suas próprias mãos
telhados de duas águas

Muitos proprietários de casas particulares querem saber como fazer um telhado de duas águas.

Esse tipo de telhado é uma estrutura bastante complexa e, quando essa estrutura é construída, vários fragmentos do edifício podem representar variações de empena, que são combinadas em um único complexo, criando uma impressão incrível.

A construção faça você mesmo de um telhado de quatro águas consiste nas seguintes etapas:

  • é necessário remover as dimensões corretas da casa;
  • calcular a seção transversal e o comprimento das vigas;
  • posicionar corretamente paradas, patins, vales;
  • então deve ser instalado um Mauerlat, que deve correr ao longo do perímetro da parede e servir como uma "base" confiável do telhado;
  • então é necessário instalar vigas, que são fixadas no Mauerlat com cortes ou pregos;
  • em seguida, são instalados o caixote, a impermeabilização, a própria cobertura, bem como o vapor e o isolamento térmico.

O design do telhado multi-gable é um telhado inclinado com superfícies de telhado inclinadas em direção às paredes externas e, ao mesmo tempo, fornece um escoamento natural de derretimento e água da chuva.

A escolha da inclinação depende diretamente das condições climáticas da região, do material de cobertura e dos requisitos arquitetônicos. Em algumas áreas, o ângulo de inclinação é de 90º.

Os principais elementos do telhado

sistema de treliça de telhado multi-gable
Esquema de um telhado de quatro águas

O esquema estrutural do telhado de quatro águas consiste nos seguintes elementos:

  1. planos inclinados - encostas;
  2. vigas;
  3. caixotes;
  4. Mauerlat;
  5. nervuras horizontais e inclinadas;
  6. patim;
  7. vales;
  8. sulcos;
  9. saliências;
  10. calhas.

O dispositivo de um telhado multi-gable é um processo bastante trabalhoso, uma vez que vigas diagonais adicionais devem ser instaladas na interseção das encostas ao erguer tal estrutura.

Nesse caso, são formados elementos como ranhuras, também chamados de "sacos de neve". E na hora de instalar o telhado, atenção especial deve ser dada a esses elementos, pois com uma instalação de má qualidade, o telhado com certeza vazará nesses locais.

formas de telhado

Com um telhado complexo, é necessário instalar vales, que são o local menos confiável do telhado, pois a neve se acumula nesses locais e a carga no sistema de treliças aumenta.

Leia também:  Cobertura inclinada: estruturas de uma, duas e quatro águas, de quatro águas, mansardas, cônicas, abobadadas e abobadadas, características de isolamento térmico

O telhado de quatro águas é um projeto de encostas em quatro lados. Também é chamado de quadril ou tenda e encostas - quadris.

Essas estruturas não requerem paredes de empena, mas o sistema de treliça é mais complexo que o de empena.Às vezes, esse telhado é feito na forma de meio quadril e, ao mesmo tempo, as encostas laterais, por assim dizer, cortam parte do spitz.


Portanto, os meios-quadris têm um comprimento menor ao longo da encosta do que as encostas principais.

Eles podem estar localizados na forma de um triângulo, bem no topo do telhado, e formar uma empena em forma de trapézio, ou anis trapezoidal - então uma empena triangular é formada no topo, que fica fora do plano da parede.

Esse design é usado para edifícios com planta poligonal ou quadrada. Um telhado com tais inclinações na forma de triângulos isósceles converge com vértices em um ponto.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC