Atualmente, há um grande número de telhados. O mais comum é o telhado de mansarda de duas águas. É esse tipo de telhado que é um dos mais baratos e fáceis de instalar.
Tal telhado consiste em 2 inclinações, de forma retangular, que se cruzam no cume.
Em princípio, o design de tal telhado pode ser quase qualquer, sobre o qual discutiremos mais adiante.
Vantagens dos telhados de duas águas:
- Esses telhados desempenham funções de proteção melhor do que quaisquer outros. Nesse telhado, a neve não é coletada, pois não possui vales, a água da precipitação também pode fluir livremente dela.
- Um telhado de duas águas é considerado a opção clássica, que, aliás, é a mais simples. Esse telhado é usado para criar um design arquitetônico requintado.
- Se for feito um ângulo inclinado suficiente, o sótão com esse telhado terá uma altura normal. Você também pode instalar molduras de janelas nele.
- Com esse telhado, você pode operar com segurança com o tamanho das saliências da cornija e o formato das empenas.
- Os materiais para sua construção estão disponíveis e têm um custo relativamente baixo. Um projeto simples não requer investimentos financeiros excessivos, sendo possível até mesmo construir teto metálico de duas águas.
estrutura do telhado
A questão surge naturalmente: qual é o design de um telhado de duas águas e como construí-lo?
É sobre isso que falaremos a seguir e descreveremos um dos telhados mais comuns, capaz de suportar a carga criada pela neve, escoamento de água e ao mesmo tempo se destaca pela confiabilidade e comodidade.
Construção
- É necessário construir tal telhado a partir das vigas inferiores das armações localizadas sob as vigas. Normalmente, o tamanho dessas vigas é de 10 por 10 cm e elas precisam ser colocadas sobre uma camada de materiais impermeabilizantes, como feltro ou feltro para telhados.
- Depois disso, é necessário fixar os racks de madeira nas vigas. Você precisa fazer isso em um fio de prumo. O tamanho dessa viga também é de 10 por 10 cm e eles devem ser montados no mesmo plano a uma distância não superior a 2 metros. Eles são presos com grampos ou colocados em um espigão. No futuro, servirão de moldura para a construção das paredes do segundo andar.
- Depois que os postes estiverem no lugar, eles devem ser fixados com braçadeiras temporárias para manter a verticalidade. Uma barra com uma seção de 10 por 10 é colocada sobre eles e fixada.
- Do lado de fora, os racks precisam ser batidos com uma laje, e no meio devem ser isolados e batidos com compensado.
- Se o telhado de duas águas da mansarda for colocado sobre um piso de madeira, a viga inferior não precisa ser colocada. Os racks são fixados diretamente nas vigas do teto.Em seguida, é montado o maurlat, que é a viga inferior, que se apoia na perna da viga.
Maeurlat tem várias funções:
- Evita que o telhado tombe com o vento.
- Distribui a carga nas paredes.
- Serve como um gancho para as vigas.
Dica: Você precisa colocar um material de cobertura sob ele para evitar que a umidade saia da parede.

Depois de colocar o maeurlat, prossiga para a instalação das vigas. Para eles, é necessário escolher pranchas retas que não tenham nós, cuja espessura seja de 40 a 50 cm e o comprimento seja de 1,5 metros.
Eles precisam ser instalados a uma distância de 100-120 mm. Primeiro você precisa instalar as vigas localizadas nas empenas e só depois o restante.
A etapa final inclui aparafusar o maurlat e as vigas na parede em vários lugares. Eles também realizam a instalação de potras, o que não difere da instalação de caibros. Uma bainha deve ser perfurada na potranca, o que evitará que a neve entre no sótão.
Há também um telhado de mansarda de duas águas de um tipo especial - este é um telhado com uma janela saliente. O método de construção de tal telhado começou a ser popular já no século XVII.
É verdade que em nosso tempo não é mais popular. Uma característica desse telhado é que a largura da saliência diminui devido às paredes, enquanto a saliência, por assim dizer, vira para fora.
Há uma pequena quebra nas bordas da janela de sacada, o que melhora as proporções do telhado. Em princípio, parece uma dobra que se forma na roupa.
Para fazer essa dobra, você precisará de uma viga de canto e dois vales simétricos. Os vales convergem na viga da cumeeira com suas extremidades, e com suas extremidades inferiores encontram destaque na base dos últimos caibros.
A lacuna entre as últimas vigas e a perna do vale é preenchida com vigas intermediárias. Essa viga não é instalada em um único local: entre as vigas de canto e de vale devido ao fato de estarem localizadas a uma curta distância uma da outra. Há caixa suficiente neste lugar.
Na fase final, a caixa é pregada, a empena é fechada e o telhado é colocado. Igualmente importante é a instalação de cornijas, que geralmente são montadas nas extremidades das vigas.
Além disso, janelas decorativas semicirculares também são instaladas nas empenas e, com a ajuda de compensado resistente à umidade, as extremidades salientes das vigas são cercadas.

Há também um telhado de duas águas feito de chapa perfilada. Colocar esse material não causa nenhuma dificuldade. A única coisa necessária é seguir as regras e não esquecer as peculiaridades de trabalhar com esse material.
À sua atenção Ao instalar tal telhado, o mais importante é colocar as telhas corretamente. A colocação correta está diretamente relacionada ao ângulo de inclinação.
Caso a inclinação do telhado não seja superior a 14 graus, é necessário fazer uma sobreposição horizontal de pelo menos 2 metros. Se a inclinação for superior a 14 graus, mas não exceder 30 graus, 1,5 a 2 metros é suficiente para uma sobreposição. Com uma inclinação superior a 30 graus, a sobreposição é feita de um metro a um e meio.
Às vezes a inclinação pode ser menor que 12 graus, então é necessário usar selante de silicone ao instalar um telhado de papelão ondulado com as próprias mãos sem falhas, que sela sobreposições horizontais e verticais.
Caso seja necessário revestir as telhas de fibrocimento com papelão ondulado, não há necessidade de refazer a caixa. O reforço não é necessário para a estrutura existente, uma vez que as chapas onduladas são leves e não aumentam a carga.
A folha é fixada com parafusos auto-roscantes para o telhado. São confeccionadas em gorro com almofada de neoprene e furadeira na entrada.
Conselho! Este material deve ser fixado precisamente na parte inferior da onda, ao contrário da ardósia. Isso requer parafusos auto-roscantes com um diâmetro de 4,8 por 35 mm. Para fixar o skate, você precisa de parafusos auto-roscantes de 50 cm.
Não devemos esquecer a ventilação, cuja necessidade depende do seguinte:
- Que espessura terão as camadas de impermeabilização e isolamento térmico.
- Qual será a diferença de temperatura entre os lados externo e interno da estrutura.
- Até que ponto o telhado fornece estanqueidade à base do telhado.
Caso a ventilação ainda seja necessária, para instalá-la, é necessário instalar trilhos especiais. Eles devem estar localizados na impermeabilização de forma que o ar entre sem impedimentos.
O artigo te ajudou?