A durabilidade e confiabilidade, resistência e beleza do telhado devem-se não apenas à seleção correta do material de cobertura, mas também à alfabetização da forma como é colocado. Ao cobrir o telhado, não existem tais momentos, cuja qualidade de instalação pode ser negligenciada mesmo em pequena escala. Portanto, a escolha de todos os componentes para a cobertura e a definição da etapa da obra devem ser abordadas com extrema importância. Uma das formas fáceis e acessíveis de assentamento é cobrir o telhado com feltro, cujos momentos tentaremos descobrir em nosso artigo.
Escopo e tipos

Ruberoid, como material de impermeabilização para telhados, ganhou grande popularidade na construção de telhados em canteiros de obras temporários.
Possui formato de rolo e serve como proteção da estrutura da penetração de umidade em seu espaço interno e dos efeitos do meio externo. O Ruberoid é utilizado tanto para a restauração de coberturas danificadas quanto para a instalação de novas com base em forma de árvore.
Se nos desviarmos um pouco do tema do nosso artigo, pode-se notar que também o material de cobertura na construção é utilizado para a impermeabilização de pisos.
Cobrir o telhado com feltro pode ser feito usando as seguintes variedades deste material:
- euroruberóide;
- material de cobertura de vidro;
- rubemast.
O material de cobertura é baseado em papelão denso ou fibra de vidro, impregnado com betume de baixo ponto de fusão e coberto com betume refratário e curativo protetor.
No coração do rubemast está o papelão para telhados com a aplicação de uma grande quantidade de betume aglutinante. Ao contrário do material de cobertura comum, é mais resistente a rachaduras e mais plástico.
Em sua essência, o material de cobertura de vidro é o mesmo que o rubemast. Mas a base para sua fabricação não é papelão, mas fibra de vidro. Na fabricação do euroruberoide, a base base é o poliéster.
A vantagem indiscutível de vários tipos de material de cobertura é:
- durabilidade;
- força;
- facilidade;
- plástico;
- flexibilidade;
- a possibilidade de aplicação em telhados de várias formas e com diferentes inclinações.
Devido a essas propriedades, notou-se o uso predominante desse material em telhados e outras superfícies de reparo. Então, como cobrir telhados com ruberoid?
Regras para colocar material de cobertura
Antes de cobrir o telhado com feltro, sugerimos que você se familiarize com as regras para colocar este material de cobertura:
- O trabalho de assentamento é realizado em clima quente, seco e calmo.
- O revestimento é realizado na estrutura preparada, ou seja, a superfície da base deve estar limpa de detritos e uniforme. Furos existentes em uma base sólida devem ser nivelados com uma mistura de polímeros.
- A área da base deve ser preparada.
- Em locais onde estão localizados dispositivos de drenagem ou a transição de linhas horizontais para linhas verticais, é necessário aplicar mástique impermeabilizante durante a colocação.
- É dada atenção especial às juntas entre o parapeito do telhado e a folha de material de cobertura.
Atenção. A maneira mais ideal de remover a umidade coletada sob as camadas de material de cobertura é equipar o teto do aerador a cada 100 metros quadrados.
Métodos para anexar material de cobertura à base
A colocação de material de cobertura no telhado pode ser realizada de várias maneiras:
- fixação mecânica;
- Soldagem.
Colocação por soldagem
Ao soldar, é necessário aquecer a camada inferior do material de cobertura, que deverá ser aplicado na base ou na superfície aquecida da camada previamente assentada. Nesse caso, a laminação lenta do rolo é realizada com pressão simultânea contra a base. A colocação é feita com uma sobreposição.
Após o assentamento principal, é necessário realizar soldagem adicional das costuras, para como cobrir todos os tipos de telhados com material de cobertura segue exatamente isso, porque o aperto das costuras dará ao telhado resistência à umidade e você terá confiança.
Para fixação mecânica de material de cobertura, são utilizadas peças de conexão deste tipo:
- dirigir com instrumento de percussão (martelo);
- parafusos auto-roscantes que são usados para uma base de madeira;
- aparafusado com cavilhas inseridas;
- expostas - as mais duráveis, pois tendem a se expandir dentro do furo.
Qualquer tipo de elemento de conexão possui um fungo de fixação feito de plástico ou estanho. No caso de movimento da base, contribui para a resistência do material de cobertura à ruptura.
A colocação de fixadores depende da resistência e flexibilidade do material de cobertura. Uma distância de conexão menor é aplicável a um feltro de cobertura mais fino, uma maior a um mais forte.
O valor do método de fixação mecânica é evitar danos mecânicos ao material da cobertura, que começam com dobras ou pequenas quebras.
Destaques de montagem

A tecnologia de cobertura de telhado com material de cobertura é uma das mais simples e baratas. Sujeito a todos os requisitos de instalação, um revestimento de feltro de cinco camadas dura tanto quanto um telhado de aço galvanizado.
Mas observe que os custos no caso do uso de material de cobertura são muito menores.
Este revestimento é aplicável mesmo em telhados planos.
O número de camadas de assentamento depende da inclinação do telhado:
- em encostas com inclinação de 45 graus, basta aplicar duas camadas de material de cobertura;
- com um ângulo de inclinação de 20 a 40 graus - três camadas;
- em telhados com pequena inclinação, até 15 graus - quatro telas;
- em telhados planos - cinco camadas de material de cobertura.
Antes de colocar o material de cobertura, deve-se preparar a base, que é preferencialmente feita em duas camadas:
- sistema de vigas;
- piso de suporte de carga de tábuas secas sólidas.
Atenção. Antes do revestimento, o material de cobertura em rolos é rebobinado com o lado reverso.
Para colocar as camadas internas, é usado material de cobertura marcado M (com cama de granulação fina); para o revestimento externo, material marcado com K ou P (com revestimento grosso ou em flocos).
Para fixar o material de cobertura na base, colando folhas e camadas, são utilizados mástiques do tipo frio ou quente: betuminoso, material de cobertura, alcatrão, feltro para cobertura.
Observe que, ao instalar material de cobertura, você pode usar ligantes frios e quentes, ao instalar coberturas diretamente, apenas quentes.
Ao cobrir superfícies de concreto com material de cobertura, devem ser usados agentes de betume-polímero. Eles fornecem uma melhor aderência do material de cobertura e da área de base.
A principal vantagem das tecnologias para organizar coberturas com material de cobertura:
- velocidade de instalação;
- facilidade de instalação;
- durabilidade do telhado.
Ao mesmo tempo, com pouco conhecimento, a instalação pode ser feita sem o envolvimento de especialistas.
Além disso, esta tecnologia fornece medidas de precaução:
- ao trabalhar com material de cobertura do tipo descrito, são necessárias luvas e macacão;
- ao mover-se no telhado, deve-se ter cuidado;
- para confiabilidade e segurança, é preferível usar cintos de segurança.
O arranjo do telhado com feltro não requer muito conhecimento ou experiência colossal.
Para fazer isso, você precisa ler a descrição desse processo ou ver sua implementação no vídeo. O principal é cumprir os requisitos relativos às condições meteorológicas, ao tipo de mástique e ao número de camadas.
Hoje em dia, o material de cobertura não perdeu sua relevância, portanto, se você não tiver a oportunidade de se aprofundar no processo de autocolocação, construtores experientes irão organizar o telhado da melhor maneira possível.
O artigo te ajudou?