Saída de ventilação para telhas metálicas: para que servem esses elementos e como instalá-los?

saída de ventilação para telhas metálicasUm sistema de ventilação do telhado montado corretamente pode prevenir o desenvolvimento de muitos danos às estruturas do telhado. Considere como a saída de ventilação para telhas metálicas é organizada.

A ventilação do telhado é necessária?

O principal objetivo dos sistemas de ventilação é manter um microclima saudável no espaço interior. A presença de ventilação pode garantir o funcionamento produtivo de cada elemento da estrutura do telhado.

A eficácia da ventilação depende da operação isolamento de telhadoque foram realizadas durante a instalação do telhado.

Se não houver ventilação no telhado ou funcionar de forma ineficiente, podem ocorrer os seguintes aspectos negativos:

  • O acúmulo de condensado, que, depositando-se nas vigas e outras estruturas de telhado de madeira, causa sua deterioração e destruição prematura;
  • O acúmulo de condensado nas peças de metal contribui para a corrosão, destrói a umidade e as peças de concreto ou tijolo.
  • A má ventilação contribui para a formação de umidade na superfície do telhado, o que leva à formação de gelo e à destruição do material da cobertura;
  • O acúmulo de condensado leva ao umedecimento da camada de isolamento, que perde suas qualidades de isolamento térmico. Isso leva a um aumento nos custos de aquecimento no inverno e ao superaquecimento das instalações no verão.

Princípios básicos da ventilação em telhados inclinados

tubos de ventilação para coberturas metálicas
Exemplo de ventilação em telhado inclinado

O fluxo de ar externo frio para o espaço sob o telhado é fornecido na parte inferior do telhado. Para isso, são organizadas as chamadas aberturas.

A saída do ar é feita por cima, para que a ventilação seja realmente eficaz, é necessário que a circulação do ar se dê em todo o espaço sob a cobertura.

As tarefas que devem ser executadas pelos tubos de ventilação para telhas metálicas:

  • Remoção do vapor de água acumulado que penetra no espaço sob o telhado das dependências da casa;
  • Equalização da temperatura do telhado. Este momento permite evitar a formação de gelo e geada nas cornijas frias devido ao escoamento da água formada durante o derretimento da neve nas superfícies quentes das encostas.
  • Reduzindo o fluxo de calor que ocorre no espaço sob o telhado quando o telhado é aquecido pelo sol.
Leia também:  Colocação de telhas metálicas: regras básicas

Se a casa tiver exaustor na cozinha ou sistema de ventilação forçada do interior na cobertura, é obrigatória a instalação de saídas de ventilação. Também deve ser feita uma saída para o tubo de esgoto, se esta condição não for atendida, odores desagradáveis ​​​​poderão aparecer na casa.

A saída do tubo do ventilador é conectada ao tubo de esgoto usando um tubo corrugado equipado com um anel adaptador. Esta saída não está equipada com tampa para que não se forme gelo.

Para a ventilação do espaço sob o telhado, são utilizados defletores - ventiladores de baixa pressão, que servem para remover a umidade acumulada do sótão e das estruturas do telhado.

Na construção moderna, vários tipos de sistemas de ventilação de telhado são usados. Os dutos de ar ou entradas para fluxos de ar, em regra, são cobertos com grades decorativas de metal ou plástico durável.

As saídas de ar podem ser:

  • Pontilhado;
  • Contínuo.

Saídas pontuais, também chamadas aeradores de telhado, instalado em seções separadas do cume ou nas encostas do telhado. Esses elementos têm a forma de um fungo, alguns modelos possuem ventiladores embutidos.

As saídas contínuas são montadas ao longo de todo o comprimento do cume. Os elementos de ventilação do telhado são pintados na cor do telhado, para que não estraguem a aparência geral da casa.

Como são instaladas as saídas de ventilação?

saída de ventilação para coberturas metálicas
Instalação de exalação de ventilação

A instalação de saídas de ventilação acarreta danos à cobertura, pois será necessário fazer um furo para a saída do tubo.

Para eliminar o risco de vazamento nesses locais, são utilizados elementos de passagem especiais.Esses elementos podem ser adquiridos de um fornecedor de coberturas, combinando-os com a cor do telhado.

Considere como instalar uma saída de ventilação para uma telha de metal.

  • Como regra, a saída de um elemento de ponto ventilação do telhado planejado para cada 60 metros quadrados de superfície do telhado.
  • Deve estar localizado mais próximo do cume, a distância do cume ao elemento de ventilação não deve exceder 60 cm.
  • Se o telhado tiver uma arquitetura complexa com um grande número de vales e interseções, o número de elementos de saída deve ser aumentado.
  • Para instalar o elemento de ventilação, é utilizado um gabarito, que está incluído na entrega. O gabarito é colocado na superfície do ladrilho de metal e contornado.
  • É feito um furo em uma chapa de telha metálica ao longo da linha pretendida.
  • O anel de borracha de vedação é fixado na superfície da telha metálica com parafusos. O selante de silicone é aplicado ao longo do contorno externo da vedação.
  • O elemento de passagem é instalado no lugar, os laços de vedação são fixados nos pinos correspondentes do elemento de passagem.
  • O elemento de passagem é fixado com parafusos.

Conselho! Ao instalar elementos de passagem de ventilação, é importante usar parafusos de marca que estão incluídos na entrega.

  • Do lado do sótão, deve ser pregado um selante para a camada de impermeabilização. Em locais onde o tubo de ventilação passa pela camada de vapor e impermeabilização, recomenda-se o uso de selante de silicone e fitas autoadesivas de vedação.
Leia também:  Parafusos auto-roscantes para telhas metálicas: quais usar

conclusões

O custo dos elementos de ventilação do telhado, juntamente com o pagamento pela sua instalação, não será superior a 2-5% do custo do próprio telhado.Esse valor é dez vezes menor do que o valor que em breve será necessário para o reparo de estruturas de telhado se o sistema de ventilação não for instalado.


Portanto, economizar na instalação de sistemas é irracional e não lucrativo, porque a ventilação bem organizada de telhas metálicas prolongará significativamente a vida útil do telhado e atrasará o tempo para reparos caros.

Ao usar elementos de passagem de alta qualidade para sistemas de ventilação e observar a tecnologia de instalação, o risco de vazamento na área de instalação dos tubos de ventilação é praticamente zero.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC