Isolamento do telhado: instruções de instalação

isolamento de telhadoO isolamento térmico é um dos elementos mais importantes de uma torta de cobertura. Este artigo falará sobre o que é isolamento de coberturas, quais materiais são usados ​​​​para isso e como o isolamento térmico é instalado.

O telhado é a proteção das casas das influências atmosféricas negativas, e as instalações do sótão geralmente não são usadas para morar e não exigem a criação de uma temperatura positiva no inverno durante a operação, sem contar os edifícios com sótãos, nos quais todo o espaço do sótão é isolada, utilizando-a como residencial.

Nas casas onde são equipados telhados frios, o dispositivo de isolamento do telhado é feito apenas para o sótão, que é o piso do sótão e o teto dos aposentos internos.

No caso de o sótão ou sótão ser utilizado para habitação ou para a realização de qualquer trabalho, as encostas do telhado são cobertas com um telhado quente em todas as suas encostas.

Para casas com telhados planos sem espaços no sótão e casas com telhados inclinados usando revestimentos combinados, quando instalações de serviço ou residenciais estão localizadas imediatamente sob o telhado, os telhados isolados são necessariamente erguidos.

Isso evita perdas de calor excessivamente grandes, pois as perdas de calor da sala pelos tetos podem chegar a 50%.

Para pisos ou tetos de sótão, o isolamento é feito por dentro do sótão, com o isolamento de encostas a situação é bem mais complicada. Durante a construção de uma nova casa, os materiais de isolamento térmico para o telhado podem ser colocados ao longo da caixa e entre as pernas das vigas da lateral do sótão.

Ao mesmo tempo, o primeiro método é considerado mais confiável e o segundo método permite aquecer rapidamente o edifício e mantê-lo aquecido por mais tempo.

Em uma casa operacional, a primeira opção é descartada usando isolamento interno e, quando o isolamento de um telhado plano é realizado, ambos os métodos podem ser usados.

Importante: o isolamento térmico de coberturas externas exige maior qualificação na hora da instalação, pois mesmo uma pessoa não familiarizada com coberturas é capaz de realizar isolamento térmico interno quando a camada de isolamento é colada no teto.

Em alguns casos, ao realizar o isolamento térmico, pode ser necessário isolar tubagens de água ou coletores de água que possam ser instalados ou passar pelo sótão.

Leia também:  Isolamento Tepofol - o que é, características, preço, comentários

Materiais de isolamento de telhado

isolamento de telhado
Materiais de isolamento térmico

Quando o telhado é erguido e o isolamento térmico pode começar, você deve escolher o material de isolamento certo. A colocação de materiais para isolamento térmico, como rolos, lajes ou isolamento solto, é um procedimento bastante simples que não requer habilidades especiais.

As placas de lã mineral, em forma de cunha ou retângulo, são colocadas com bastante facilidade, após o que são convenientemente unidas.

Ao instalar isolamento térmico de materiais a granel e laminados, deve-se ter em mente algumas nuances que podem simplificar e acelerar significativamente o trabalho com eles.

Assim, os materiais para isolamento de telhados são classificados de acordo com as regras do GOST-16381-77 de acordo com os seguintes parâmetros:

  • Forma material do telhado e sua aparência;
  • Estrutura de materiais;
  • A matéria-prima a partir da qual o material é feito;
  • A densidade média do material;
  • Condutividade térmica do material;
  • Rigidez;
  • Resistência à queima.

Para materiais isolantes de calor, ao contrário de muitos outros materiais utilizados na construção, a marca é definida não com base em seu índice de resistência, mas com base em uma densidade média expressa em kg / m3. De acordo com este indicador, existem várias marcas de materiais de isolamento térmico (15, 25, 35, 50, ... 450, 500).

Útil: o grau do material mostra não apenas sua densidade média, mas seu limite superior, por exemplo, a densidade de materiais de grau 175 pode assumir valores de 150 a 175 kg/m3.

Também é necessário verificar os vários parâmetros de projeto do telhado - o isolamento térmico deve ser colocado com uma camada de espessura suficiente, portanto, no caso em que a espessura da camada de isolamento declarada no projeto seja menor que a necessária, deve-se ser aumentado.

Se um telhado antigo for isolado, cuja altura geralmente é de cerca de 15 cm, pode ocorrer a seguinte situação: o telhado permanece em seu local original; folga necessária para ventilação isolamento de telhado e a cobertura, que tem no mínimo 5 cm, não pode ser aumentada para cima, e a margem de isolamento no vão com as vigas é menor que 10 cm.

Leia também:  Aquecimento de drenos: objetivos e métodos de implementação

Nesse caso, o isolamento é colocado nos lados inferiores das vigas. Além disso, deve-se levar em consideração a baixa altura dos sótãos, que exige o mínimo possível da espessura da camada inferior de isolamento adicional.

Espessura da camada isolamento para o telhado deve ser de pelo menos 25 mm, e o isolamento térmico mais eficaz requer o uso de materiais cuja espessura seja de pelo menos 10 cm.

Ao realizar um dispositivo de isolamento térmico, também é necessário equipar corretamente a barreira de vapor do telhado, especialmente para inclinações do telhado.

Devido à diferença significativa na temperatura do ar dentro e fora do edifício, a ausência de uma barreira de vapor e uma camada de orifícios especiais no telhado para ventilação podem causar umidade tanto do próprio carpete do telhado quanto sob ele, o que, por sua vez, leva à destruição prematura do edifício, consistindo no apodrecimento das suas estruturas de suporte, condensação na camada de isolamento térmico, fugas no tecto, etc.

Para garantir uma barreira de vapor eficaz, é necessário um espaço entre a cobertura do telhado e a camada de isolamento térmico e a presença de uma camada de material especial de barreira de vapor, como folha ou filme de polietileno.

Alguns dos materiais modernos de barreira de vapor são pré-fabricados com uma base de folha, o que permite que a barreira de vapor seja realizada simultaneamente com o isolamento térmico do telhado.

Isolamento interno e externo de coberturas planas

Antes de proceder ao isolamento da cobertura e do sótão, deverá inspecionar cuidadosamente as estruturas de suporte da cobertura, revelando a presença dos seguintes defeitos:

  • Mofo;
  • Podridão;
  • Musgo;
  • Vários parasitas;
  • Vigas úmidas.

Se forem encontrados, antes de iniciar os trabalhos de instalação do isolamento térmico, é necessário proceder à reparação da estrutura em treliça, o que evita uma reparação integral da cobertura, associada ao aparecimento no futuro de novos indícios de fugas e destruição, mas já exigindo desmontagem adicional de camadas recentemente colocadas de vapor e isolamento térmico.

isolamento do telhado por dentro
Isolamento externo de um telhado plano
1.Teto;
2. Barra constituindo a estrutura de sustentação;
3.Painel em madeira;
4. Camada impermeabilizante;
5. Camada de material isolante térmico;
6. Laje de concreto.

A seguir, deve-se verificar o estado da fiação elétrica colocada no sótão e, sem falta, eliminar todos os defeitos e avarias detectados.

Leia também:  Anticongelamento de telhado: recursos de instalação

No caso de um edifício em funcionamento, é possível isolar uma cobertura plana pelo exterior com a ajuda de lajes rígidas de material isolante térmico.

Sobre as vigas que compõem a estrutura de suporte (2) assenta-se uma sólida base de painéis (3). Lajes de isolamento térmico (5) são colocadas no topo da base, sobre as quais são colocadas lajes de pavimentação.

Importante: ao realizar o isolamento térmico externo, deve-se verificar cuidadosamente se as estruturas de suporte suportam a carga adicional e se haverá vazamentos na própria cobertura.

O isolamento do telhado por dentro é mais aconselhável de ser realizado pela lateral do teto, conforme mostrado no diagrama.

coberturas e isolamento
Isolamento interno de telhado plano
1. Cobertura do telhado;
2. Estrutura de rolamento;
3.Teto disponível;
4. Prancha;
5.Laje de material de isolamento térmico;
6. Filme de polietileno;
7.Painel decorativo.

O processo de instalação desse isolamento térmico é bastante simples, mas no caso de instalação de luminárias diversas, pode ser necessário refazer o isolamento térmico, para o qual podem ser utilizadas placas de espuma de poliestireno resistente ao fogo.

O isolamento térmico interno é realizado da seguinte forma: tábuas de madeira macia (4) são aparafusadas ao teto em incrementos de 40 cm, sendo a primeira tábua aparafusada ao longo da parede perpendicular às vigas que compõem a estrutura de suporte (2), e o segundo é fixado ao longo da parede oposta.

A seguir, com mastique ou cola especial, cole a placa de poliestireno expandido (5) junto à primeira prancha, aparafuse a prancha seguinte e cole a próxima prancha, etc.

Após a colocação da camada de isolamento térmico por pranchas e placas alternadas, uma película de polietileno (6) é fixada em toda a superfície do teto e painéis decorativos especiais (7) são pregados nas pranchas (4). Pranchas e painéis podem ser fixados com pregos galvanizados.

O telhado do edifício deve fornecer não apenas proteção confiável, mas também servir para manter o calor no interior no inverno e evitar que eles aqueçam no verão.

Para isso, ao erguer um telhado, é imprescindível realizar seu isolamento térmico, o que foi discutido neste artigo.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC