As persianas romanas têm várias vantagens e desvantagens. Isso inclui praticidade no uso, aparência elegante e tamanho pequeno. As persianas romanas se encaixam perfeitamente em quase todos os interiores e design da sala. Mas para que esse elemento decorativo lhe agrade por muito tempo, é preciso seguir algumas regras para cuidar dele, que serão discutidas neste artigo.
Regras básicas para o cuidado de persianas romanas.
As principais regras de cuidado incluem:
- As persianas romanas não devem ser lavadas com muita frequência. Para se livrar da poeira, basta usar um aspirador comum.
- Tente ventilar as cortinas o mais rápido possível, para isso basta criar uma corrente de ar na sala.
- É melhor lavar as cortinas romanas à mão, devido ao design complexo, a máquina de lavar e a água quente podem danificar o seu produto.
- Importante: ao final da lavagem, é necessário enxaguar várias vezes as cortinas para remover completamente os detergentes do tecido.
- As persianas romanas devem ser limpas com muito cuidado. Para este procedimento, é melhor usar uma escova com cerdas macias.
Como preparar cortinas romanas para lavar
Cortinas deste tipo são bastante difíceis de lavar. Via de regra, as dificuldades começam já no processo de retirada. As cortinas romanas são bastante pesadas, então você precisa removê-las com cuidado e devagar. É melhor se alguém pode ajudá-lo. É muito importante retirar corretamente as tiras entre as fileiras do produto, bem como esticar os cordões. A etapa final será a retirada da barra de lastro, que ajuda a levantar e abaixar o produto. As cortinas estão prontas para serem lavadas. Vejamos as características da lavagem manual e automática em uma máquina.
lavar à mão
Primeiramente, o produto deve ficar de molho por aproximadamente 60 minutos. A água deve estar à temperatura ambiente. O detergente deve primeiro ser diluído, é melhor que esteja na forma líquida.
Importante! A temperatura da água para lavagem não deve exceder 40 graus.
Lavagem automática
As persianas romanas só devem ser lavadas em um ciclo delicado. A temperatura da água também não deve ultrapassar 40 graus, assim como na lavagem à mão. A tela da cortina romana deve ser lavada em uma bolsa especial para coisas, se você não tiver, pode substituí-la por uma fronha branca comum.O tambor da máquina de lavar não deve estar cheio. Se você usar persianas romanas em vários cômodos, terá que lavar em várias passagens. Tal como na lavagem à mão, procure utilizar um detergente líquido adequado para a lavagem de peças delicadas.
Como secar persianas romanas?
Após a lavagem do produto, algumas regras de secagem devem ser observadas. Aqui estão os principais. Não seque cortinas sob luz solar direta. Caso contrário, você obterá desbotamento da cor. Ao secar, não use eletrodomésticos: secador de cabelo, ventilador e assim por diante. Dessa forma, você pode danificar as fibras e a estrutura do produto. A cortina deve ser fixada quase seca, isso ajudará a evitar o engomar. Seguindo estas regras simples e descomplicadas, as persianas romanas irão encantá-lo por muito tempo.
O artigo te ajudou?