Muitos desenvolvedores escolhem telhas de metal como material para coberturas. E quantas folhas você precisa comprar para cobrir o telhado? A resposta a esta pergunta pode ser obtida calculando a telha metálica.
Muito já foi escrito sobre as vantagens das coberturas metálicas. Este é um material que permite criar coberturas muito confiáveis e bonitas. Devido às suas qualidades, as telhas metálicas são muito populares hoje em dia, a maioria dos desenvolvedores prefere cobrir o telhado com esse material.
Mas quantas telhas metálicas você precisa comprar para cobrir o telhado?
Afinal, ninguém quer enfrentar o problema de que durante a instalação verifica-se que não havia folhas suficientes, ou depois verifica-se que sobraram muitos excedentes.
Para evitar esses problemas, vale a pena saber como calcular a telha metálica?
Parece que esta é uma tarefa fácil. Basta calcular a área do telhado e pronto!
Na verdade, nem tudo é tão simples. Em qualquer empresa de vendas, você receberá um cálculo ligeiramente diferente - as telhas metálicas, assim como qualquer material de cobertura, devem ser adquiridas com margem, pois, em primeiro lugar, é preciso levar em consideração que as chapas estão sobrepostas e, em segundo lugar, parte do material definitivamente irá para o lixo.
O que considerar ao fazer cálculos?

O primeiro passo é medir o telhado. Você pode fazer isso sozinho, mas, idealmente, seria melhor convidar um medidor que tenha experiência na realização desse trabalho.
Ou seja, antes de calcular a telha metálica, precisamos saber as dimensões de cada inclinação do telhado.
Será mais difícil fazer cálculos quanto mais complexo for o telhado. A opção mais simples é um telhado simples ou de duas águas com declives retangulares.
Ao calcular a quantidade de telhas metálicas, você deve se lembrar das características desse material. O fato é que, ao contrário de outros materiais em folha (perfis metálicos, ardósia, etc.), as telhas metálicas não são simétricas.
Ou seja, as telhas não podem ser colocadas no telhado como você gosta, é preciso orientá-las em uma direção.
Em outras palavras, cada folha de ladrilho metálico tem seu próprio "topo" e "fundo" e é impossível virá-los ou confundir as direções durante o assentamento.Esta circunstância aumenta significativamente o consumo de material ao cobrir telhados de forma complexa, com um grande número de cantos internos e externos (vales).
Ao instalar um telhado em tais telhados, inevitavelmente surgirá uma quantidade significativa de resíduos, que nem sempre é possível usar racionalmente.
Outro ponto que deve ser levado em consideração na hora do cálculo é que o material Azulejo de metal nublado tem um perfil (ondas) que imita um revestimento de azulejo.
E esse perfil tem uma etapa bem definida. Como regra, o passo da onda é um valor estável ao qual a maioria dos fabricantes adere e é de 350 mm.
O padrão, via de regra, é a largura da folha. Apenas um deve distinguir entre conceitos como largura real e tamanho efetivo.
Estamos interessados no tamanho efetivo ou útil que a telha metálica possui - o cálculo é feito levando em consideração esse parâmetro, e não a largura real da chapa.
Por exemplo: a telha metálica Monterrey tem uma largura real de folha de 1,18 metros e a telha metálica Tacotta - 1,19. A largura útil dessas amostras será igual a 1,1 metros. As partes restantes da folha serão usadas para sobreposição durante a colocação.
O comprimento de uma chapa metálica depende do fabricante. Assim, as empresas Metalo Profile e Grand Line oferecem a produção de material no comprimento necessário sob encomenda. Na compra das telhas metálicas Tacotta, o comprimento das chapas será padrão.
Etapas de cálculo

Para calcular a quantidade de telhas metálicas, precisamos:
- Conte o número de linhas na inclinação;
- Calcule quantas folhas estarão seguidas e qual será o seu comprimento.
Vamos falar sobre esses estágios com mais detalhes.
Contamos o número de fileiras na inclinação da casa. Este é um trabalho bastante fácil. É necessário medir o comprimento da inclinação (ao longo da cornija ou cumeeira) e dividi-lo pela largura de trabalho da telha metálica, arredondando o valor resultante para cima.
Exemplo: Digamos que o comprimento da inclinação seja de 6 metros, a largura de trabalho de uma chapa metálica padrão é de 1,1 metros, portanto, precisamos de seis fileiras de telhas metálicas:
6m: 1, 1m = 5,4545; arredondando o valor, obtemos 6 folhas.
Contamos quantas folhas estarão seguidas e qual é o seu comprimento
Como já mencionado, vários fabricantes oferecem a fabricação de telhas metálicas de um determinado comprimento. Diremos a você como calcular o número de ladrilhos de metal e o comprimento da folha para fazer um pedido corretamente.
Primeiro, vamos calcular o comprimento total das folhas. Não é difícil fazer isso, basta somar o comprimento da encosta (a distância do beiral ao cume), o comprimento da saliência do beiral (via de regra, esse valor é de 0,05 metros) e o comprimento da sobreposição vertical das folhas. .

Se uma folha for colocada ao longo do comprimento do telhado, a última soma da soma será igual a zero. Se houver várias folhas, o valor de cada sobreposição é de 0,15 metros.
A capacidade de encomendar chapas de metal de um determinado comprimento permite reduzir a quantidade de resíduos, em comparação com a instalação de coberturas a partir de chapas de comprimento padrão.
O comprimento máximo de uma chapa é de 8 metros, porém é extremamente difícil montar e transportar material com este comprimento. Portanto, é recomendável solicitar folhas cujo comprimento não exceda 4-4,5 metros.
Qual é o benefício de tal solução?
- Facilidade de carregar e carregar telhas de metal, como a Andaluzia;
- A capacidade de usar o transporte convencional para transporte (não há necessidade de procurar um carro que possa entregar uma carga longa);
- É mais fácil garantir condições normais de armazenamento (é indesejável armazenar telhas metálicas ao ar livre);
- Menor risco de danificar ou deformar a telha ao levantá-la para o telhado;
- Com um comprimento moderado da folha, o coeficiente de mudança nas dimensões lineares sob os efeitos da temperatura não ganha grandes valores. Ou seja, não há risco de forte tensão do metal e rompimento dos fixadores.
Deve ser lembrado que existe algo como "comprimento de folha proibido". O fato é que é indesejável cortar a folha ao longo do comprimento na área da queda de onda no guindaste, pois isso pode causar deformações que levarão a dificuldades de instalação. Portanto, o corte da chapa é realizado apenas em um determinado local do perfil.
Quais comprimentos de folha são classificados como "proibidos"
7,03-7,13 | 5,63-5,73 | 4,23-4,33 | 2,83-2,93 | 1,43-1,53 |
6,68-6,78 | 5,28-5,38 | 3,88-3,98 | 2,48-2,58 | 1,08-1,18 |
6,34-6,43 | 4,93-5,03 | 3,53-3,63 | 2,13-2,23 | 0,71-0,84 |
5,98-6,08 | 4,58-4,68 | 3,18-3,28 | 1,78-1,88 | 0,51-0,69 |
A tabela pode ser usada para calcular o consumo de telhas metálicas com passo de onda de 350 mm, os comprimentos das chapas na tabela são dados em metros
Vamos considerar como calcular uma telha de metal usando um exemplo específico.
Exemplo: O comprimento da inclinação da cumeeira até o beiral é de 6,1 metros, ou seja, colocar uma folha é problemático.
Aceitamos que haverá duas folhas seguidas, portanto, o comprimento da inclinação, calculado de acordo com a fórmula acima, será:
6,1m + 0,05m + 0,15m = 6,3m.
O comprimento da folha inferior deve ser um múltiplo do passo da onda telhas de metal viking (nosso exemplo usa material de passo de 0,35 m) mais a quantidade de sobreposição (0,15 m).
Portanto, o comprimento da folha inferior pode ser:
0,15 + 2*0,35 = 0,85 m ou
0,15 + 3*0,35 = 1,2 m ou
0,15+ 4*0,35 = 1,55m etc.

Assim, os comprimentos possíveis da folha de fundo, além dos dados acima, são 1,9; 2.25; 2,95; 3.3 etc
Agora vamos calcular o comprimento médio da inclinação. Para fazer isso, o comprimento total (calculado acima) é dividido por 2:
6,3 m : 2 = 3,15 m
Escolhemos entre os valores calculados o comprimento da folha inferior mais próximo da média. No nosso caso, são 3,3 m ou 2,95 m Subtraia o valor selecionado do comprimento total da folha e obtenha o comprimento da folha superior.
6,3m - 3,3m = 3,0m
Verificamos de acordo com a tabela se o valor calculado está entre os "proibidos". No nosso caso, está tudo bem.
Se o valor calculado pertencer à categoria “proibido”, tentamos outras opções para o comprimento da folha inferior (por exemplo, 2,95 m) até encontrar o número desejado.
Então, calculamos que duas folhas deveriam ser colocadas ao longo do comprimento de nossa inclinação. O inferior tem 3,3 metros de comprimento, o superior = 3,0 metros.
Uma calculadora de ladrilhos de metal pode ajudá-lo a fazer cálculos aproximados.
Este serviço está disponível em muitos sites de empresas que vendem materiais para telhados. No entanto, esses cálculos fornecerão apenas dados aproximados.
Conclusão
É muito difícil fazer cálculos precisos do número de ladrilhos de metal. Se para um telhado de forma simples isso pode ser feito de forma independente, então para o cálculo de telhados de perfil complexo é melhor chamar medidores profissionais.
O artigo te ajudou?