Passar um cano por uma telha metálica: pontas de chaminé

passagem de um tubo através de uma telha metálicaÉ necessário pensar na organização da chaminé na fase em que apenas se prevê a instalação de lareira ou recuperador de calor. Considere como deve ser organizada a passagem do tubo pela telha metálica.

Saída de chaminé através do telhado

Ao organizar a saída da chaminé pelo telhado e cobertura, é necessário resolver dois problemas:

Para resolver o primeiro problema, é necessário isolar os materiais propensos ao fogo, evitando que entrem em contato com a superfície do tubo. A segunda tarefa é resolvida por uma série de medidas durante o trabalho de cobertura.

É claro que o local do telhado, onde é feita a passagem, é extremamente vulnerável. Portanto, em caso de violação da tecnologia de trabalho, é aqui que são possíveis vazamentos de umidade.

Onde no telhado o tubo deve ser retirado? Do ponto de vista da organização do entroncamento, a cumeeira seria a melhor opção. Com efeito, neste local do telhado nunca se formam bolsões de neve, pelo que a probabilidade de fugas é reduzida.

Mas esta opção tem desvantagens, pois você terá que projetar uma estrutura de treliça sem viga de cumeeira ou fazer essa viga com um vão. Nesse caso, será necessário instalar suportes adicionais para as vigas, o que nem sempre é conveniente se o sótão for planejado para ser usado.

Portanto, às vezes eles planejam trazer o tubo para um declive nas imediações de cumeeira. Nesse caso, o saco de neve não poderá se formar, portanto a junção será fácil de fazer.

Mas não é categoricamente recomendado construir uma chaminé na interseção das encostas (perto dos vales). Este local no telhado sem saída de tubo é muito vulnerável, por isso será incrivelmente difícil fazer uma conexão de alta qualidade.

Como proteger o telhado de vazamentos na saída do tubo?

passagem da chaminé através de coberturas metálicas
Adjacência de telhas metálicas ao avental interno da chaminé

Então, o tubo é levado ao telhado. Como fazer com que o material da cobertura fique hermeticamente colado à sua superfície ou, por outras palavras, como fazer a chaminé passar pela telha metálica?

Leia também:  Bolo de cobertura para telhas metálicas: características de instalação

Para isso, é utilizada uma estrutura de cobertura, denominada avental interno. Para o seu dispositivo, são necessárias tiras de junção internas - cantos de metal.

Regra geral, as réguas de junção são adquiridas em conjunto com os restantes acessórios de cobertura, pelo que têm a mesma cor de toda a cobertura.

Para o dispositivo do avental interno, serão necessárias as seguintes ferramentas:

  • Búlgaro com espessura de disco de 2 mm;
  • Marcador;
  • Régua longa de metal;
  • Martelo e alicate.

Organizamos a união da telha metálica ao tubo realizando as seguintes etapas de trabalho:

  • A barra de junção é aplicada na superfície do tubo e uma linha de seu encaixe é marcada no tijolo (da mesma forma, saída de ventilação para telhas metálicas ).
  • Usando uma régua, a linha é transferida para os três lados restantes do tubo
  • Usando um esmeril, faça um estroboscópio de 2 mm de largura ao longo da linha marcada.

Conselho! O estroboscópio deve passar ao longo da superfície do tijolo e não no local da costura de alvenaria.

  • Após a conclusão do trabalho com o moedor, as superfícies de trabalho devem ser completamente limpas do pó resultante. É aconselhável enxaguar a superfície com água e deixar secar.
  • O estroboscópio é preenchido com um selante de silicone incolor e, em seguida, a borda da barra de apoio é inserida nele. A prancha é fixada com parafusos autorroscantes.

Conselho! É necessário iniciar a montagem do avental interno a partir da parede inferior do tubo, ou seja, aquela que está voltada para a cornija, e não para a cumeeira.

  • Pelo mesmo princípio, partes do avental interno são fixadas em todos os outros lados do tubo.
  • Caso seja necessário unir as tábuas, é necessário sobrepor com uma largura de 150 mm.
  • Além disso, uma folha de metal é enrolada sob a borda inferior do avental interno, que os telhados chamam de gravata. O objetivo da instalação deste elemento é garantir que a água seja drenada para o ralo ou para o vale mais próximo. Nas bordas da gravata, vale a pena fazer pequenos pára-choques com um alicate e um martelo.
  • No topo do avental acabado e do empate, as telhas de metal são instaladas ao redor do tubo.
  • A próxima etapa do trabalho é a instalação de um avental externo.

Conselho! Ao se mover no telhado, medidas de segurança devem ser tomadas. Para não danificar a cobertura, é necessário usar sapatos com solado macio e pisar apenas no local da caixa apenas na deflexão da onda. Para garantir a segurança do trabalhador, ele deve ser colocado em um cinto de montagem com adriça de segurança.

  • Depois de concluir a instalação da cobertura ao redor do tubo, eles começam a instalar o avental externo, que desempenha não tanto uma função protetora quanto decorativa.
  • A instalação do avental externo é realizada de forma semelhante à instalação do interno, apenas as tiras de junção externas são simplesmente fixadas ao tubo, sem perseguir suas paredes.
Leia também:  Como consertar telhas de metal: dicas de telhados profissionais
instalação de telhas metálicas ao redor do tubo
Esquema para a instalação de telhas metálicas ao redor do tubo da chaminé

O método descrito acima, no qual é organizada a junção ao tubo de telha metálica, é perfeito para tubos de tijolos retangulares. Mas e se o tubo for redondo e feito de metal?

Hoje, esse problema é fácil de resolver: os fabricantes de materiais para equipamentos de cobertura oferecem soluções prontas - uma passagem de telhado para uma chaminé. Tal passagem é uma base feita de uma chapa plana de aço e uma tampa hermeticamente ligada a ela. Dentro desta tampa, o tubo da chaminé passará.

Um avental adquirido ou feito de tiras adjacentes deve ser fixado com segurança às estruturas do telhado. No entanto, artesãos experientes não recomendam tornar rígida a fixação do avental com a chaminé.

O fato é que devido ao encolhimento do telhado ou devido à expansão térmica e contração do próprio tubo, a estrutura criada pode ser danificada.

Para evitar isso, os artesãos aconselham colocar a chamada saia (grampo) na junção do tubo com o avental, que é fixado com junta elástica resistente ao calor. Este projeto é hermético, mas não rígido, portanto não será destruído quando as dimensões lineares dos elementos estruturais individuais mudarem.

conclusões

A junção do tubo com o material da cobertura é uma das seções mais vulneráveis ​​do telhado. Portanto, sua disposição deve ser tratada com atenção redobrada.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC