
Acredita-se que um aerador de telhado seja capaz de dar uma segunda vida a um telhado macio. Vamos tentar descobrir se este é o caso.
Um dos mais populares na construção industrial e civil é o telhado flexível. Tradicionalmente, tal telhado consiste em várias camadas que formam bolo de cobertura.
Inclui uma laje de concreto armado portante, sobre a qual é aplicada uma barreira de vapor, isolamento, uma betonilha feita de argamassa de cimento e areia e um tapete impermeabilizante, para o qual os materiais em rolo são mais usados.
A vida útil de um telhado macio depende da qualidade da impermeabilização térmica e, bem como de quão bem o cobertura.
Os especialistas descobriram que o defeito mais comum observado durante a operação deste telhado é o acúmulo de uma grande quantidade de umidade na mesa e no isolamento.
Vejamos as consequências que ocorrem com o aumento do teor de umidade.
- Inchaço. Este é um dos defeitos mais comuns do telhado plano que pode resultar de dois fatores:
- no verão, o telhado macio é aquecido, com o que os materiais betume-polímeros se tornam plásticos, pois suas características físicas dependem da temperatura, e agora a força de adesão não depende da adesão, mas da viscosidade do mástique;
- geralmente telhado macio finlandês consiste em uma manta impermeabilizante localizada na parte superior e uma camada de barreira de vapor na parte inferior. A água contida no espaço sob o telhado torna-se vaporosa quando aquecida, criando assim um aumento do excesso de pressão interna;
- Como resultado, aparecem bolhas, que são o resultado da delaminação da massa de cobertura betume-polímero e a resolução do carpete da cobertura. Nesse caso, o arejador pode ser muito útil, em contraste com a colagem contínua de alta qualidade de um tapete impermeabilizante à base.
- Aumento da condutividade térmica. Devido à umidade acumulada sob a impermeabilização, as propriedades de isolamento térmico se deterioram. Há muito se sabe que, quando umedecido em 1-2 por cento, a condutividade térmica aumenta em 30-40 por cento. Isso significa que o aquecimento custa muito. O alagamento pode não apenas aumentar a perda de calor, mas também promover o crescimento de fungos.
- Destruição do tapete impermeabilizante e betonilha.Na maioria das vezes, argamassas de cimento e areia são usadas para nivelar a mesa, que são materiais porosos capilares. Nesses materiais, os poros estão interligados e preenchidos com ar. Como resultado da entrada de umidade, não importa o que aconteça se houver um arejador para o telhado, os poros ficam parcialmente cheios de água. Com a diminuição da temperatura do ar, a água contida nos poros começa a cristalizar e aumentar de volume. Como resultado, é criada uma enorme pressão de cristalização, que causa o aparecimento de microfissuras e a destruição da mesa de nivelamento. O mesmo processo ocorre na camada de impermeabilização.
De onde vem a umidade?
Dica Antes de escolher arejadores para o telhado, você precisa entender de onde vem a umidade? De fato, o isolamento pode ser umedecido do ambiente, quando a penetração de umidade é devido a defeitos no carpete da cobertura, e do interior da estrutura por danos à camada de barreira de vapor.
Além disso, a presença de umidade pode ser devido a condições climáticas que não podem ser influenciadas.

Caso a camada de isolamento térmico contenha umidade acima do normal, eliminar o fluxo de água pelo carpete da cobertura e áreas de umidade intensa sem secar não levará ao resultado desejado.
Neste caso, é necessário proceder à reparação do telhado com desmontagem completa e substituição do isolamento. Vale ressaltar que esse é um processo muito caro e nem todos podem pagar.
É verdade que o excesso de umidade contido no telhado, bem como o condensado resultante, podem ser removidos por evaporação e trabalhos caros para substituir o carpete impermeabilizante e o isolamento podem ser evitados.
Além disso, a drenagem ajudará a evitar vazamentos que inevitavelmente aparecerão como resultado de reparos.
A sua atenção! A drenagem de um aquecedor acontece à custa do dispositivo de ventilar arejadores. Os aeradores de telhado operam com base no princípio do aproveitamento da diferença entre a pressão interna e externa, bem como pela criação de tiragem no tubo do aerador, que ocorre como resultado da baixa pressão gerada pelas correntes de vento externas.
Os aeradores são projetados para:
-
- A conclusão do vapor d'água subindo para o telhado do interior antes que ele tenha tempo de prejudicar a estrutura.
- Reduzindo a pressão que aparece na estrutura do telhado e causa a formação de bolhas no telhado.
- Prevenção da condensação na camada inferior de impermeabilização, que flui para a camada de isolamento térmico.
O aerador de telhado é representado por um tubo com diâmetro de 6,3-11,1 cm, que é coberto com guarda-chuvas no topo para que a precipitação atmosférica não entre nele. Na maioria das vezes, os aeradores são feitos de polietileno de baixa densidade.
Como instalar um arejador de telhado?

- No local onde será instalado o tubo de ventilação, é recortada uma janela na betonilha e na alcatifa. A janela deve alcançar o aquecedor.
- Se houver um isolamento úmido neste local, ele deverá ser substituído por um seco, que terá a condutividade térmica necessária.
- A seguir, na base inferior do tubo, é necessário aplicar mástique, que serve para prender o arejador ao telhado. Parafusos autorroscantes também são usados para fixação na mesa. Seis parafusos autorroscantes devem ser distribuídos uniformemente ao redor da circunferência da saia do aerador.
- De cima é necessário fazer uma camada de impermeabilização adicional com base no tubo de ventilação.

2. camada adicional de material de cobertura;
3. Carpete da cobertura principal;
4. acoplador;
5. isolamento substituível;
6. isolamento;
7. barreira de vapor;
8. placa de revestimento;
A necessidade de ventilação depende do tamanho e formato do telhado, da condição da barreira de vapor e da umidade do ar interno.
Se a estrutura tiver um telhado plano com uma configuração simples e outras condições normais, é aconselhável instalar arejadores na proporção de: um arejador para cada 100 m2.
Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que a distância entre os aeradores não deve ser superior a 12 metros. No caso de haver um vale pronunciado e um cume no telhado, os aeradores devem ser instalados na bacia hidrográfica no vale e ao longo do cume.
Para edifícios onde é observada alta umidade (por exemplo, lavanderias, banhos, saunas e piscinas), as organizações de projeto devem calcular a ventilação.
Você pode instalar um arejador de telhado por conta própria, sem recorrer a ajuda externa, é claro, apenas se já tiver encontrado trabalhos de construção. Caso este ofício seja novo para você, é melhor não experimentar.
O artigo te ajudou?