Telhado de três águas: diagrama, princípio do sistema de treliças, seleção de material e instruções de construção

telhado de duas águasBasta olhar mais de perto os telhados das casas nas aldeias suburbanas, para começar a maravilhar-se com a imaginação sem limites dos seus proprietários: a variedade de formas, desenhos e cores dos telhados fazem das aldeias de chalés uma espécie de museu de arquitectura e obras-primas de design. Uma dessas obras-primas pode ser chamada de telhado de duas águas, que pode ser construído não apenas sobre a própria casa, mas também decorar, por exemplo, um jardim de inverno com ela.

O sistema de treliça desse tipo está ganhando popularidade entre aqueles que gostam de adicionar sabor à sua casa de campo.

Esquema de telhado de três águas

A cobertura, composta por três pendentes, é formada pela ligação de uma pendente triangular e duas trapezoidais.

Na verdade, um telhado deste tipo é composto por 2 partes principais: um telhado de duas águas, cobrindo completamente a área da casa ao longo do seu comprimento, e o 1º quadril, cobrindo a área da casa ao longo a largura de um de seus lados.

Ao mesmo tempo, a escolha competente da proporção dos parâmetros das partes do quadril e da empena é considerada o momento decisivo, pois é ela que determina a aparência futura de toda a estrutura.

Elementos estruturais de um telhado de duas águas:

  • inclinação triangular ou quadril;
  • declive trapezoidal lateral;
  • patim;
  • costela é inclinada.

O princípio do dispositivo do sistema de vigas de um telhado de duas águas

As vigas são divididas em dois tipos:

  • inclinado;
  • diagonal.
telhados de três águas
Elementos de telhado de três inclinações

Os primeiros são direcionados para os cantos internos das paredes e os segundos para os externos. Esses tipos de vigas são comumente instalados em telhados de vale e quadril.

Os caibros diagonais (pernas) são mais compridos que os caibros, por isso, se não houver comprimento suficiente da prancha para a sua confecção, as pranchas podem emparelhar, aumentando assim o comprimento dos caibros.

Uma característica do sistema de vigas de um telhado de duas águas é a junção de três vigas de um lado do telhado no ponto onde a cumeeira começa ou termina. Em outras palavras, a viga central contígua ao cume da encosta triangular, bem como das encostas principais.

Leia também:  Estruturas de caibro de telhados inclinados. Características, variedades e componentes. Características e dimensões dos materiais

Aqui é necessário observar o momento em que os nós da viga da cumeeira com as ripas centrais das encostas estavam em arranjo perpendicular.

Cálculo dos principais parâmetros de um telhado de duas águas:

  • Para calcular a localização central do cume da inclinação do quadril, você deve medir o comprimento do cume, medir o comprimento das paredes em um arranjo paralelo com o qual será, então calcular a diferença de comprimento. A diferença então precisa ser dividida por 2 e medir o resultado final a partir da borda de ambas as paredes paralelas. Em seguida, verificam a conformidade do comprimento da cumeeira com o comprimento médio entre as paredes.
  • Um procedimento semelhante é realizado com uma das paredes transversais, na qual será fixado o triângulo lateral da viga. No entanto, desta vez você deve medir não a largura da viga, mas a linha no centro da seção. Em seguida, meça o comprimento da parede lateral e divida por 2, após o que é feita uma marca no centro da parede.
  • Com um comprimento de tábuas suficiente para um telhado de duas águas, é possível colocar barras do comprimento necessário (idêntico à altura do telhado) nos pontos finais da cumeeira superior e, a seguir, fazer medições com uma margem , por exemplo, meio metro nos cantos das paredes.
  • O degrau para as vigas das treliças triangulares laterais é facilmente calculado se, ao marcar o próximo ponto na crista inclinada, medir a distância do ponto até a viga montada e depois transferi-la para a placa Mauerlat. mesma distância será fornecida tanto por baixo quanto por cima, o que significará disposição estritamente vertical das vigas.

Ao construir o telhado de uma estrutura não residencial, pequenos erros são permitidos. Aqui, o fator decisivo é a fixação confiável do telhado em todos os nós, especialmente nas inclinações dos cantos.

Conselho! Uma régua de medição em vez de uma fita métrica permitirá minimizar os erros ao marcar.

Seleção de material para vigas

Para a construção de sistemas de treliça, digamos, um projeto como telhado padrão de duas águas, via de regra, são utilizadas tábuas com seção de 25 por 150 mm, que é o tamanho ideal constantemente utilizado na construção de telhados.

Leia também:  Telhado de quatro águas - características de design e recomendações de montagem

Placas desse tipo podem ser posteriormente cortadas em ripas, que são usadas para construir a caixa sob o telhado.

Conselho! Para facilitar o corte das vigas, é necessário fazer um gabarito a partir de uma folha de compensado, com um ângulo reto existente na fábrica.

É necessário escolher, antes de mais nada, o material para as vigas de alta qualidade. A melhor opção aqui é pinho ou larício. O material deve ser adquirido seco e tratado com conservante de madeira, pois suportará toda a carga de materiais de cobertura.

trave para skate telhado de quadril cortado do mesmo material que as vigas.

Instruções para a construção de um telhado de duas águas

O uso de uma estrutura de telhado de três águas na construção de um jardim de inverno
O uso de uma estrutura de telhado de três águas na construção de um jardim de inverno
  • Após a instalação ao longo do perímetro das paredes de Mauerlat, é marcada a seção reta central do telhado, dentro da qual serão montadas as vigas do quadril. Deve ser lembrado que a escolha de uma viga retangular é baseada na magnitude da carga da cobertura e lances intermediários no sistema de treliça.
  • Após a conclusão da instalação da seção de empena, procede-se à construção da estrutura de suporte, formada com o auxílio de uma viga de cumeeira e caibros. A ligação do caibro central com a viga da cumeeira deve ser recuada a partir da distância marcada a partir da extremidade da casa.
  • Nos pontos de fixação das vigas e do Mauerlat, é necessária a presença de estacas horizontais, destinadas ao encaixe. Com a ajuda deles, a carga é transferida para as paredes e é fornecida confiabilidade adicional na conexão. A inclinação das vigas é calculada com base na altura do telhado e na presença de janelas, tipo de ripa e isolamento. Além disso, essa distância não deve ser inferior a 60 cm.
  • A marcação da viga central começa com a determinação do centro da parede final. Ao final, a viga serrada em branco é instalada no acabamento superior. A viga é encostada na viga da cumeeira e um corte vertical é delineado. Em seguida, a viga da cumeeira é serrada e o caibro central é encaixado em sua extremidade. No final do encaixe, a viga central do quadril lateral é instalada do centro do Mauerlat localizado nas laterais até a viga da cumeeira. Ao instalar vigas de canto adicionais, elas formam o contorno final do telhado. Não devemos esquecer que as corridas das vigas de canto serão mais longas do que as corridas das vigas comuns. Ao conectar elementos, as juntas de sobreposição são inaceitáveis, pois apenas uma junta ponto a ponto pode garantir a transferência correta da carga.
Leia também:  Cobertura inclinada faça você mesmo: características e benefícios, princípios básicos de cálculo, materiais, construção da estrutura e trabalhos subsequentes

Resumindo

Os sistemas de treliça de telhados de duas águas são uma das estruturas modernas mais confiáveis ​​\u200b\u200bque são procuradas pelos proprietários de casas de campo, bem como de fazendas. Telhados de três inclinações são confiáveis, duráveis ​​e estéticos.

E embora essa forma de cobertura seja conhecida há muito tempo, é hoje que sua popularidade e demanda estão ganhando força sem precedentes. E até comum telhado de telha metálica ficará fantástico!

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC