Tal elemento da casa como um sótão é uma espécie de desafio aos padrões e a destruição da opinião errônea de que o sótão é um quarto terrível, frio e até sujo. O telhado do sótão pode ser uma libertação do preconceito se você assumir sua construção com as próprias mãos.
Os sótãos estão se tornando cada vez mais populares, pois só recentemente as pessoas começaram a perceber em grande escala que esta é uma grande oportunidade de expandir o espaço útil de uma casa com um investimento mínimo.
A opção ideal seria o layout de tal cômodo na fase do projeto de construção, caso em que um tipo de telhado bem escolhido possibilitará o aproveitamento de quase todo o sótão, enquanto o telhado pesado não sobrecarregará as paredes do a casa.
Então, como construir um telhado de mansarda e quais são as características?
Características do telhado de mansarda
Para cada tipo de cobertura em mansarda são válidos os seguintes requisitos:
- Revestimento telhados de mansarda são feitos apenas de materiais leves - perfis metálicos, ladrilhos metálicos, etc. Em casos raros, se for necessário preservar o conjunto de uma edificação existente, o revestimento pode ser feito de argila, telhas de cimento-areia e diversos outros tipos de coberturas.
- O revestimento das divisórias internas do sótão é feito de placas de gesso cartonado.
- Como o sótão, em comparação com os andares inferiores, é mais suscetível a perdas de calor devido à extensa superfície de contato do telhado com o ambiente externo, é necessário um isolamento térmico completo e eficaz da cobertura. Como isolamento térmico, pode ser usado um aquecedor comprovado como lã mineral na forma de placas. Uma camada de barreira de vapor é geralmente anexada ao lado interno do isolamento voltado para a sala, e uma camada de impermeabilização é geralmente anexada ao lado oposto.Além disso, é deixado um espaço de ventilação entre a cobertura e o isolamento, o que ajuda a remover o ar quente e úmido que entra pelos andares inferiores e penetra pelas camadas de vapor e isolamento térmico.
Materiais de construção para telhados de mansarda

O material mais comum, ou mesmo tradicional, para a construção de um sistema de treliça de mansarda é a madeira, embora a cobertura do sótão possa ser feita de outros materiais.
Conselho! A madeira é adequada para a fabricação não apenas de pernas de vigas, mas também de outros elementos estruturais - várias mesas, caixotes e outros.
Um material muito popular para a construção de uma estrutura de telhado são as vigas de metal ou as barras de canal. As treliças do telhado também podem ser feitas de concreto armado.
No entanto, tais estruturas têm uma massa bastante grande e exigem a organização de uma fundação mais fortificada da casa.
A distância entre as treliças é designada de forma diferente em cada projeto individual. Por via de regra, esta distância varia de 60-100 cm.
Ao usar caibros de madeira, o vão pode ser de até 15 m.
Você pode alongar o vão usando treliças de telhado de metal que não requerem a organização de suportes adicionais. Entre outras coisas, o uso de estruturas de aço na construção da estrutura de suporte do telhado apresenta um número decente de vantagens em comparação com estruturas de madeira de tipo semelhante.
Os materiais de madeira são propensos ao envelhecimento, deterioração e danos causados por insetos nocivos.As estruturas de aço são desprovidas de tais deficiências, mas têm outra predisposição - a possibilidade de corrosão.
Esse problema pode ser facilmente corrigido com o processamento adequado (geralmente apenas pintando o metal). Uma vantagem adicional das vigas de aço é a sua implementação na forma acabada. Eles não requerem processamento, mas são simplesmente montados e reforçados no canteiro de obras.
Pode-se concluir que, no entanto, o uso de um sistema de treliça metálica, que apresenta superioridade sobre as perspectivas de madeira e concreto armado em quase todos os aspectos, pode ser considerado o mais eficaz e de alta qualidade.
Cálculo do telhado do sótão

Calculando área e estrutura mansarda telhado padrão é possível não apenas determinar o tipo e o material do dispositivo do sistema de transporte, mas também calcular a área útil do sótão, necessária ao usar o sótão como área de convivência.
Além disso, são realizados tanto o projeto do telhado do sótão quanto o cálculo do espaço do sótão, sua utilidade, bem como a área surda.
Os cálculos são realizados de acordo com as seguintes regras:
- A área útil é uma zona cuja distância da curva do teto ao chão é de 90 cm ou mais. O restante espaço é considerado uma zona morta, que pode ser utilizada, por exemplo, como despensa.
- O cálculo da área total do telhado é relativamente simples. Usando um plano de telhado pronto, é claro, se houver, o telhado é convencionalmente dividido em formas geométricas de um tipo simples. Em seguida, a área de cada figura geométrica é calculada separadamente, após o que os valores resultantes são somados.Desta forma, você pode determinar a área exata do telhado.
- Também é necessário determinar o material de cobertura mais adequado para um caso particular. Ao mesmo tempo, a escolha do material para a base do telhado, bem como o ângulo de inclinação da inclinação, dependerá do material com o qual o telhado da casa será coberto. O fato é que diferentes tipos de coberturas possuem diferentes características técnicas que afetam a confiabilidade e a qualidade do telhado como um todo. Além disso, a escolha do tipo de sistema de torneamento depende do material da cobertura. O engradado pode ser realizado de três formas principais: desbastado, maciço e misto. Cada tipo é projetado para uma cobertura específica. Por exemplo, a ondulina e os materiais laminados são colocados exclusivamente em uma caixa sólida, enquanto uma caixa afinada é mais adequada para ladrilhos de metal e peças, bem como ardósia. A pedido de uma prática para cada material de cobertura, pode ser utilizada uma caixa de tipo misto. Antes de escolher um material de cobertura, é necessário esclarecer as condições climáticas características da área em que a construção está em andamento. Por exemplo, se prevalecerem ventos fortes na área de construção, em nenhum caso devem ser usados materiais de cobertura leves, caso contrário, o telhado pode ser arrancado por uma forte rajada de vento.
Em outras palavras, para calcular corretamente o telhado do sótão, deve-se guiar por uma ampla gama de fatores que desempenham um papel igualmente importante.
Instalação faça você mesmo de um telhado de mansarda em casa

O dispositivo do telhado do sótão requer uma compreensão de seu design geral. Como regra, um telhado de mansarda em um corte fica assim:
- Cobertura do telhado.
- camada de impermeabilização.
- Caixote.
- Sistema de caibro com isolamento.
- Camada de barreira de vapor.
- Teto.
O sistema de treliça do sótão é organizado na seguinte sequência:
- Instalação Mauerlat.
- Instalação de treliças de cobertura.
- O dispositivo de fixação adicional entre fazendas vizinhas e dentro de fazendas.
- Instalação de torneamento.
Vamos dar uma olhada passo a passo em cada etapa da construção do telhado do sótão.
Instalação Mauerlat

Regras de instalação do Mauerlat:
- Mauerlat é montado em locais onde as vigas são inclinadas. Com telhado tipo duas águas, o Mauerlat é montado em ambos os lados, com quatro inclinações - em todo o perímetro do telhado.
- O tipo mais comum de fixação deste elemento na parede da casa é um vazamento monolítico com concreto com pinos de pelo menos 1 cm de diâmetro saindo dele (cerca de 3 cm) para encaixe com furos nas barras Mauerlat. As dimensões da seção transversal das barras Mauerlat, dependendo da carga do telhado do sótão, podem ser 10 * 10, 15 * 15, 20 * 20 cm.
O degrau entre os pinos é calculado de forma que eles fiquem localizados entre as juntas do Mauerlat com as vigas, caso contrário, cortes espaçados nas tábuas das vigas podem causar rachaduras.
Por exemplo, se o espaçamento das vigas for de 1 m, então o espaçamento das vigas também deve ser idealmente de 1 m, apenas no centro entre as vigas.
- Antes de instalar o Mauerlat, uma dupla camada de impermeabilização (feltro de cobertura ou outros materiais semelhantes) é colocada nas vigas. Na própria barra, os orifícios são perfurados exatamente opostos aos pinos.Após a colocação do Mauerlat, os pinos são aparafusados com porcas e arruelas de tamanho apropriado.
- A uma parede de tijolos, uma viga Mauerlat pode ser anexada a pinos inseridos na alvenaria, mesmo na fase de construção da parede.
Instalação de treliças de telhado
Além disso, a instalação do telhado do sótão continua com a instalação das treliças do telhado. Antes de instalar as treliças do telhado, é feito um gabarito, segundo o qual todas as outras treliças serão medidas no futuro.
Para isso, é necessário subir até o topo da casa, conectar as tábuas no ângulo necessário, fixá-las com uma barra transversal e marcar possíveis recortes perto do Mauerlat e da parede.
Em seguida, no solo, as treliças do telhado são montadas e, em seguida, são levantadas e montadas. Primeiro, é necessário montar as treliças extremas para instalar um nível de rosca ao longo de sua cumeeira para o resto.
As vigas são fixadas ao Mauerlat com pinos, suportes em parafusos auto-roscantes e suportes. Entre si, as vigas podem ser fixadas com suportes e suportes planos laterais no canto superior.
Com uma espessura significativa das vigas (mais de 20-25 cm), também podem ser utilizados pinos com suportes. Uma seção transversal típica de uma perna de viga é 10 * 15 ou 15 * 20 cm.
Após a instalação das treliças, é aconselhável fixá-las adicionalmente com placas leves para evitar a inclinação involuntária e o deslocamento devido à chuva e ao vento.
No final da instalação e fixação de todas as pernas do caibro, seu design pode ser complicado para dar-lhes, além da rigidez, também uma aparência de mansarda.

Via de regra, uma barra transversal é instalada próximo à conexão superior das pernas da viga, que atua simultaneamente como retentor das vigas e base do teto do sótão.
Se um telhado quebrado do sótão for fornecido no telhado, a barra transversal é definida no nível de "quebra".
Se for planejado instalar paredes laterais adicionais no sótão, um rack vertical uniforme ou um suporte inclinado é preso entre as pernas da viga e o Mauerlat.
As janelas no telhado da mansarda podem ser instaladas sob uma inclinação diretamente no telhado ou com uma remoção para fins de instalação vertical.
A remoção requer a construção adicional do sistema de treliças, enquanto as janelas inclinadas embutidas são dispostas nas aberturas correspondentes das vigas existentes.
Isso é seguido pela colocação de uma película de barreira de vapor no interior das vigas, após o que um aquecedor é colocado entre as vigas e uma camada de impermeabilização no topo da estrutura da viga. No final destes trabalhos, é montada uma caixa para colocação de material de cobertura.
Dispositivo de torneamento

A caixa pode ser executada sólida e descarregada. A construção do primeiro tipo é adequada para coberturas laminadas, telhas metálicas, telhas macias, ardósia plana, enquanto a segunda opção é adequada para telhas naturais, ardósia corrugada, coberturas metálicas (cobre ou alumínio).
Se a caixa descarregada for fácil e compreensível na execução, antes de instalar uma caixa contínua, é necessário instalar uma caixa descarregada sob ela.
Nesse caso, o telhado do sótão ficará com uma caixa dupla. Placas anti-sépticas ou macho-fêmea, bem como placas OSB, podem ser usadas como caixa contínua.
Conselho! Telhas macias e metálicas podem servir como o melhor material para um telhado de mansarda.
Se, no entanto, você não deseja experimentar seu próprio sótão, mas obter um espaço garantido de alta qualidade, é melhor deixar a instalação de todos os elementos do telhado de instalação para especialistas.
E se, ao instalar um telhado, é possível, seguindo recomendações competentes, obter um resultado mais ou menos tolerável, então a instalação de janelas inclinadas ainda deve ser confiada aos mestres.
O artigo te ajudou?