Um telhado de mansarda de duas águas é a opção mais frequentemente escolhida na construção de uma casa particular ou de campo. Quais são as vantagens desta opção e quais regras devem ser observadas durante a construção, você pode ler em nosso artigo.
Para aqueles que querem que sua casa não seja apenas forte e durável, mas também tenha uma aparência elegante, um telhado de duas águas em mansarda é a melhor saída.
Além disso, essa opção de telhado também é escolhida por aquelas pessoas que simplesmente decidiram aumentar o número de salas, mas não há como fazer uma extensão. Afinal, o sótão é um cômodo adicional que pode ser usado como sótão ou sala de estar.
O primeiro que decidiu usar este espaço como quarto foi F. Mansard. Em homenagem a ele, foi nomeado o sótão.
Quais as vantagens deste tipo de telhado?
- Tal superestrutura quase não dá carga na fundação, ao contrário de outro andar.
- O custo do telhado é relativamente pequeno.
- Todos trabalho de cobertura pode ser feito à mãocom a ajuda de várias pessoas.
- Se você decidir simplesmente completar o sótão de uma casa existente, não precisará coordenar esse tipo de trabalho com o arquiteto.
- Além do telhado, você obtém uma sala completa que pode ser usada a seu critério.
- Durante a construção desses telhados, você pode prescindir da participação de equipamentos pesados, o que também economiza muito dinheiro.
Outra vantagem deste telhado é que a qualquer momento você pode desmontá-lo e refazê-lo. Não vai levar muito tempo nem dinheiro. Tudo é desmontado e adicionado. Haveria um desejo.
Se a decisão for tomada, a próxima pergunta é: “Por onde começar?”. E para começar, como qualquer construção, deve ser com o projeto. Graças a ele, você pode calcular corretamente a quantidade de materiais, saber a ordem do trabalho.
Ao projetar, é necessário levar em consideração os recursos da estrutura. Deve ser a unidade de arquitetura e design. E o papel principal aqui é desempenhado pela escolha dos materiais. Eles devem ser leves.
Uma vez que isso reduzirá a carga na fundação e facilitará o levantamento da estrutura. O material mais adequado são vigas de madeira ou perfis metálicos.
Antes de prosseguir com a construção, todos os materiais de madeira devem ser secos a um nível de umidade de 8 a 12% e tratados com preparações especiais contra incêndio, fatores químicos e biológicos. Elementos de madeira devem ser conectados usando placas de engrenagem de metal.
Como material de cobertura adequado:
- Betume;
- telha metálica;
- Euroslate;
- Telhas de cerâmica.
A versão padrão da estrutura do telhado ficará assim: material de cobertura, impermeabilização, isolamento, barreira de vapor e acabamento decorativo. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Impermeabilização

Para a impermeabilização de coberturas, são utilizados filmes de dois tipos: aqueles com capacidade de impermeabilização (com ventilação de circuito duplo) e membranas de difusão (com um vão de ventilação).
Mas deve-se ter em mente que o ar quente sobe de baixo para cima e os materiais acima não passam bem pela umidade, pode ocorrer condensação no isolamento. Por causa disso, começará a perder parcialmente suas qualidades de isolamento térmico.
Portanto, é necessário proteger o isolamento também por baixo. Além disso, é necessário deixar um vão de ar (cerca de 50 mm) entre o isolamento térmico e a impermeabilização da cobertura.
Lembrar! A ventilação do espaço sob o teto deve ser fornecida. Ou seja, na área da saliência da cornija deve haver um vão por onde o ar entrará. A coifa ocorre em cumeeira ou aerador inclinado.
Aquecimento

Vários materiais podem ser usados como aquecedores: lã mineral, lajes de lã de rocha.
O principal é que o material não seja combustível. Para uma pergunta isolamento de telhado de mansarda deve ser levado muito a sério. Isso se deve ao fato de que a transferência de calor no telhado é muito maior do que na casa.
Se você calcular incorretamente a espessura do isolamento ou escolher o material errado, estará quente no verão e frio no inverno. Então tudo deve ser bem calculado.
Para fazer isso, você pode usar as normas do SNiP 23-02-2003.Os cálculos são feitos levando em consideração a temperatura média do ar e a duração do período de aquecimento.
Uma questão importante é o ângulo de inclinação do telhado da mansarda. Geralmente esse tamanho varia de 30 a 60, dependendo do tipo de telhado.
As 3 opções mais usadas são:
- Telhado de duas águas com um ângulo de caibro de cerca de 45 - a opção mais comum para a Rússia central. Sistema de treliça convencional. Perfeito para casas com uma largura de 6-8m.
- Telhado de mansarda com ângulo de inclinação 60 - um telhado pontiagudo, típico das regiões ocidentais da Rússia. É utilizado na construção de casas com largura mínima de 6m. Uma opção mais cara, mas esse telhado dá à casa uma aparência arquitetônica expressiva.
- Telhado de mansarda inclinado - tem duas inclinações diferentes de caibros 30 e 60. Usado se a largura da casa for inferior a 6m. É considerada uma opção mais econômica. Essa estrutura permite que você use mais plenamente o espaço sob o telhado.
Propomos conhecer alguns dos requisitos aplicáveis a estes tipos de coberturas:
- Primeiro: o telhado deve ser feito apenas com materiais leves.
- Em segundo lugar: o principal fator na construção de tais telhados é o isolamento térmico. Esta camada deve ser feita de material confiável e de alta qualidade, devidamente colocado.
- Em terceiro lugar: certifique-se de cortar o isolamento térmico em ambos os lados. Usamos impermeabilização do telhado e barreira de vapor do lado da sala.
- Quarto: deve haver ventilação do espaço sob o telhado.
O mais difícil na construção de um telhado de mansarda é a correta fabricação e conexão das vigas. Eles fazem isso no chão e, em seguida, as estruturas são levantadas em partes até o telhado.
Comece com as seções extremas. Eles estão presos ao Mauerlat (suporte inferior para vigas), vigas ou tábuas colocadas ao redor do perímetro do edifício.
Em seguida, o restante das seções sobe. Eles estão alinhados ao longo dos dois extremos e também estão presos ao suporte inferior. Todo o resto - corredores, saliências, racks e cumes, são instalados como elementos adicionais à estrutura do telhado.
Após a instalação, prossiga com a aplicação da impermeabilização e colocação dos materiais de cobertura. Então eles já realizam trabalhos de dentro da sala: isolamento, barreira de vapor e guarnição decorativa.
Drywall, forro ou plástico podem ser usados como materiais de acabamento. Depende do seu desejo, dinheiro e uso posterior das instalações.
Como você já entendeu, os telhados de mansarda são uma tecnologia de construção bastante simples.
Mas o principal é escolher os materiais certos. Os especialistas recomendam o uso de pranchas com bordas de 50x150 mm para vigas, uma viga de madeira de 150x150 mm para Mauerlat e pranchas compostas de 50x150 mm para suportes longitudinais e adjacentes.
A árvore deve estar bem seca e tratada com soluções especiais. Ao trabalhar em altura, não se esqueça das precauções de segurança e use cintos de segurança.
O artigo te ajudou?