Telhado do sótão. Planejamento, tipos e seleção de projetos. Sótão. Um segundo nível completo com sótão e telhado de mansarda. variante combinada

O telhado, de acordo com as leis da arquitetura, deve sempre se encaixar harmoniosamente no conceito geral do edifício. Mas beleza não significa necessariamente praticidade, portanto, a comodidade de morar em uma casa depende muito do proprietário.

A escolha da estrutura do telhado determina se você pode usar o espaço sob ela.
A escolha da estrutura do telhado determina se você pode usar o espaço sob ela.

Planejamento de telhado

O revestimento e o tipo de telhado adequadamente selecionados maximizarão o uso da área adicional útil. Se for feito isolamento de alta qualidade do telhado do sótão, no futuro é possível transformar este espaço em uma despensa, ou mesmo em uma sala de estar.

Tipos de telhado populares

  1. O segundo andar é um sótão.
  2. Segundo nível residencial e telhado de sótão.
  3. Segundo andar residencial e telhado de mansarda.
  4. Tipo combinado.

Na maioria dos casos, os telhados têm de duas a várias inclinações. O tipo galpão é encontrado principalmente em galpões, galpões e dependências. O mais popular entre as casas pequenas e médias pode ser chamado de variedade de empena. De acordo com as características do projeto, os telhados são divididos em dois tipos principais - separados (sótão) e combinados (sem sótão).

No primeiro caso, entre o teto e o telhado existe um espaço não residencial - um sótão. Na segunda, as estruturas de sustentação cumprem o papel de sobreposição ao pavimento superior. O ângulo de inclinação das encostas é diferente, quanto maior, mais extenso é o espaço sob a cobertura. Consequentemente, a área utilizável será mais fácil de usar.

O que considerar ao escolher um projeto

Ao projetar um telhado, você deve considerar com antecedência se o sótão será residencial.
Ao projetar um telhado, você deve considerar com antecedência se o sótão será residencial.
  1. Decida os planos para o futuro. Por via de regra, os telhados do sótão são equipados para o espaço de utilidade, mas então é possível completar a sala, adaptando-a ao espaço vital.
  2. Se quiser usar o sótão a seu favor, não o projete com menos de 2,5 metros de altura.. Acima de 3,5 metros também não é aconselhável fazer.
  3. Considere a distância para edifícios vizinhos. Um prédio muito alto perto deles pode pelo menos obscurecer a área ao seu redor, e isso é repleto de problemas.

Observação!
Um pequeno truque do lado legal - um sótão, com sótão (residencial ou não residencial), não é considerado por lei como um segundo andar completo.
Portanto, se for impossível construir oficialmente em outro andar, equipe um espaço no sótão e os vizinhos não poderão reclamar de você.

  1. Preste atenção nas janelas. Não é necessário torná-los padrão, você pode sobreviver com tamanhos pequenos, mas leve a quantidade. Normalmente, a instrução recomenda que a proporção entre a área da janela e a área do piso seja de 1/5. Você pode montar uma janela na inclinação do telhado e admirar o céu estrelado.
Leia também:  Telhado do banheiro: recursos do dispositivo

Detalhes sobre os tipos de telhados de sótão

Cada tipo de telhado tem seus prós e contras.

sótão

Este tipo de cobertura é inconveniente porque apenas o meio da sala pode ser totalmente utilizado.
Este tipo de cobertura é inconveniente porque apenas o meio da sala pode ser totalmente utilizado.

Um tipo bastante comum, especialmente em aldeias de férias. O espaço utilizável está localizado diretamente sob o telhado e suas encostas atuam como paredes. Normalmente, a altura do telhado até a cumeeira varia de 2,5 a 3,5 metros, o que permite criar condições confortáveis ​​\u200b\u200bno interior.

Mas, apesar da aparente conveniência, também existem desvantagens.

  1. É possível que um adulto fique em pé no interior apenas no meio da sala. Nos cantos, os chanfros não vão deixar você endireitar, você terá que dobrar.
Janela especial para sótão.
Janela especial para sótão.
  1. Janelas padrão não combinam com você, você terá que comprar mansardas, cujo preço é mais alto do que as contrapartes convencionais. Sua instalação também custará quase o dobro.Claro, isso justifica a qualidade, pois os designs utilizam vidro temperado e mecanismos confiáveis. Mas para uma casa de baixo orçamento, esse prazer nem sempre é permitido.
  2. Janelas de água-furtada e ventilação também são difíceis de instalar, além de uma moldura especial que terá que ser montada sob elas, e isso é um custo adicional.
  3. Será necessária proteção adicional contra vapor e água para que o revestimento do sótão não vaze.
  4. Também é necessário um bom isolamento. O não cumprimento da sequência de colocação da "torta" levará a um reparo precoce, o que não é fácil de realizar em tal sala.
  5. O acabamento de metal ficará muito quente no verão. Isso pode ser evitado fazendo um bolo de cobertura bastante espesso (até 30 cm), devido ao isolamento. Você pode usar material refletivo, mas é muito caro.

Observação!
Você não poderá construir um segundo andar normal no futuro sem desmontar o sótão.
De qualquer forma, você terá que convidar um arquiteto que calculará o peso e a resistência da estrutura para um andar adicional completo.

Um segundo nível completo com um telhado de sótão

Casa de dois andares com telhado convencional.
Casa de dois andares com telhado convencional.

Este é um piso adicional real, com paredes autoportantes e portantes, sobre as quais repousa todo o sistema de cobertura. O sótão neste caso, via de regra, não é aquecido, e o segundo andar é uma sala de estar.

Leia também:  Telhado Mansandro. Instalação. instalação de janela

O espaço do sótão serve como uma camada entre a habitação e o mundo exterior, sendo que a sua eficácia será maior se o vão tiver uma altura de pelo menos 140 cm. O piso residencial em si é feito com pé direito de 2,5 / 3,5 m.

As vantagens incluem a facilidade de reparar o telhado, se necessário.Você pode completar outro andar rapidamente desmontando o sistema de cobertura e restaurando-o.

Portanto, esse tipo de telhado é muito popular, apesar de várias das seguintes desvantagens.

  1. O segundo andar, porém, terá que ser construído erguendo paredes. Isso aumentará os custos em cerca de 15/20% em comparação com telhado de mansarda tipo.
  2. Cuidar do sótão (ventilação, limpeza das frestas de ventilação, manutenção do microclima desejado) é um processo bastante trabalhoso.
  3. Você terá que fazer uma saída para cima na forma de uma escada do segundo andar, bem como uma escotilha. Isso é possível com suas próprias mãos, mas você também pode comprar uma escada de sótão pronta.

Segundo andar completo com telhado de mansarda

Na foto: um diagrama da segunda camada com telhado de mansarda.
Na foto: um diagrama da segunda camada com telhado de mansarda.

Esta é uma combinação das variedades anteriores. É um segundo andar residencial sem sobreposição entre o sótão e a área de estar. Isso reduz significativamente o custo dos materiais de construção. Este projeto cria muito ar devido ao teto alto, clarabóias adicionais fornecem acesso de luz à sala. É possível aproveitar o espaço para criar um lavabo, um quarto, um jardim de inverno e muito mais. Tudo vai depender das ideias de design e dos seus desejos. Vale a pena considerar que o segundo andar, combinado com o sótão, tem uma massa significativa com uma estrutura leve, portanto, as paredes portantes da casa devem ser especialmente fortes.

No entanto, também existem desvantagens aqui.

  1. Mais custos de energia e aquecimento serão gastos. Você terá que fornecer calor para uma sala bastante alta, até a marca do telhado.
  2. O espaço do subteto não pode mais ser utilizado, servirá apenas como imagem em forma de teto alto.
  3. Para uma boa iluminação, é necessário comprar e instalar blocos de janela de sótão, isso não será barato.
  4. Uma extensão adicional do telhado é necessária para dar rigidez e confiabilidade à estrutura geral.
Leia também:  Sótão faça você mesmo: como construí e terminei o segundo andar

variante combinada

Casa com telhado combinado.
Casa com telhado combinado.

É um híbrido em qualquer combinação de todos os tipos anteriores. Digamos que você queira fazer um telhado de sótão em todo o edifício e em um escritório ou quarto - uma mansarda.

Isso significa que uma torta de cobertura comum será feita acima da primeira parte e todas as camadas (isolamento, barreira de vapor, impermeabilização e assim por diante) serão separadas acima da segunda. A seção do caibro em diferentes partes do telhado também pode se tornar diferente.

Desenho do telhado.
Desenho do telhado.

Observação!
No caso de tal telhado, é necessário um projeto pensado e executado profissionalmente, levando em consideração todas as nuances da solução arquitetônica.
Você também precisa levar em conta todo o trabalho de qualidade isolamento e isolamento de telhado.

Os telhados desta categoria são convenientes se você tiver uma garagem ou depósito planejado como uma extensão da casa principal de dois andares. Ao mesmo tempo, no edifício principal, o telhado será sótão e, acima da parte anexa, sótão.

Conclusão

Cada tipo é bom e conveniente à sua maneira, mas em casos específicos. A variedade do sótão é uma opção razoavelmente barata e confortável, o sótão e o combinado são os análogos mais funcionais, e o segundo andar residencial combinado com o sótão é uma solução rara, mas original. Escolha com base em suas preferências e com base nas circunstâncias e condições.

O vídeo deste artigo contará muitas coisas úteis, nele você receberá as informações mais detalhadas, como auxílio visual.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC