Telhado de mansarda: características, materiais e ferramentas, construção

telhado de mansardaAmpliar a área útil da casa é o sonho de muita gente. Os telhados de mansarda permitem que você obtenha espaço adicional investindo uma quantia mínima de dinheiro.

Um telhado de mansarda faça você mesmo é construído de forma rápida e simples. Ao mesmo tempo, você pode economizar em trabalhadores contratados, pois pode cuidar disso sozinho com a ajuda de alguns amigos.

Para obter um sótão bastante espaçoso, as inclinações do telhado “quebram” em diferentes ângulos.

A mansarda é quebrada e este tipo de telhado é planejado durante o projeto da casa, a fim de garantir o máximo aproveitamento do espaço do sótão com o devido nível de conforto.

Ao mesmo tempo, no projeto geral do edifício, as paredes e a fundação devem ser calculadas com antecedência para a instalação de um telhado de mansarda.

O que deve ser prestado atenção ao construir um telhado de mansarda?

Dica!No ângulo de inclinação do próprio telhado. Como nosso sótão depende do ângulo do telhado? A altura do teto das salas deve ser de pelo menos 2,2 m, o ângulo do telhado ocupa a área útil da sala.

Quanto maior o ângulo de inclinação, menor a área útil da sala e vice-versa, quanto menor o ângulo de inclinação do telhado, maior a área do sótão, pois o ângulo de inclinação leva a altura da sala em si.

Mas você não deve brincar com o ângulo de inclinação, pois é responsável por despejar a precipitação do telhado. Se sua casa estiver localizada em uma área de estepe onde prevalece o vento, o ângulo de inclinação do telhado pode ser significativamente reduzido.

  1. Se a casa estiver sendo construída em um canto tranquilo da floresta, o ângulo de inclinação deve ser aumentado, apesar do desejo de tornar o sótão mais espaçoso, pois durante fortes nevascas a neve deve escorregar do telhado mais rapidamente.
  2. No dispositivo de hidro, calor e insonorização de telhado de duas águas. O sótão é um espaço habitacional, pelo que os requisitos para estes parâmetros são os mesmos que para as restantes salas. A própria cobertura do telhado é responsável pelo isolamento térmico.
  3. Os telhados do sótão são cobertos com ardósia ou telhas de cerâmica, os especialistas não recomendam metal, devido ao mau isolamento térmico. Use materiais não combustíveis para isolamento térmico do telhado e trate os materiais de madeira do próprio telhado com soluções antifúngicas.
  4. O dispositivo de telhados de mansarda prevê a presença de escadas. Você pode usar uma escada externa ou interna.Ao construir uma escada externa, a área útil da própria casa não diminui, mas você só pode entrar no sótão da rua.
  5. As escadas internas são mais convenientes de usar, mas ocupam muito espaço dentro de casa. A escada interna mais econômica em termos de pegada é a escada de teto, que gira para baixo. Também uma pequena área útil na sala é ocupada por uma escada em caracol.
Leia também:  Sistema de treliça de telhado de mansarda: desenhos, dispositivo, materiais

Materiais e ferramentas

Atenção, o telhado de uma casa com sótão não requer grandes investimentos financeiros, embora custe um pouco mais do que um telhado de duas águas convencional com sótão.

Listamos quais materiais são necessários para a construção de um telhado de mansarda de ardósia:

  • barras de madeira (10, 12, 15);
  • tábuas não cortadas;
  • pregos de ardósia;
  • ardósia;
  • pregos (para 80);
  • hidrobarreira;
  • isolamento;
  • fio recozido (3-4 mm)
  • fio esticado
  • Placas de 40-50mm com 150mm de largura.
telhado de mansarda faça você mesmo
Sistema de treliça de telhado de mansarda

Agora vamos preparar as ferramentas que precisaremos na construção do telhado. Não há necessidade de correr até a loja e comprar equipamentos profissionais.

Tudo o que precisamos está em cada casa:

  • martelo;
  • Machado;
  • faca afiada;
  • grampeador de construção com grampos;
  • serra;
  • prumo;
  • roleta.

construção de telhado

Um telhado de sótão faça você mesmo é bastante real.

telhado de mansarda inclinado
Dispositivo de telhado de mansarda faça você mesmo

Telhados de mansarda de metal diferem em uma linha quebrada da encosta: duas encostas em um pequeno ângulo de inclinação divergem para baixo do cume central e passam para duas encostas mais baixas íngremes. Esse dispositivo permite maximizar o volume útil sob o teto.

Telhado faça-você-mesmo com sótão está sendo construído em etapas

  1. É necessário colocar as vigas nas quais as vigas serão instaladas. Para isso, pegue vigas de madeira com seção de 10x10 centímetros e coloque-as sobre a impermeabilização. A impermeabilização mais simples continua sendo os materiais em rolo feitos de feltro ou material de cobertura. Se você tem piso de madeira, a viga inferior não precisa ser colocada, as vigas do piso farão sua função.
  2. Instalamos racks nas vigas, para os quais levamos barras de madeira com seção de 10x10 centímetros, e a distância entre os racks não deve ser superior a 2 metros. Os racks são colocados em um fio de prumo estritamente perpendicular e no mesmo plano, pois serão o esqueleto sobre o qual serão mantidas as paredes do sótão. Por dentro, você pode estofá-los com compensado ou drywall, por fora nós os embainhamos com lajes e o isolamento é colocado entre as peles. Fixamos os racks com suportes de metal ou juntas pontiagudas. Para apoiar os montantes na posição vertical, os fortalecemos com suspensórios temporários.
  3. O próximo passo será colocar a viga superior. Para fazer isso, pegue uma viga de madeira com seção de 10x10 cm e fixe-a da maneira mais conveniente para você.
  4. Após o término dos dispositivos de estrutura de sub-vigas, passamos para o dispositivo Mauerlat. O que é Mauerlat? Esta é a viga inferior, que é o suporte para a perna da viga. Mauerlat pode ser feito de uma placa com espessura de 40 mm ou de uma viga de seção semelhante. Mauerlat é necessário para a forte fixação das vigas do telhado às paredes do edifício e, ao mesmo tempo, transfere a carga vertical do telhado para as paredes. Como a placa ou viga Mauerlat fica completamente na parede, a seção transversal da viga não pode ser aumentada por uma margem de segurança.Mas o que precisa ser feito é colocar uma camada impermeabilizante de material de cobertura sob o Mauerlat para evitar que ele se molhe nas paredes e, como resultado, apodreça.
  5. Como o mauerlat protege o telhado dos efeitos dos ventos e evita que ele tombe, ele deve ser fixado adicionalmente à parede com um fio recozido com diâmetro de 3-4 mm. O fio recozido é um fio de tricô embutido em uma parede para dar resistência à parede. Na maioria das vezes, a placa Mauerlat e as vigas são conectadas com pregos e, para maior confiabilidade, as vigas também são aparafusadas à placa Mauerlat com arame recozido.
  6. É hora de instalar as pernas da viga. Primeiro você precisa marcar o passo (distância) no Mauerlat e na moldura da viga para a localização das vigas. A etapa recomendada para a instalação das vigas é de 100 a 120 cm, colocamos as vigas extremas primeiro na frente, mas certifique-se de que o topo das vigas coincida com a linha da borda do frontão. As vigas são feitas de placas de 40-50 mm com 150 mm de largura. As pranchas devem ser retas com um pequeno número de nós (não mais que três peças por metro linear). Depois de instalar os caibros finais, estique o barbante entre eles para facilitar a instalação de todos os outros caibros. Depois de instalar todas as vigas na parte superior, elas devem ser conectadas umas às outras.
  7. O desenho do telhado da mansarda prevê a instalação de uma viga de cumeeira no topo, sobre a qual repousam as pernas do caibro. Esta viga é necessária se o telhado da mansarda for grande e, portanto, pesado. Com um comprimento de caibro inferior a 8 metros, a viga da cumeeira não precisa ser instalada, mas devem ser feitas extensões sob a cumeeira. As estrias serão um seguro adicional quando a neve for carregada no telhado. As estrias podem ser usadas como vigas do teto do sótão.
  8. O próximo passo é instalar potras.A instalação da potranca ocorre da mesma forma que a instalação das vigas. Dois extremos são instalados, o fio é puxado e o restante é exibido ao longo dele. As potras são um elemento indispensável do telhado da mansarda, pois em caso de deterioração é incomparavelmente mais fácil trocá-las do que substituir a viga com a desmontagem de todo o telhado.
  9. Uma placa de bainha é pregada na potranca, o que evita que o vento e a precipitação soprem no espaço sob o teto durante fortes tempestades de neve.
  10. Nos locais onde o projeto prevê janelas (recomenda-se alocar pelo menos 12,5% da área total das paredes laterais do sótão para elas), as vigas são reforçadas com vigas transversais, que atuarão simultaneamente como as partes superior e inferior da abertura, na qual a moldura da janela será fixada.
  11. O esqueleto do telhado está pronto. Agora pregamos as ripas da ripa nas vigas com um degrau dependendo da escolha do material de cobertura.
  12. Uma hidrobarreira (filme de polietileno) é presa à caixa com suportes de construção convencionais, sobrepondo camada por camada de baixo para cima.
  13. O isolamento térmico é colocado na hidrobarreira. Via de regra, é a lã mineral, que oferece proteção térmica suficiente, alta durabilidade e evita a propagação de roedores.
  14. Colocamos o telhado. Produzimos pisos de baixo para cima. No lugar de uma quebra no telhado, o telhado da borda inclinada superior deve se projetar acima do piso da inferior.
  15. Instalando o cavalo. Seu projeto deve ser tal que exclua a possibilidade de precipitação sob o telhado.
Leia também:  Como fazer um quarto no sótão: características de arranjo, isolamento e forro de gesso cartonado

Não se esqueça de fazer telhados de mansarda faça você mesmo multicamadas com isolamento térmico. O telhado do sótão deve ter janelas de ventilação.

Janelas em um telhado de mansarda de duas águas importante para remover o ar quente da sala.

Quando você está construindo um telhado de mansarda, o desenho deve necessariamente incluir aberturas de janelas.

Você pode, é claro, colocar janelas apenas nas empenas do sótão, mas duas janelas não fornecerão iluminação suficiente. Além disso, você se privará da oportunidade de observar o céu estrelado ou as gotas de chuva no alto.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC