O mercado de materiais modernos para construção é constantemente atualizado com novas amostras que permitem obter os melhores resultados com um custo mínimo. A cobertura de PVC é um excelente exemplo. Considere quais materiais são usados para criar esses revestimentos e quais são suas vantagens.
Os principais requisitos para coberturas são confiabilidade e durabilidade.
O telhado é um tipo de reparo caro, portanto, todo proprietário deseja escolher um tipo de telhado que dure muito tempo sem exigir reparos.
Os revestimentos a partir dos quais as coberturas de pvc são criadas ganharam popularidade rapidamente devido às suas qualidades de desempenho únicas.
Entre as principais vantagens:
- Alta fiabilidade;
- Elasticidade;
- Excelente adaptabilidade a uma variedade de condições climáticas;
- Alta resistência a danos como perfuração e estiramento;
- Não há necessidade de manutenção dispendiosa durante a operação.
Cobertura de membrana de polímero

Membranas de cobertura feitas de materiais poliméricos são muito populares. Este material permite criar revestimentos de cobertura não apenas muito confiáveis, mas também muito atraentes.
Isso é facilitado por uma variedade de cores, bem como por uma grande largura do material em rolo, que permite obter um número mínimo de juntas de costura.
Tipos de membranas poliméricas
Os construtores modernos usam principalmente três tipos de membranas poliméricas, são eles:
- EPDM (EPDM);
- TPO (TPO);
- PVC-P (PVC).
O material mais antigo e amplamente utilizado são as membranas de borracha sintética (EPDM). As primeiras coberturas feitas com esse material (no Canadá e nos EUA) estão em operação há cerca de quarenta anos. A membrana é leve e altamente elástica.
instalação deste material de cobertura realizado com uma fita ou cola autoadesiva especial.
As membranas de PVC são um material de alta qualidade caracterizado pela elasticidade e durabilidade. Via de regra, as coberturas de PVC são feitas a partir de membranas reforçadas com malha de poliéster.
A conexão de camadas individuais é realizada por soldagem a ar quente. A camada superior da membrana contém aditivos que aumentam a resistência do material à radiação solar e às influências atmosféricas.
As membranas TPO são um material polimérico à base de borracha e polipropileno. Em regra, para telhados de membrana membranas reforçadas são usadas, que são caracterizadas por alta resistência. As costuras neste material são criadas por soldagem.
Instalação de membranas poliméricas

Geralmente, os revestimentos de PVC e TPO são mais comumente usados hoje.
Para conectá-los, são utilizados três métodos, entre eles:
- Soldagem com ar quente;
- Soldagem com cunha de aquecimento;
- Soldagem por difusão usando um solvente.
A soldagem por difusão é realizada da seguinte maneira. Um solvente especial é aplicado em superfícies secas e limpas e, em seguida, uma carga é colocada em cima.
Conselho! A sobreposição das membranas deve ser de pelo menos 5 cm e a largura mínima de uma junta soldada de alta qualidade deve ser de pelo menos 3 cm.
A soldagem com ar quente é realizada com um secador de cabelo ou máquina de solda. Neste caso, a primeira folha da membrana é reforçada mecanicamente, depois as folhas subsequentes são sobrepostas e soldadas.
Conselho! Para evitar o enrugamento do material, a membrana é enrolada em todo o seu comprimento e reforçada em um dos cantos.
As membranas de PVC e TPO são usadas onde é necessário um telhado de polímero confiável e pré-fabricado.Além disso, são esses materiais que são recomendados para uso em edifícios onde são impostos os requisitos mais rigorosos de segurança contra incêndio do telhado.
As membranas de polímero são mais caras do que os materiais modernos de betume de polímero em cerca de um terço.
Mas eles também têm uma vida útil mais longa. Os principais fabricantes garantem seus materiais por 10 a 20 anos, e a vida útil prevista do telhado (sem reparo) é de cerca de 50 anos.
Telhado autonivelante em polímero

Outra maneira de construir um telhado de polímero é a tecnologia de vazamento. Esse revestimento não possui costuras e consiste em uma camada de impermeabilização e reforço.
Como regra, a fibra de vidro é escolhida como camada de reforço e o mástique de polímero é usado como camada de impermeabilização.
O principal para a instalação de um telhado autonivelante pode servir como lajes de concreto ou madeira, betonilha de cimento, metal, placas de isolamento. Além disso, esse telhado pode ser montado em um revestimento de rolo antigo ou em ardósia plana.
Para melhorar a refletividade de um telhado autonivelante, a superfície às vezes é pintada com tintas especiais para telhados.
Este método de construção e reparação do telhado é utilizado tanto na construção industrial como na construção de edifícios residenciais e anexos. Via de regra, é utilizada uma composição de dois ou um componente, que é aplicada na base por vazamento.
Após a conclusão do processo de polimerização, cobertura assume a forma de um material monolítico que se parece com borracha.
Vantagens dos telhados autonivelantes:
- Sem costuras;
- Alto nível de força;
- Alta elasticidade;
- Instalação fácil;
- Resistência a diversas condições climáticas;
- Longa vida útil;
- Resistência ao vapor.
Uma cobertura de polímero autonivelante é, na verdade, a mesma membrana, só que é preparada e aplicada diretamente na cobertura.
Existem dois tipos de materiais utilizados nesta tecnologia:
- Revestimento de polímero-borracha;
- revestimento de polímero.
A última opção é usada com mais frequência hoje, pois possui um grande número de propriedades positivas.
A tecnologia de aplicação de um telhado autonivelante é bastante simples. A composição é despejada sobre a base preparada e distribuída uniformemente com um rolo ou espátula. A vantagem mais importante de tal revestimento é cem por cento estanque.
O revestimento de polímero é muito elástico, por isso não racha com mudanças de temperatura, mantendo sua solidez.
A composição do telhado autonivelante
Via de regra, a cobertura autonivelante não é apenas um material polimérico líquido, mas todo um sistema de revestimentos.
Inclui:
- Composição de polímero;
- Primer para preparar a base para aplicação;
- Massa que aumenta a durabilidade e resistência do revestimento;
- A parte de reforço, que é mais usada como fibra de vidro ou material não tecido feito de fibra de poliéster.
Hoje, um telhado de poliuretano a granel é usado com muita frequência. A vantagem deste material é que é muito fácil de usar, mesmo nas áreas mais difíceis, por exemplo, ao redor de tubos, antenas, saídas de dutos, etc.
A composição de poliuretano permite obter um revestimento sólido que se assemelha à borracha.
Esse telhado resiste perfeitamente aos efeitos de vários ambientes agressivos, temperaturas extremas e tem uma longa vida útil, especialmente se um tecido de poliéster for usado como componente de reforço. Devido ao seu excelente desempenho, a cobertura autonivelante de poliuretano é amplamente utilizada.
O uso de poliureia na reparação e construção do telhado
Outro tipo de material polimérico a granel usado na criação e reparo do telhado é a poliureia. Este é um polímero de origem orgânica, que permite criar revestimentos à prova d'água monolíticos.
Escolhendo um revestimento como a poliureia para o telhado, você pode ter certeza de sua alta resistência. Em termos de resistência ao desgaste, esse revestimento supera até mesmo as telhas cerâmicas, que são utilizadas para pisos.
Assim, a poliureia é um material de alta qualidade para a impermeabilização de obras na construção civil.
As principais vantagens do uso da poliureia:
- polimerização rápida. Você pode andar sobre o revestimento dentro de uma hora após a aplicação;
- Capacidade de trabalhar em condições de alta umidade e baixas temperaturas (até quinze graus negativos);
- Alta resistência do revestimento obtido à radiação solar e alta temperatura;
- Excelente isolamento elétrico;
- Durabilidade;
- Segurança contra incêndios. O revestimento não suporta combustão e pertence a materiais auto-extinguíveis;
- Pureza ecológica.
conclusões
O uso de materiais poliméricos modernos permite em pouco tempo criar coberturas de telhado que se distinguem pelo excelente desempenho - confiabilidade, resistência, durabilidade.
O artigo te ajudou?